FANDOM

Alcorão ou o Corão [ àr. al-Quran, "a recitação" ] é o livro sagrado do Islão [ àr. Islam ]. Foi escrito com o intuito de ser recitado e memorizado. O livro foi estruturado em 114 suras (capítulos). Cada sura [ àr. "bocado" ] é tradicionalmente identificada mais por um nome do que pelo número. Contêm os ensinamentos que Deus [ àr. Allah ] terá revelado ao profeta Muhammad [ vulg. Maomé ] ao longo de 23 anos (611-632 EC). Foram transmitidos por intermédio do anjo Gabriel, em Medina [ Al-Madinah ] e em Meca [ Makkah ].

Depois da morte de Muhammad, Zayd ibn Thabit, o secretário do profeta, preparou uma versão escrita para Abu Bakr (632-634), sogro do profeta e o 1.º califa. O 2.º califa Umar ibn al-Khattab (634-644), mandou fazer um único volume. Proibiu que o Alcorão tivesse comentários e notas interpretativas. A redação completa - em texto consonantal - foi feita no reinado do 3.º califa, Uthman ibn Affan (644-655).

O Alcorão descreve os judeus e cristãos como os "povos do Livro" [ ár. ahl al Kitab ]. Cita muitas das personagens do Judaísmo e do Cristianismo. Personagens como Adão, Enoque, Noé, Abraão [ Ibrahim ], Isaque, Ismael, Jacó, Moisés [ Musa ] David, Salomão, João, o Batizador, Maria, mãe de Jesus e Jesus Cristo [ Isa ], são mencionados como profetas para o Islão.

Segundo o Islão, Muhammad foi o Último profeta enviado por Deus. Foi quem revelou a totalidade da Vontade de Deus a toda a humanidade sob a forma do Alcorão. Apenas a versão em árabe é considerada o texto fiel e sagrado. Todas as traduções são vistas como imperfeitas, visto que a tradução do árabe para outros idiomas é muito dificil - do ponto de vista teológico como linguístico.

Os muçulmanos só podem tocar no Alcorão sagrado depois de cumprirem os rituais de purificação cerimonial [ àr. wudu ]. É considerado pecado gravíssimo modificar, cortar, excluir ou adicionar as palavras do Alcorão. É considerado pecado vender o Alcorão. Não é permitido reciclar, reimprimir ou deitar cópias velhas do Alcorão para o lixo. Devem ser enterrados ou queimados de uma maneira reverente.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória