FANDOM


Adventismo é um movimento religioso cristão que enfatizava a crença de 1844 para o fim do mundo e iminência da segunda parousia de Cristo à Terra. Este movimento surgiu num período de grande fervor religioso no nordeste dos EUA, no final do Século XVIII e primeira metade do Século XIX. (Daniel ; Revelação 1:7) Com o surgimento das sociedades bíblicas para a difusão da Bíblia, o não-conformismo com as religiões dominantes, um renovado estilo evangelístico e proselitista permitiram o seu surgimento. Se baseavam na interpretação das profecias do Livro de Daniel por William Miller. Os seus seguidores são chamados de milleritas e o seu ensino de Millerismo.

Pessoas de várias denominações religiosas aderiram a este movimento religioso. Após o que ficou conhecido como O Grande Desapontamento, o grupo se dispersou em outros menores. Alguns destes grupos permaneceram marcando datas posteriores para o retorno de Cristo. Outros nunca mais demonstraram nenhum interesse por qualquer tipo de religião. Alguns voltaram para suas denominações de origem e se desculparam com os líderes, que em muitos casos, os haviam expulsado um pouco antes. (Mervyn Maxwell, História do Adventismo, CPB; Mervyn Maxwell, O que Realmente Aconteceu em 1844 ... e que Significa Atualmente, Adventist Book Center Nova Jersey; Herbert E. Douglass, A Mensageira do Senhor, CPB)

Depois de uma reavaliação dos estudos de Miller, alguns desses grupos menores reavaliaram as profecias e deram uma nova interpretação a parousia de Cristo , surgindo grupos como a Igreja Adventista do Sétimo Dia, as Igrejas de Deus Adventistas, a Igreja Cristã do Advento e o movimento dos Estudantes da Bíblia liderando por Charles Russell. Em comum retiveram o senso da iminência da segunda parousia de Cristo à Terra.

Sua doutrina Editar

A doutrina adventista baseia-se na iminência da segunda parousia de Cristo. A sua missão é a pregação dessa mensagem - as Boas Novas - a toda Terra habitada. Depois Conferência de Albany em 1845, onde 61 delegados compareceram, foi organizada a Associação Milenial Americana (American Millennial Association). Todavia não foi possível uma concordância doutrinária e nos subsequentes anos foram formando denominações dissidentes da Associação Milenial Americana. (J. G. Melton, The Enciclopaedia of American Religions, California, 1996)

Há diversos grupos adventistas e com consequentes variações em certos pontos doutrinários peculiares, alguns creem no sono da alma entre a morte e a ressureição, outros incluem a guarda do Sábado, regulação dietária, juízo investigativo, aniquilação da alma dos pecadores e outras doutrinas baseadas na hermenêutica adventista da Bíblia.

Classificação de Grupos Editar

Adventistas Dominicais Editar

  • Igreja Evangélica Adventista (Evangelical Adventist Church) - fundada em 1845, é a instituição herdeira da Associação Milenial Americana. Acredita na consciência da alma após a morte e que os justos ressucitarão primeiro, depois haverá um julgamento dos ímpios e a condenação desses no fogo eterno. Virtualmente extiguiu-se nos EUA depois de 1916.
  • Igreja Cristã do Advento (Advent Christian Church) - acredita na imortalidade condicional da alma e na aniquilação dos ímpios.
  • União do Advento e Vida (Life and Advent Union) - fundada por George Storrs em 1863, uniu-se com a Igreja Cristã do Advento em 1964.

Adventistas Sabatinos Editar

Estudantes da Bíblia Editar

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória