Wikia

Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

A Sentinela - Anunciando o Reino de Jeová

Comentários0
438 pages em
Este wiki

A Sentinela - anunciando o Reino de Jeová, vulgarmente designada A Sentinela, é uma revista religiosa usada pelas Testemunhas de Jeová. É editada quinzenalmente (ou mensalmente, em alguns países) pela Sociedade Torre de Vigia (dos EUA). A tiragem média de cada número ultrapassa os 27 milhões de exemplares e sua publicação em 152 idiomas, faz da A Sentinela a revista religiosa mais divulgada do mundo.

Está disponível em impressão em grande formato, audiocassetes, formato MP3, linguagem Braille, linguagem gestual portuguesa e linguagem brasileira de sinais (LiBraS). A partir de janeiro de 2008, a revista passou a ter uma edição de estudo destinada apenas para uso exclusivo das Testemunhas, e uma segunda edição, destinada apenas ao público, com datas de capa de 1 e 15 de cada mês, respetivamente. (Carta da Congregação Cristã das TJs dos EUA, de 9/2/2007)

Segundo os seus críticos, esta mudança tem a intenção de evitar tornar públicos assuntos controversos. Isso deverá dificultar ou mesmo impedir que o conhecimento de mudanças doutrinárias futuras não caíssem nas mãos de "apóstatas organizacionais" e de estudiosos de religiões, como já aconteceu por diversas vezes, permitindo um exame crítico de tais assuntos.

O debate público de assuntos controversos de notório interesse público e suas subtis mudanças doutrinárias, poderiam gerar na Opinião Pública uma reação negativa ou dar uma má imagem da liderança da religião. Enquanto isso, o Corpo Governante ficaria "livre" para prosseguir na doutrinação religiosa na edição para uso exclusivo das Testemunhas.

Seu objetivo

Os editores da revista afirmam que seu objetivo é tornar conhecido Jeová Deus, a quem defendem como o Criador do Universo e da Humanidade. Proclama que em breve Deus substituirá os governos atuais por um governo que tem Jesus Cristo como governante e que fará da Terra um Paraíso global.

Seus editores professam ser politicamente neutros. Todos os artigos se centram em assuntos religiosos e na divulgação da sua doutrina. Consideram os acontecimentos mundiais e a sua relação com as profecias bíblicas, na ótica do Corpo Governante. Possui secções com destaques sobre livros da Bíblia e secções com perguntas respondidas pela STV (dos EUA) sobre variedade de assuntos.

Os artigos de estudo na revista são usados num estudo coletivo semanal numa das suas reuniões congregacionais. A Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (TNM) é a tradução bíblia usada nas suas reuniões.

Regra geral, o artigo de estudo é estudado previamente pelos presentes, sendo sublinhadas as respostas às perguntas impressas. Pesquisas adicionais nas publicações da STV, são incentivadas. O dirigente da reunião faz as perguntas impressas, após a leitura de cada parágrafo, pede que a assistência dê respostas concisas às perguntas impressas. No final, é feito uma breve recapitulação da matéria para enfatizar as ideias principais.

Saiba Mais

Ligação Externa

Rede da Wikia

Wiki Aleatória