FANDOM

De acordo com o Livro do Génesis da Bíblia, Adão foi o primeiro ser humano, uma nova espécie criada diretamente por Deus. O nome Adão, em hebr. a.dham, sem o artigo definido, tem o sentido de "feito do pó do solo, ser terreno, terrestre". Esta palavra vem da raiz "vermelho", daí a sua associação com a argila. Foi pai de Caim, Abel, Sete, e de mais outros filhos e filhas não identificados. Segundo Génesis 5:5, Adão viveu durante 930 anos.

A narrativa diz que YHWH Deus "passou a formar o homem do pó do solo e a soprar nas suas narinas o fólego de vida [ em hebr. nish.máth hhai.yím ] e ... veio a ser uma alma vivente [ em hebr. é lené.fesh hhai.yáh; no gr. é vertido por psy.khén zó.san; no lat. á.nimam vi.véntem ]." (Génesis 2:7) Afirma que Adão não tinha uma alma, mas que tornou-se numa alma vivente.

Pecado adâmico Editar

Em consequência direta do pecado de Adão, toda a humanidade ficou privada da perfeição fisíca e mental, e da perspetiva de uma vida infindável. Veja também Vida Eterna. Surge a noção de Pecado herdado ou Pecado adâmico - e da necessidade de um resgate correspondente da humanidade condenada à morte.

A costela de Adão Editar

(Génesis 2:21-22) Isso não significa que Adão passasse o resto da sua vida com uma costela a menos do que tinha quando foi criado por Deus. Os ossos das costelas podem renovar-se. Se uma costela for removida, mas cujo periósteo foi deixado, reconstitui-se novamente. Se, porém, o periósteo for removido junto com a costela, o osso não se renova. Usualmente, na cirurgia, quando se removem costelas, preserva-se o periósteo, exceto em casos de um tumor maligno da costela.

Historiocidade sobre a Origem do Homem Editar

A arqueologia, paleontologia e antropologia, estabelece o aparecimento do Homo Sapiens (o Homem moderno), nossa espécie, à 15 mil anos atrás, num período geológico muito recente, a partir do Vale de Omo, no sudueste da Etiópia. A sua evolução biológica é o resultado de adaptações de Homo Erectus (o antepassado do Homem moderno) ao meio em que vivia. Desde então, o Homo Sapiens vem evoluíndo e se mutiplicando cada vez mais, extinguindo todas as espécies que se opunham a ele, tornando na espécie dominante da Terra.

Mitologia sobre a Origem do Homem Editar

Para os acádios, Adapa foi criado por Ea (Enki). Existe um paralelismo entre as duas lendas de Adão bíblico e Adapa nesta história precedente à Biblia.

Também no FANDOM

Wiki aleatória