FANDOM

A Diretoria da Enciclopédia, órgão com funções executivas, é formada por três (3) diretores executivos: Diretor Presidente, Diretor Vice-presidente, Diretor de Relações Públicas. O Conselho Editorial da Enciclopédia, órgão deliberativo da Enciclopédia e fiscalizador da Diretoria, tem como seu representante o Presidente do Conselho Editorial.

Os membros fundadores desta Enciclopédia são por inerência Administradores Supervisores (= Brucratas) e membros do Conselho Editorial. Sua exoneração é decidida pelo Conselho Editorial e retificada pelo Staff da Wikia. Os membros fundadores podem exercer Direito de Veto (da mesma forma do que o Presidente do Conselho Editorial) nas deliberações do Conselho Editorial.

A Diretoria da Enciclopédia confere a editores registados considerados habilitados nos termos deste Estatuto, funções e responsabilidades como Administradores da Enciclopédia. A escolha dos futuros administradores é vital para o bom funcionamento da Enciclopédia. As necessidades da Enciclopédia e o número de potenciais administradores, são fatores determinantes. É sempre preferível ter um bom editor do que um mau administrador. Na votação para sua escolha, no caso de dúvida justificada sobre algum candidato, os membros votantes não devem votar favoravelmente. No caso do voto contra, deverá justificar seu motivo.

Os futuros administradores serão nomeados de entre: a) os considerados bons editores registados a mais de 6 (seis) meses, b) que tenham um bom relacionamento interpessoal; c) que já mostraram ser bons gestores de conflitos; d) que manifestem dedicação de seu tempo no cumprimento dos objetivos desta Enciclopédia.

São fatores abonatórios ter competências especificas ou a polivalencia, a experiencia em outros projetos Wikis, bem como o seu historial.

Não é pré-requisito que seja membro de uma religião ou que seja religioso. Os administradores não respondem subsidiariamente pelas obrigações do projeto Enciclopédia. A adesão ao programa "Tutorial para Novos Administradores" é facultativa.

São funções de todos os administradores da Enciclopédia: a) orientar a execução de projetos e tarefas; b) liderar equipas de trabalho; c) auxiliar os demais editores, especialmente os novos editores; d) fazer Mediação de Conflitos quando lhe for solicitado; e) fiscalizar eventuais atos de vandalismo, propagandismo e violação de direitos de autor (VDA), bem como monitorizar dos seus autores; f) instaurar processo disciplinar e aplicar as sanções disciplinares apropriadas; f) executar quaisquer tarefas ou funções que venham a ser atribuídas pelo Conselho Editorial ou pela Diretoria. Os administradores que membros do Conselho Editorial, exercem funções administrativas adicionais e possuem direito de voto nas votações do Conselho Editorial.

Todo o Administrador que pretender a sua exoneração, atendidas as suas responsabilidades pendentes, a Diretoria deferirá exoneração a pedido do interessado. Regra geral, todo o administrador que permanecer inativo por 6 (seis) meses sem justificação, perde o estatuto de Administrador. Por decisão da Diretoria, será suspenso de funções o administrador que deixe de cumprir ou viole gravemente o Estatuto, ou por deixar de satisfazer os requisitos exigidos, ou, ainda, por contrariar as finalidades e os objetivos da Enciclopédia, por conduta ou ações. A suspensão de funções desabilita o administrador do seu direito de voto nessa qualidade.

Todo o administrador que fizer comprovadamente mau uso ou abusar de seus poderes administrativos, será suspenso de imediato. Posteriormente, será exonerado e inabilitado para ser administrador por um período mínimo de 2 (dois) anos completos da data da decisão final.

Sendo um administrador membro do Conselho Editorial, será exonerado apenas pelo Conselho Editorial. De acordo com as necessidades da Enciclopédia, os administradores considerados mais experientes podem receber funções administrativas especiais e supervisão sobre os demais administradores. São nomeados pelo Conselho Editorial como Administrador Supervisor (= Brucrata) por proposta dos membros da Diretoria. São por inerência membros do Conselho Editorial. Sua exoneração é decidida pelo Conselho Editorial e retificada pelo Staff da Wikia

Saiba Mais

Também no FANDOM

Wiki aleatória