Wikia

Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

Ancião

Comentários0
438 pages em
Este wiki

Ancião ou Presbítero, do gr. presbyteroi pelo lat. presbytèru, significa "homem mais velho", "sénior". Não se aplica apenas a uma pessoa idosa, mas com mais idade, mais experiência e com madureza. A palavra hebraica equivalente para presbítero é zaqen. Identificava os líderes do Antigo Israel, quer a nível de uma cidade, duma tribo ou a nível supra tribal.

No Cristianismo do I século, os presbíteros eram dirigentes de uma eclésia ou igreja (comunidade) local e tinham o cargo de superintendência. São também chamados de pastores e instrutores. (Atos 20:17, 28; I Pedro 5:2-3; Tito 1:5-7; I Timóteo 3:1-7) No II século, os teólogos católicos entenderam que o presbyteroi (vertido por presbítero ou ancião) e episkopoi (vertido por bispo ou superintendente), seriam dois cargos religiosos distintos. Cada igreja local teria um único presbítero, em vez de um Presbitério. O termo episkopoi é alguém que é vigilante sobre algo ou alguma coisa. É quem zela pela doutrina correta e disciplina religiosa e que preside o Presbitério. Estes termos não devem ser usados como títulos religiosos.

Seus requisitos

Anciãos cristãos no I século

Na liderança da Igreja Cristã do I século estavam os Apóstolos de Cristo (com autoridade apostólica), seguidos dos profetas (com dom de profecia) e presbíteros (anciãos) de Jerusalém. Atos 13:1-3 menciona por nome dos Anciãos de Antioquia da Síria. Estes ordenaram por imposição das mãos e em oração, dois de seus pares, Saulo de Tarso (depois chamado de Paulo, já designado Apóstolo) e Barnabé, como missionários cristãos. Eles, por sua vez, designavam anciãos nas congregações locais e tinham jurisdição sobre elas. (Atos 14:23)

Paulo na sua carta à igreja de Filipos (Filipenses 1:1) citou em conjunto os superintendentes (sinónimo de presbíteros, o cargo dos presbíteros) e os servos ministeriais (diáconos) - seus ministros ajudantes. Paulo chamou os Anciãos de Éfeso (Ásia Menor) de superintendentes. Tito, presbítero missionário, foi enviado por Paulo à Ilha de Creta, para corrigir "as coisas defeituosas" nas igrejas e fizesse designações de anciãos (superintendentes) numa cidade após outra. (Atos 20:17, 28; Tito 1:5)

Corpo de Anciãos

Cada congregação local das Testemunhas de Jeová é governada por uma comissão de anciãos (o mesmo que Presbitério, em gr. presbytérion) chamado de Corpo de Anciãos, com uma função deliberativa. Todos têm a mesma autoridade, apesar de nem todos terem a mesma experiência. Por norma, tem duas reuniões anuais, e uma após cada visita do Superintendente do Circuito. Podem ter reuniões extraordinárias sempre que sejam necessárias para cuidar de um assunto urgente. Na visita do Superintendente do Circuito, é mais um membro do Corpo de Anciãos local e ele que preside a reunião.

Normalmente o Ancião congregacional mais experiente serve como Coordenador do Corpo de Anciãos. Ele preside as reuniões do Corpo de Anciãos e da Comissão de Serviço da Congregação, devendo executar ou mandar executar as decisões tomadas. (Desde janeiro de 2009, o termo Superintendente presidente foi substituído por Coordenador do Corpo de Anciãos. Nosso ministério do Reino de 11/2008 pág. 3) Ele não possuí mais autoridade do que os restantes anciãos. Se um ex Superintendentes viajante for designado a servir na congregação, ele tem preferência para servir como Coordenador do Corpo de Anciãos. ( ) Na sua falta ou impedimento, deve ser designado um Ancião habilitado que possa o substituir, por exemplo, o Secretário da Congregação.

Cabe ao Corpo de Anciãos recomendar quais os Anciãos que poderiam ocupar os cargos: Coordenador do Corpo de Anciãos, Secretário da Congregação, de Superintendente do Serviço, Superintendente do Estudo de A Sentinela (e seu ajudante), Superintendente da Escola do Ministério Teocrático (e seu ajudante) e dos Superintendentes de Grupo (e seus ajudantes). Obviamente, o Coordenador do Corpo de Anciãos e o Secretário da Congregação são cargos de confiança do Escritório da Filial.

São responsabilidades comuns a todos os Anciãos presidir as reuniões congregacionais e ensinar na congregação, ter uma conduta pessoal e familiar exemplar, tomar a dianteira na obra de proselitismo, treinar prospetivos Servos ministeriais e Anciãos, fazer visitas de pastoreio aos publicadores, visando os aconselhar, exortar e encorajar, e numa Comissão Judicativa, julgar assuntos relacionados com transgressões de leis bíblicas e de normas organizacionais. Regra geral, os membros da congregação mostram profundo respeito, estima pessoal e sujeição voluntária pelos Anciãos.

Comissão de Serviço

A Comissão de Serviço da Congregação, com uma função executiva, é formada pelos Anciãos que ocupam o cargo de Coordenador do Corpo de Anciãos, de Secretário e de Superintendente do Serviço. O Corpo de Anciãos delega na Comissão de Serviço a execução de tarefas rotineiras ou que exigem uma atenção imediata. Está subordinada ao Corpo de Anciãos e às orientações recebidas do Corpo Governante, através das cartas do Escritório de Filial e do Superintendente do Circuito. (Organizados para fazer a vontade de Deus, 2005, pág. 42)

Treinamento dos Anciãos

Desde 9 de março de 1959, todos os Superintendentes de Congregação (depois de outubro de 1972, todos os Anciãos de Congregação) recebem treinamento periódico na Escola do Ministério do Reino (EMR). Em 2008, foi criada uma escola adicional - a Escola para Anciãos de Congregação (EAC) visando a sua sólida doutrinação.

Cada ancião recebe um exemplar do manual Pastoreiem o rebanho de Deus (2010) para saber como deve cuidar das suas responsabilidades. Este manual é reservado somente ao uso dos Anciãos. Ordena-se a sua devolução caso deixe de servir nessa qualidade. É desaconselhado ter partes do manual armazenados num computador pessoal. Seu conteúdo deve ser mantido confidencial - protegido pelo Segredo Religioso. Contem um resumo condensado de instruções com referências as cartas internas e a outras publicações da Torre de Vigia.

Nenhum Ancião congregacional é remunerado ou recebe qualquer compensação monetária, pelas muitas horas dedicadas às suas tarefas. Podem ter ainda responsabilidades adicionais (por exemplo, fazer voluntariado em projetos de construção de Salões, serem diretores na Associação Jurídica regional, membros da Comissão de Ligação com Hospitais, do Salão de Assembleia, da Comissão de Congresso, de Ajuda Humanitária, etc. ...).

Designação e remoção

Duas vezes por ano, desde setembro de 1972, cada Corpo de Anciãos reúne-se com o Superintendente do Circuito para considerar a recomendação de homens batizados exemplares e habilitados, para serem designados Servos ministeriais [ a idade mínima é 19 anos ] ou Servos ministeriais habilitados para serem designados Anciãos (superintendentes) na congregação [ a idade mínima é 25 anos ]. A consideração é iniciada e concluída com oração. Durante a reunião, analisam se os candidatos em consideração preenchem satisfatoriamente as qualificações pré-estabelecidas na Bíblia. (I Timóteo 3:2-7, 11; Tito 1:5-9; I Pedro 5:2-4; Atos 20:28; I Coríntios 12:28-30; Efésios 3:11-13) Se é casado, o conduta da esposa é avaliada, e se for pai, a conduta dos filhos também são avaliadas.

Desde setembro de 2014, na prática, quem designa? É o Superintendente do Circuito que considera as recomendações feitas pelo Corpo de Anciãos e tomará a decisão de designar ou não, segundo as instruções do Escritório da Filial. Antes era responsabilidade do Escritório da Filial. (CGTJs de 22/4/2014; veja A Sentinela de 15/11/2014 pág. 28-9 - Nota: Isto é um evitar de responsabilidades legais no caso de crimes de que possam ser acusados seus Anciãos e Servos ministeriais no futuro.)

Nenhum dos homens visados deve ter conhecimento prévio de que foi recomendado. Todo o processo têm de ser confidencial. Depois, o visado será informado da designação por carta, entrando em vigor caso aceite a designação. Nesse caso, será feito um breve anúncio à congregação local e registado na lista no JW.ORG.

Servirá nessa qualidade enquanto estiver à altura dos requisitos, não tem necessidade de resignar por motivo de doença prolongada ou limitações físicas devido a idade avançada. (Organizados para fazer a vontade de Deus, 2005, pág. 39; A Sentinela de 15/8/2008 pág. 20) Somente para continuar servindo como Coordenador do Corpo de Anciãos, desde setembro de 2014, foi imposto a idade limite de 80 anos. (CCTJs de 1/6/2014)

Se divergir dos ensinos do Corpo Governante, se ficar desqualificado ou se transgredir leis e políticas internas, deve pedir a resignação do cargo ou será removido do cargo. Será desassociado, se não demonstrar genuíno arrependimento. Mesmo após terem recuperado a sua boa reputação - na congregação e na comunidade, poderá aguardar vários anos antes de voltar a ter um cargo na congregação, e dependendo da natureza da transgressão e da sua gravidade, se é que voltar a ser designado.

Anciãos são Ungidos?

No I século EC, o apóstolo Paulo disse aos Anciãos (ou Presbíteros) de Éfeso que “o Espírito santo vos designou superintendentes [ bispos, gr. episkopoi ] para pastorear a congregação de Deus, que ele comprou com o sangue do seu próprio Filho.” (Atos 20:28) Não diz que "vos ungiu". Foi usado o gr. tithemi, que significa colocar, constituir, designar ou ordenar. No I século, todos os batizados, homens e mulheres, eram Ungidos por Espírito santo. Todos os designados para cargos na Igreja Cristã precisam de já ter o Espírito santo de Deus operando em sua vida. (Gálatas 5:22-23; Atos 6:3; A Sentinela 15/9/1984 pág. 31 - Podem os superintendentes (anciãos) hoje serem chamados de Ungidos?) A ideia a reter é que "ter o Espírito de Deus não é o mesmo que ser Ungido com o Espírito de Deus. A unção ... depende da escolha de Deus." (A Sentinela de 15/12/2011 pág. 25 §14)

Desde 1937, homens batizados habilitados não Ungidos foram convidados a ajudar na Comissão de Serviço, mesmo servindo como Superintendentes de Congregação, se não tiver Ungidos habilitados para servir. (Proclamadores do Reino de Deus, 1993, pág. 216; A Sentinela de 1 de maio e 1 de agosto de 1937, ed. inglês) A Sentinela de 15/6/1996, na pág. 31 diz: "Essencialmente, as Testemunhas não Ungidas recebem o Espírito santo na mesma medida que as Testemunhas Ungidas." Na prática, é a Sociedade Torre de Vigia quem designa todos os Anciãos das Testemunhas de Jeová. (A Sentinela de 1/8/1985 pág. 32 - De que modo coopera o Espírito santo com o moderno Corpo Governante na designação de Anciãos?)

O número das Testemunhas que tomam dos emblemas na Comemoração não representa o número total de Ungidos na Terra. "Diversos fatores - incluindo anteriores crenças religiosas ou desequilíbrio mental ou emocional - podem levar alguns a pensar erroneamente que receberam a chamada celestial. ... não temos como saber o número exato de Ungidos na Terra, nem precisamos saber." (A Sentinela de 15/8/2011 pág. 22) "Não esperam ser tratados de modo especial e tampouco que sua participação nos emblemas os coloque acima dos Anciãos designados da congregação." (A Sentinela de 15/6/2009 pág. 23 §15)

"Alguns que se batizaram depois de 1935 receberam o Espírito santo, o testemunho de que têm a esperança celestial. Sendo assim, parece de modo que não podemos especificar uma data" para o fim dessa chamada. (A Sentinela de 1/5/2007 pág. 30-1) Antes ensinavam que uma unção depois de 1935 [ nota: antes era 1931 ] seria para substituir Ungidos que tornaram-se infiéis. (A Sentinela de 1/9/1976 pág. 543-4 - Uma Testemunha Ungida que é desassociada, pode ser readmitida, e depois, continuar a ser contada como Ungida. "Mas em cada caso, é Deus quem decide ... Não podemos saber se o desassociado cometeu o Pecado imperdoável.")

Saiba Mais

Ligações Externas

Rede da Wikia

Wiki Aleatória