FANDOM

A partir do fracasso de 1975, o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová ficou mais prudente quanto a criação de novas expetativas. Também o ensino original da "geração [ de 1914 ] não passará" mostrou ser errado. Nada aconteceu em 1984 ou em 1986, e ficou ultrapassado em 1994. (A Sentinela de 1/5/1997 pág. 29; de 1/6/1997 pág. 28) Mas continuam a enfatizar que a ocorrência do Armagedom é iminente, mas sem afirmar um ano. Seus críticos afirmam na pág. 15 nos § 6 e 7 da revista A Sentinela de 15/12/2003 sugeriu uma nova expetativa para o ano 2034. No artigo de estudo com o tema “Mais do que nunca precisamos estar vigilantes”, procura preencher a lacuna deixada pelo abandono do ensino original de que a "geração [ de 1914 ] não passará". Por sua vez, as Testemunhas explicam que o artigo não apresenta o ano 2034 para o início do Armagedom. Garantem que isso não foi ensinado nas publicações da Torre de Vigia (dos EUA) e nem sequer é objeto de conversa ou de qualquer interesse entre as Testemunhas.

O que A Sentinela disse Editar

O que afirmou os editores da revista A Sentinela de 15/12/2003?

"Jeová declarou nos dias de Noé: Meu espírito não há de agir por tempo indefinido para com o homem, porquanto ele é carne. Concordemente, seus dias hão de somar cento e vinte anos. (Génesis 6:3) A declaração desse decreto divino em 2490 AEC [ segundo a Cronologia bíblica da STV ] marcou o começo do fim daquele mundo ímpio. Imagine o que isso significava para os que viviam naquele tempo! Em apenas mais 120 anos Jeová traria o dilúvio de águas sobre a terra, para arruinar debaixo dos céus toda a carne em que a força da vida está ativa. (Génesis 6:17)"

"Noé recebeu o aviso sobre a vindoura catástrofe com décadas de antecedência, e ele usou sabiamente o tempo, a fim de se preparar para a sobrevivência. “Depois de receber aviso divino de coisas ainda não observadas”, disse o apóstolo Paulo, “[ Noé ] mostrou temor piedoso e construiu uma arca para a salvação de sua família”. (Hebreus 11:7) Que dizer de nós? Já se passaram uns 90 anos desde o começo dos últimos dias deste sistema de coisas em 1914. Nós certamente estamos no “tempo do fim”. (Daniel 12:4) Como devemos reagir aos avisos que recebemos? “Aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre”, declara a Bíblia. (I João 2:17) Portanto, agora é o tempo para fazer a vontade de Jeová com um forte senso de urgência."

Um exame dos parágrafos Editar

No artigo, o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová fez uma analogia entre o período anterior ao Dilúvio de Noé e os tempos atuais, parafraseando a profecia de Jesus sobre os Últimos Dias, onde ele delineia a similaridade entre ambos. (Mateus 24:36-39) Mas Mateus 24:36, 44 diz: "acerca daquele dia e daquela hora ninguém sabe ... exceto o Pai. Por esta razão, vós também mostrai-vos prontos, porque o Filho do homem vem numa hora em que não pensais.”

Primeiro, os editores da revista procuram comprovar o tempo decorrido entre o aviso de Deus dado a Noé e a vinda do Dilúvio foi 120 anos literais. Génesis 6:3 diz: "Depois disso, Jeová disse: “Meu espírito não há de agir por tempo indefinido para com o homem, porquanto ele é carne. Concordemente, seus dias hão de somar 120 anos." (TNM) Visto que já decorreram 90 anos desde outubro de 1914, ano que o Corpo Governante intransigentemente defende como o termino dos tempos dos gentios [ o fim "7 tempos" de Daniel 4, a parousia de Cristo ] e que Cristo começou a reinar no céu [ um ensino de 1925, antes era 1878 ]. (O que a Bíblia realmente ensina, 2005, pág. 215-8 - 1914 - um ano significativo na profecia bíblica; CCTJ de 24/9/2014 - Vídeo para ajudar explicar seu ensino sobre 1914) No final do parágrafo, concluem a ambiguidade dos argumentos por enfatizar a ideia chave - "agora é o tempo para fazer a vontade de Jeová com um forte senso de urgência". Em forma de sugestão, aponta o ano de 2034 EC, ou seja, 120 anos depois de 1914.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória