FANDOM

O número 144 mil ou 12 mil selados de cada tribo de Israel, são referidos três vezes no livro bíblico de Revelação (ou Apocalipse), que encerra o Novo Testamento, nas passagens abaixo a negrito conforme apresentadas na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas:

"E ouvi o número dos selados: cento e quarenta e quatro mil, selados de toda tribo dos filhos de Israel: Da tribo de Judá, doze mil selados; da tribo de Rubem, doze mil; da tribo de Gade, doze mil; da tribo de Aser, doze mil; da tribo de Naftali, doze mil; da tribo de Manassés, doze mil; da tribo de Simeão, doze mil; da tribo de Levi, doze mil; da tribo de Issacar, doze mil; da tribo de Zebulão, doze mil; da tribo de José, doze mil; da tribo de Benjamim, doze mil selados." (Revelação 7:4-8) A listagem das tribos do Israel natural difere da listagem descrita em Revelação 7. Incluí Levi e José, exclui e Efraim. Isso sustenta a ideia de que se trata do Israel figurativo - a Igreja Crista.

"E eu vi, e eis o Cordeiro [ Cristo ressuscitado ] em pé no Monte Sião [ sinónimo do Reino de Deus, o mesmo que Nova Jerusalém ], e com ele cento e quarenta e quatro mil [ ou 12 mil x 12 ], que têm o nome dele e o nome de seu Pai escrito nas suas testas. ... E estão cantando como que um novo cântico diante do trono e diante das quatro criaturas viventes e dos [ 24 ] anciãos [ sentados em tronos, uma alusão às 24 turmas que ministravam o Rei David ]; e ninguém podia aprender esse cântico, exceto os cento e quarenta e quatro mil que foram comprados da terra." (Revelação 14:1, 3) Note que diz que estes "foram comprados da Terra" para serem propriedade do Cristo e de Deus.

Os 12 mil selados de cada tribo de Israel ou 144 mil, são interpretados de diferentes formas nas igrejas cristãs. Algumas afirmam que é um número simbólico. Assim, as 12 tribos de Israel seriam uma alegoria. Representa a totalidade do povo de Deus durante toda a História bíblica. Outros ensinam que os 12 mil de cada tribo e 144 mil, são números literais. Outros creem que seja a totalidade dos membros do Reino Milenar de Cristo. Outros dizem que os 144 mil selados são os descendentes naturais das 12 tribos do antigo Israel. Estes terão um papel específico na escatologia do mundo.

Sua identidade Editar

As Testemunhas de Jeová acreditam que somente 144 mil cristãos - homens e mulheres - foram Ungidos por Deus para serem "reis e sacerdotes" no vindouro Reinado de Cristo de mil anos. Esta contagem decrescente terá começado em 6 de sivã de 33 EC, em Jerusalém, durante a festividade do Pentecostes. Em 36 EC, com o invulgar batismo do centurião romano Cornelio e sua família, os gentios incircuncisos foram admitidos na Igreja Cristã. Acreditam que os 144 mil são na sua grande maioria israelitas em sentido figurativo - por cristãos não-judeus [gentios]. São também chamados de "o Escravo fiel e discreto" da parábola, "o pequeno rebanho", "os Ungidos", "o Israel de Deus", "a Nova Jerusalém" - "a noiva do Cordeiro". Segundo Revelação 7:9, além dos 144 mil selados para sobreviver à Grande Tribulação, existe "uma grande multidão ... de todas as nações" que foram redimida pelo sangue de Cristo. Eles ministram nos pátios do Templo de Deus figurativo. Estes últimos, se forem fiéis a Deus e a Cristo, receberam como recompensa a Vida Eterna para sempre num Paraíso na Terra.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória