FANDOM

Em 1983, no Canadá, uma Testemunha de Jeová chamada James McCann, patenteou o seu invento, um motor a Disel rotativo revolucionário, com um conceito diferente dos que já existiam. McCann fundou uma empresa para desenvolver o seu projeto, a Rand Cam Engines Corp., uma empresa de capital fechado, ou seja, sem ações vendidas ao público. Como havia necessidade de mais recursos, os mesmos vieram de investidores de uma outra empresa, em Reg Technologies Inc., de capital aberto, e ambas constituíram uma terceira empresa, a Rand Energy Group Inc., possuindo participação acionária fracionada entre as duas primeiras, sendo 40% das ações pertencendo a Reg Technologies, devido ao investimento feito e 60% de propriedade da Rand Cam Engines Corp.. Em 1993, a Reg Technologies comprou outros 11%, ficando com 51% das ações, por este motivo, o Presidente e o Vice-presidente da holding são os mesmos da Reg Technologies. No mesmo ano foi constituída dos EUA uma quarta empresa, designada Regi U.S. Inc., para atuação no mercado norte-americano. Por ser uma empresa de capital aberto, a Regi U.S. Inc. sempre esteve sob as leis do mercado de ações americano, tendo assim de prestar contas de suas atividades, participação societária e balanços ao público e à SEC (Securities and Exchanges Commission), órgão do governo dos EUA encarregado de regular o mercado de ações.

A Rand Cam Engine Corp. é uma empresa de capital fechado, cujo 50% das ações são propriedade da Watchtower Society (Sociedade Torre de Vigia), uma organização religiosa, e James McCann, em 34%, sendo o saldo dividido por diversos outros proprietários. O senhor McCann indicou que ele doou as ações em nome da Watchtower Society para Rand Cam Engine Corp., mas, conservou uma procuração para votar por (N.T.: em nome da Watchtower Society) daquela parcela de ações. A Sociedade Torre de Vigia, na realidade, é a maioritária na divisão das ações da Rand Cam Engine Corp., seja quem for que as doou. O perfil desta empresa envolve o fornecimento de materiais para uso militar.

Explicação da Sociedade Editar

"Após examinarmos este assunto quando ele foi pela primeira vez levantado, verificamos que nenhuma das corporações legais (N.T.: sociedades jurídicas) usadas pelo Corpo Governante para cuidar dos interesses do Reino, possui ações na Rand Cam Corporation e nem em qualquer empresa associada envolvida no desenvolvimento do motor diesel em questão. Os fatos são, que dois irmãos originalmente envolvidos na invenção e desenvolvimento do motor, firmaram anos atrás um acordo particular (do qual nós não fomos notificados), para remeter uma parcela de qualquer lucro realizado pelo empreendimento para a Sociedade Torre de Vigia como donativo para a Obra Mundial. Subsequentemente, circunstâncias requereram que os direitos de propriedade e desenvolvimento do motor fossem transferidos para uma empresa holding não controlada por eles. A Sociedade Torre de Vigia foi erradamente relacionada pela empresa holding como proprietária de ações em informações publicadas, e este erro foi agora corrigido. Portanto, esta acusação é totalmente falsa. Além disso, a Sociedade Torre de Vigia não recebeu nenhuma contribuição como resultado do acordo original feito entre os dois irmãos." (Carta-resposta da Sociedade Torre de Vigia / Congregação Cristã das Testemunhas de Jeová de 11/11/2002)

Comentários Editar

Mais um trecho da carta-resposta: "e este erro agora foi corrigido". Realmente o nome da Sociedade Torre de Vigia saiu dos relatórios mais recentes, basta ler este relatório da SEC de alguns meses depois. Mas que erro foi corrigido? Ocorre que a empresa original na qual a Sociedade Torre de Vigia aparecia como acionista, a Rand Cam Engines Corp., é uma empresa sem ações em bolsa de valores, por outro lado, a holding formada pela união da Rand Cam Engines Corp. e da Reg Technologie, chamada Regi Energy Group Inc., é apenas uma empresa controladora, cujos sócios são as duas empresas, também não possui ações em bolsa. A única empresa que obrigatoriamente precisa publicar seus balanços e acionistas é a empresa americana, filial dessas todas, a REGI U.S. Inc., que não teria diretamente a Watchtower com acionista e sim, as empresas nas quais ela teria participação. Por isso, o seu nome não aparece mais nos últimos relatórios da SEC.

A carta-resposta da Congregação Cristã das Testemunhas de Jeová afirma que tal acusação é falsa, mas lamentávelmente não junta nenhuma prova disso a esta afirmação.

Até 2002, a Sociedade Torre de Vigia afirmou não ter recebido nenhuma contribuição como resultado do acordo original feito entre as duas Testemunhas. No relatório da empresa Regi U.S. Inc., explica que ainda não conseguiu nenhum contrato significativo, pois está em fase de desenvolvimento de seus produtos junto aos diversos clientes. Por isso a Sociedade Torre de Vigia não recebeu "nenhuma contribuição", simplesmente porque ainda não houve lucro. Os "alguns críticos" perguntam: Será que a Sociedade Torre de Vigia teria recusado sua parcela nos lucros? Será que se tais lucros existirem no futuro, ela recusará o dinheiro conseguido desta maneira?

Também no FANDOM

Wiki aleatória