Wikia

Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

Ancião

Comentários2
438 pages em
Este wiki

Ancião ou Presbítero, deriva do gr. presbýteros pelo lat. presbytèru, significa "homem mais velho", "sénior" ou "ancião". Não se aplica apenas a uma pessoa idosa, mas a uma pessoa com mais idade, alguém mais experiente e que tem madureza. A palavra hebraica para presbítero é zaqen, é vertida por ancião. Identificava os líderes do Antigo Israel, quer a nível de uma cidade, tribo ou a nível nacional. No Cristianismo do I século, os presbíteros eram os dirigentes de uma igreja (comunidade) local. (Atos 20:17, 28; I Pedro 5:2-3; Tito 1:5-7; I Timóteo 3:1-7) No II século, os teólogos católicos entenderam que presbyteroi, vertido por presbítero, e episkopoi, vertido por Bispo (ou Superintendente, e ainda, Pastor em sentido religioso; alguém que é um vigilante sobre algo ou alguma coisa), seriam dois cargos religiosos distintos.

Anciãos cristãos no I século

Na liderança da Igreja Cristã do I século estavam os apóstolos de Cristo e os presbíteros (anciãos) e profetas cristãos de Jerusalém. Atos 13:1-3 menciona os nomes dos anciãos de Antioquia da Síria. Foram estes, por imposição das mãos, designaram dois de seus pares, Saulo de Tarso (Paulo, designado apóstolo pelo ressuscitado Cristo) e Barnabé, como missionários. Eles, por sua vez, designaram anciãos nas congregações de Listra, Icónio e Antioquia da Psidía. (Atos 14:23)

Em Filipenses 1:1, Paulo na sua carta à congregação de Filipos, cita em conjunto os superintendentes (sinónimo de presbíteros, o cargo dos presbíteros) e os diáconos (ou servos ministeriais) - os seus ministros ajudantes. Paulo se reuniu em Mileto com os anciãos locais - os quais chamou de superintendentes. Tito, foi enviado por Paulo para Creta, para que corrigisses "as coisas defeituosas" e fizesses designações de anciãos (superintendentes) numa cidade após outra. (Atos 20:17, 28; Tito 1:5)

Corpo de Anciãos

Cada congregação das Testemunhas de Jeová é governada por uma comissão de anciãos congregacionais (o mesmo que presbitério, em gr. presbytérion), habitualmente chamado de Corpo de Anciãos, com função deliberativa. Todos têm a mesma autoridade, apesar de nem todos possuírem a mesma experiência. Normalmente, se reúnem em cada visita semestral do Superintendente de Circuito (também um ancião), e em outras ocasiões que sejam consideradas necessárias, para cuidar de assuntos relacionados com a congregação a que servem.

Regra geral, é o ancião congregacional mais experiente designado como coordenador do Corpo de Anciãos, atuando como presidente das reuniões do Corpo de Anciãos e da Comissão de Serviço da congregação. Até 2008, era chamado de Superintendente Presidente. No entanto, este ancião não possuí mais autoridade do que os restantes anciãos congregacionais. Ex superintendentes viajantes tem preferência para servirem como coordenadores do Corpo de Anciãos nas congregações.

Comissão de Serviço da congregação

A Comissão de Serviço da congregação exerce uma função executiva, sendo formada pelos anciãos que ocupam os seguintes cargos: Coordenador do Corpo de Anciãos, Secretário da Congregação e Superintendente do Serviço. O Corpo de Anciãos delega na Comissão de Serviço a execução de tarefas rotineiras ou que exigem atenção imediata. Toda a sua atuação está subordinada à autoridade do Corpo de Anciãos da congregação e das orientações recebidas do Corpo Governante, através do Escritório de Filial no país e seus representantes viajantes.

São responsabilidades de todos os anciãos presidir as reuniões congregacionais e ensinar publicamente na congregação, tomar a dianteira no trabalho de proselitismo, fazer periodicamente visitas de pastoreio a membros da congregação, visando aconselhar ou encorajar publicadores individuais ou as suas famílias, e julgarem assuntos relacionados com transgressões de leis ou princípios bíblicos, por parte de algum membro batizado e publicador não batizado. Na execução destes deveres, são também chamados de superintendentes, visto que exercem a função de supervisão.

Treinamento dos Anciãos

Desde 1959, todos os anciãos congregacionais recebem treinamento periódico na Escola do Ministério do Reino (EMR). Cada ancião designado recebe um exemplar do manual Pastoreiem o rebanho de Deus (2010), para saber como deve cuidar das suas responsabilidades. O manual é reservado somente ao uso dos anciãos, ordenando-se sua devolução caso deixe de servir nessa qualidade. É desaconselhado ter partes do manual armazenados num computador pessoal. Seu conteúdo deve ser mantido confidencial e está protegido pelo Segredo Religioso.

Este livro é um manual em constante atualização com um resumo condensado de instruções com referências a dezenas de artigos de A Sentinela, do Nosso ministério do Reino, de Cartas da Sociedade com orientações e esclarecimentos em vigor, e outras publicações da Torre de Vigia.

Desde 1987, os anciãos e servos ministeriais, não casados, que estavam no Serviço de Tempo integral por 2 ou mais anos, foram convidados a cursar a Escola de Treinamento Ministerial (ETM). Atualmemte, é chamada de Escola Bíblica para Irmãos Solteiros (EBIS). Se foram casados e estiverem no Serviço de Tempo integral, podem ser convidados a cursar a Escola Bíblica para Irmãos Casados (EBIC). Foi ainda criado um curso adicional para os anciãos congregacionais visando a sua sólida doutrinação - a Escola para Anciãos congregacionais (EAC).

Nenhum destes homens é remunerado ou recebe qualquer compensação monetária ou material, pelas muitas horas dedicadas à execução abnegada das suas tarefas. Os demais membros da congregação usualmente mostram respeito, estima pessoal e submissão pelos que tomam a dianteira.

Designação e remoção

Duas vezes por ano em cada congregação e desde setembro de 1972, cada Corpo de Anciãos se reúne com o Superintendente do Circuito, para considerar a recomendação de homens batizados exemplares, habilitados para serem designados Servos ministeriais [ a idade mínima é 19 anos ] ou Servos ministeriais habilitados como Anciãos (superintendentes) na congregação [ a idade mínima é 25 anos ].

A consideração é sempre iniciada e concluída com uma oração. Durante a reunião, eles analisam se cada candidato em consideração preenche satisfatoriamente as qualificações estabelecidas na Bíblia. (I Timóteo 3:2-7, 11; Tito 1:5-9; I Pedro 5:2-4) A partir de setembro de 2014, os superintendentes de Circuito passam a ser os responsáveis por designar ou remover anciãos e servos ministeriais. Antes era uma responsabilidade do Escritório de Filial, mediante o Departamento do Serviço. (Carta da CCTJs de 22/4/2014; veja também A Sentinela de 15/11/2014)

Caso o Corpo de Anciãos concorde - por unanimidade ou por maioria - que a pessoa satisfaz as qualificações exigidas num grau razoável, farão a sua recomendação ao Superintendente do Circuito. Nenhum dos homens visados deve ter conhecimento prévio de que foi recomendado, sendo todo o processo mantido confidencial.

Depois o visado será informado da designação oficial, que entrará em vigor caso concorde aceitar a designação. Em caso positivo, será feito um breve anúncio à congregação. Ele servirá nessa qualidade enquanto estiver à altura dos requisitos, não tendo necessidade de resignar por motivo de doença prolongada ou limitações físicas devido a idade avançada. Somente para ser Coordenador do Corpo de Anciãos, desde 1 de setembro de 2014, foi imposto o limite de idade de 80 anos. (Carta do CCTJs de 1/6/2014)

Se divergir das orientações do Corpo Governante ou transgredir leis Divinas, conforme delineadas na Bíblia ou entendidas pela liderança, deve pedir a resignação. Como qualquer outro membro da congregação, será removido de seus cargos, se ficar bem estabelecido que cometeu grave negligência no cumprimento dos seus deveres.

No caso de violação de leis bíblicas ou das políticas internas, são desassociados, caso não demonstrem genuíno arrependimento. Mesmo após terem recuperado a sua boa reputação [ na congregação e de fora ], poderão ter de aguardar vários anos antes de voltarem a ser designados, se é que voltarem a ser designados.

Saiba Mais

Ligações Externas

Rede da Wikia

Wiki Aleatória