Wikia

Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

Ancião

Comentários4
439 pages em
Este wiki

Ancião ou Presbítero, deriva do gr. pre.sbýte.ros pelo lat. presbytèru, significa "homem mais velho" ou "ancião". Não se aplica apenas a uma pessoa já idosa, mas a uma pessoa com mais idade, alguém que é mais experiente e que tem madureza. A palavra hebraica para presbítero é za·qen, é vertida por Ancião. Identificava os líderes do Antigo Israel, quer a nível de uma cidade, da tribo ou a nível nacional. No Cristianismo, era originalmente um dirigente de uma igreja (comunidade) local. (Atos 20:17,28; I Pedro 5:2-3; Tito 1:5-7; I Timótio 3:1-7) Foi no II Século, que os teológos católicos entenderam que presbyteroi, vertido por presbítero, e episkopoi, vertido por bispo, seriam dois cargos religiosos distintos.

apóstolos e demais anciãos de Jerusalém. Atos 13:1-3 - Menciona por nome o Corpo de Anciãos na congregação cristã da Antioquia da Síria. Este designa por imposição das mãos dois dois de seus pares, apóstolo Paulo e Bernabé, como missionários. Atos 14:23 - Paulo e Bernabé designaram anciãos nas congregações cristãs de Listra, Icónio e Antioquia da Psidía. Filipenses 1:1 - Paulo escreve uma carta a congregação cristã de Filipos, mencionando específicamente os superintendentes e servos ministeriais. Atos 20:17,28 - Paulo se reune em Mileto com os anciãos (superintendentes) da congregação cristã de Éfeso. Tito 1:5 - Tito, foi enviado por Paulo para Creta, para que corrigisses as coisas defeituosas e fizesses designações de anciãos numa cidade após outra.

Corpo de Anciãos Editar

Cada congregação é governada por uma comissão de anciãos congregacionais (ou presbitério; em gr. presbytérion), habitualmente chamado de Corpo de Anciãos, com função deliberativa. Todos têm a mesma autoridade, apesar de nem todos possuírem a mesma experiência. Normalmente, reúnem-se em cada visita semestral do Superintendente (ancião) de Circuito e em outras ocasiões que sejam consideradas necessárias para cuidar de assuntos relacionados com a congregação a que servem. Regra geral, o ancião congregacional mais experiente é designado como Coordenador Corpo Anciãos, presidindo as reuniões do Corpo de Anciãos e da Comissão de Serviço da Congregação. No entanto, não possuí mais autoridade do que os restantes anciãos congregacionais.

Comissão de Serviço da Congregação Editar

A Comissão de Serviço da Congregação exerce uma função executiva, sendo formada pelos anciãos congregacionais que ocupam os cargos de Coordenador Corpo Anciãos, de Secretário da Congregação e de Superintendente do Serviço. Visto que uma congregação pode possuir diversos anciãos, estes delegam na Comissão de Serviço da Congregação a execução de algumas tarefas que exigem atenção imediata. No entanto, toda a sua atuação é subordinada à autoridade do Corpo de Anciãos da congregação e das orientações recebidas do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, através da Comissão de Filial do pais.

As responsabilidades de todos os anciãos envolvem presidir as reuniões congregacionais e ensinar publicamente na congregação, tomar a dianteira no trabalho de evangelização, fazer periodicamente visitas de pastoreio a membros da congregação, visando aconselhar ou encorajar publicadores individuais ou as suas famílias, e julgarem assuntos relacionados com transgressões de leis ou princípios bíblicos, por parte de algum membro batizado e publicador não-batizado. Na execução destas tarefas, os anciãos são conhecidos como superintendentes (do gr. ), visto que exercem uma função de supervisão.

Treinamento dos Anciãos Editar

Desde 1959, os anciãos congregacionais recebem treinamento periódico na Escola do Ministério do Reino. Cada ancião recebe um exemplar do manual intitulado Prestai Atenção a Vós Mesmos e a Todo o Rebanho (revisado em 1991), para usarem ao cuidar de suas responsabilidades. O uso do manual é reservado somente aos anciãos designados, ordena-se a sua devolução caso deixem de servir nessa qualidade. É ainda desaconselhado que tenham partes do manual armazenados num computador pessoal. Este livro é um manual atualizavel com um resumo condensado de instruções com referências a dezenas de artigos de A Sentinela - Anunciando o Reino de Jeová, Nosso Ministério do Reino, Cartas da Sociedade, e outras publicações editadas pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados. Desde 1987, anciãos solteiros que estejam no Serviço de Tempo Integral por 2 ou mais anos, podem ser convidados a cursar a Escola de Treinamento Ministerial.

Nenhum destes homens é remunerado ou recebe qualquer compensação monetária ou material, pelas muitas horas dedicadas à execução das suas tarefas. Os restantes membros da congregação usualmente mostram respeito pelos que tomam a dianteira.

Designação e remoção Editar

Duas vezes por ano em cada congregação, cada Corpo de Anciãos juntamente com o Superintendente do Circuito, reúne-se para considerar a recomendação de Testemunhas exemplares habilitadas para serem designadas como Servos ministeriais [a idade minima é 19 anos] ou como Anciãos (Superintendentes) na congregação [a idade minima é 25 anos]. A consideração é iniciada e concluída com uma oração. Durante a reunião, eles analisam se cada candidato em consideração preenche satisfatoriamente as qualificações estabelecidas na Bíblia. (I Timóteo 3:2-7, 11; Tito 1:5-9; I Pedro 5:2-4)

Caso concordem que a pessoa satisfaz as qualificações num grau razoável, sua recomendação é enviada ao Departamento do Serviço do Escritório da Filial. Nenhum dos homens visados tem conhecimento prévio de que foi recomendado, sendo que todo processo é mantido confidencial. Mais tarde, a Comissão de Serviço da Congregação será informada por escrito se a pessoa recomendada foi designada e só nesta altura o visado será informado da designação, que entrará em vigor caso ele concorde em assumir a designação. Em caso positivo, será feito um breve anúncio à congregação.

A pessoa designada servirá nessa qualidade enquanto estiver à altura dos requisitos, não tendo necessidade de resignar por motivo de doença prolongada ou limitações físicas devido a idade avançada. Se divergir das orientações do Corpo Governante ou transgredir Leis Divinas, conforme delineadas na Bíblia, ele deverá prontamente pedir a resignação de seus cargos congregacionais. Como qualquer outro membro da congregação, será removido de suas designações de serviço se ficar bem estabelecido que cometeu grave negligência no cumprimento dos seus deveres. No caso de violação de Leis Bíblicas ou das políticas internas da religião, serão desassociados, caso não demonstrem genuíno arrependimento. Mesmo após terem recuperado a sua boa reputação [ na congregação e de fora ], poderão ter de aguardar vários anos antes de voltarem a ser designados, se é que voltarem a ser designados.

Rede da Wikia

Wiki Aleatória