Wikia

Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

Ancião

Comentários0
437 pages em
Este wiki

Ancião ou Presbítero, do gr. presbyteroi pelo lat. presbytèru, significa "homem mais velho", sénior. Não se aplica só a uma pessoa idosa, mas com mais idade, mais experiência e com madureza. O termo hebraico equivalente para presbítero é zaqen. Identificava os líderes do Antigo Israel, quer a nível de uma cidade, de uma tribo ou com autoridade supra tribal.

Seus requisitos

Anciãos cristãos no I século

Na Igreja Cristã do I século, os presbíteros [ gr. presbyteroi pelo lat. presbytèru, "homem mais velho", sénior ] eram dirigentes em cada igreja local ou eclésia [ gr. eclésia ]. Tinham o cargo de superintendentes [ gr. episkopés ] ou a superintendência. São também chamados de pastores e instrutores. (Atos 20:17, 28; I Timóteo 3:1-7; Tito 1:5-7; I Pedro 5:2-3) Não devem usar titulos religiosos. (Mateus 23:8-9)

Para cuidar dos assuntos de cada igreja, seus Anciãos reuniam-se formando um órgão colegial deliberativo - o Presbitério [ ] ou Corpo de Anciãos. Seus ministros ajudantes são chamados de Diáconos [ gr. diákonos, "servos", "ministros", servidores ], cuidavam de tarefas não pastorais. Eram aspirantes a futuros Presbiteros. (Filipenses 1:1; I Timóteo 3:8-10)

Atos 13:1-3 menciona por nome os Anciãos da igreja de Antioquia da Síria. O Presbitério ordenou por imposição das mãos e em oração, dois de seus pares, Saulo de Tarso (depois chamado de Paulo, já designado como Apóstolo) e Barnabé, como missionários cristãos. Eles tinham autoridade para designar Anciãos (superintendentes) numa cidade após outra. (Atos 14:23; Tito 1:5)

O apóstolos e os anciãos de Jerusalém, e seus representantes, eram referência para todas as igrejas cristãs. Na liderança da Igreja Cristã existia uma hierarquia. (I Corintios12:18; Efésios 4:11) Primeiro, estava os Apóstolos de Cristo (presbiteros com autoridade apostólica), em segundo, os profetas (presbiteros com dom de profetizar), seguidos pelos presbiteros missionários, e por fim, os presbiteros das igrejas locais.

No II século, os teólogos católicos entenderam que presbyteroi (presbítero) e episkopoi (vertido por bispo ou superintendente, um supervisor), seriam dois cargos religiosos distintos. Cada igreja local teria um único Presbítero, em vez de um Presbitério. O episkopoi seria o Presbítero que preside ao Presbitério, o que zela pela doutrina correta e disciplina religiosa nas igrejas locais sob a sua juridisção. Estes termos biblicos são discritivos, não devendo ser usados como títulos religiosos.

Corpo de Anciãos

Cada congregação local das Testemunhas de Jeová é governada por uma comissão de Anciãos (ou Presbitério, em gr. presbytérion) chamado de Corpo de Anciãos, com uma função deliberativa. Todos os Anciãos (superintendentes) têm a mesma autoridade, apesar de nem todos terem a mesma experiência.

Regra geral, o Corpo de Anciãos realiza 4 reuniões por ano, uma em cada visita do Superintendente do Circuito, e mais uma, 3 meses após cada visita. Podem ter reuniões extraordinárias sempre que sejam necessárias. Na visita do Superintendente do Circuito à congregação, ele é um membro do Corpo de Anciãos e preside a reunião.

Cada Ancião tem a responsabilidades de ter uma conduta pessoal e familiar exemplar, tomar a dianteira na obra de proselitismo, presidir reuniões e ensinar na congregação, fazer visitas de pastoreio, dar apoio prático aos Pioneiros, treinar prospetivos Servos ministeriais e Anciãos, apoiar as necessidades do seu Circuito. Numa Comissão Judicativa, devem julgar assuntos relacionados com transgressões de leis bíblicas e normas organizacionais. Regra geral, os membros da congregação mostram profundo respeito, estima pessoal e sujeição voluntária pelos Anciãos congregacionais.

Cabe ao Corpo de Anciãos indicar quem poderá servir nos cargos: Coordenador do Corpo de Anciãos, Secretário da Congregação, de Superintendente do Serviço, Superintendente do Estudo de A Sentinela (e seu ajudante), Superintendente da Escola do Ministério Teocrático (e seu ajudante), Superintendente do Estudo Biblico de Congregação e como Superintendentes de Grupo de Serviço de Campo (e seus ajudantes).

Os cargos de maior confiança do Escritório da Filial são de Coordenador do Corpo de Anciãos e Secretário da Congregação. A designação dos Administradores Locais de Dominio da congregação na Intranet JW.ORG são funções vitais, sendo o Administrador principal o Coordenador do Corpo de Anciãos, e o outro administrador, deve ser um membro da Comissão de Serviço.

Coordenador do Corpo de Anciãos

Regra geral, o Ancião congregacional mais experiente serve como Coordenador do Corpo de Anciãos. Ele preside as reuniões do Corpo de Anciãos e da Comissão de Serviço da Congregação. Desde janeiro de 2009, não se usa mais o termo Superintendente presidente. (CCTJ 16/9/2008; Nosso ministério do Reino de 11/2008 pág. 3) Este Ancião não possuí mais autoridade que os demais Anciãos. Na sua falta ou impedimento, o Corpo de Anciãos deve designar um Ancião habilitado que o possa substituir. Se um ex-Superintendentes viajante for designado a servir numa congregação, ele têm preferência para servir como Coordenador. ( ) Foi imposto um limite máximo de idade de 80 anos para servir como Coordenador. (CCTJ 1/6/2014)

Comissão de Serviço

A Comissão de Serviço da Congregação, com uma função executiva, é formada pelos Anciãos que servem no cargo de Coordenador do Corpo de Anciãos, de Secretário e de Superintendente do Serviço. O Corpo de Anciãos delega na Comissão de Serviço a execução de tarefas rotineiras ou que exigem uma atenção imediata. Esta está subordinada ao Corpo de Anciãos e às orientações recebidas do Corpo Governante, através das cartas do Escritório de Filial, das escolas de treinamento e do Superintendente do Circuito. (Organizados para fazer a vontade de Deus, pág. 42)

Treinamento dos Anciãos

Desde 9 de março de 1959, todos os Superintendentes das Congregações (depois de outubro de 1972, todos os Anciãos congregacionais) recebem treinamento periódico na Escola do Ministério do Reino (EMR). Em 2008, foi criada uma escola adicional - a Escola para Anciãos de Congregação (EAC) visando a sua sólida doutrinação. Anciãos que são Pioneiros de Tempo integral podem cursar a Escola para Evangelizadores do Reino (EER).

Cada ancião recebe um exemplar do manual Pastoreiem o rebanho de Deus (2010) para saber como deve cuidar das suas responsabilidades. Este manual é reservado somente ao uso dos Anciãos. Ordena-se a sua devolução caso deixe de servir nessa qualidade. Seu conteúdo deve ser mantido confidencial - protegido pelo Segredo religioso. Contem um resumo condensado de instruções, com referências a cartas do Escritório de Filial e a algumas publicações da Torre de Vigia.

Nenhum Ancião congregacional é remunerado ou recebe qualquer compensação monetária, pelas muitas horas dedicadas às suas tarefas. Podem ter ainda responsabilidades adicionais (tais como por exemplo, servir na organização de Assembleias e Congressos, membros da Comissão de Ligação com Hospitais da região, servir em Grupos de Construção de Salões do Reino (ex-CRC), com diretores na Associação Jurídica regional, servir em Comissões de Socorro / Ajuda Humanitária, etc. ...).

Segredo Religioso

Designação e remoção

Duas vezes por ano, desde setembro de 1972, cada Corpo de Anciãos reúne-se com o Superintendente do Circuito para considerar a recomendação de homens batizados exemplares e habilitados, que podem serem designados Servos ministeriais [ a idade mínima é 19 anos ] ou Servos ministeriais habilitados para serem designados Anciãos (superintendentes) na congregação [ a idade mínima é 25 anos ].

A consideração é iniciada e concluída com oração. Durante a reunião, analisa-se os candidatos em consideração se preenchem satisfatoriamente as qualificações pré-estabelecidas na Bíblia. (I Timóteo 3:2-7, 11; Tito 1:5-9; I Pedro 5:2-4; Atos 20:28; I Coríntios 12:28-30; Efésios 3:11-13) Se for casado, a conduta da esposa é avaliada, e se for pai, a conduta dos filhos é avaliada.

Desde setembro de 2014, o Superintendente do Circuito é quem considera as recomendações feitas pelo Corpo de Anciãos e toma a decisão de designar ou não, seguindo as instruções do Escritório da Filial. Antes era uma responsabilidade do Escritório da Filial do país - do seu Departamento do Serviço. (CGTJs de 22/4/2014; veja A Sentinela de 15/11/2014 pág. 28-9 - Isto é um modo de evitar de responsabilidades legais.)

Nenhum dos homens visados deve ter conhecimento prévio de que foi recomendado. Todo o processo têm de ser confidencial. Depois, o visado será informado da designação por carta, entrando em vigor caso aceite a designação. Nesse caso, será feito um breve anúncio à congregação local e registado na lista no JW.ORG.

Servirá nessa qualidade enquanto estiver à altura dos requisitos, não tendo necessidade de resignar por motivo de doença prolongada ou limitações físicas devido a idade avançada. (Organizados para fazer a vontade de Deus, pág. 39; A Sentinela de 15/8/2008 pág. 20) Somente para Coordenador do Corpo de Anciãos, desde setembro de 2014, foi imposto a idade limite de 80 anos. (CCTJs de 1/6/2014)

Se divergir dos ensinos do Corpo Governante, se ficar desqualificado ou se transgredir leis e políticas internas, deve pedir a resignação do cargo ou será removido do cargo. Será desassociado, se não demonstrar genuíno arrependimento. Mesmo após terem recuperado a sua boa reputação - na congregação e na comunidade, poderá aguardar vários anos antes de voltar a ter um cargo na congregação, e dependendo da natureza da transgressão e da sua gravidade, se é que voltar a ser designado.

Anciãos são designados por Espírito

No I século EC, o apóstolo Paulo disse aos Anciãos (ou Presbíteros) de Éfeso que “o Espírito santo vos designou superintendentes [ ou bispos, gr. episkopoi ] para pastorear a congregação de Deus, que Ele comprou com o sangue do Seu próprio Filho.” (Atos 20:28) Não diz que "vos ungiu". Aqui usou-se o gr. tithemi, que significa colocar, constituir, designar ou ordenar. No I século, todos os batizados, homens e mulheres, eram cristãos Ungidos por Espírito santo. Todos os designados para cargos na Igreja Cristã tinham de ter o Espírito santo de Deus operando em sua vida. (Gálatas 5:22-23; Atos 6:3)

Arranjo moderno dos Anciãos

Até 1932, as congregações das Testemunhas de Jeová (desde 1931, designação dos Estudantes da Biblia fieis ao presidente da STV) elegiam os Anciãos e de Diacónos. Mas desde 1919, a STV passou a nomear um Ancião como Diretor de Serviço local, não sujeito a eleição. Em outubro de 1932, o arranjo de Anciãos e Diacónos foi substituido por uma Comissão de Serviço da Congregação. Cada congregação teria um Superintendente de Congregação, arranjo que continuou até setembro de 1972.

Desde outubro de 1938, todos os membros da Comissão de Serviço são designados por meio da STV. Novos membros são designados após recomendação favorável da Comissão de Serviço da Congregação e do Superintendente do Circuito. O arranjo de Anciãos (superintendente) congregacionais, e seus ministros ajudantes, os Servos ministeriais, só foi restabelecido em outubro de 1972.

Desde 1937, batizados habilitados não Ungidos começam a servir na Comissão de Serviço da Congregação. Podem ser designados Superintendentes de Congregação, se não extistir Ungidos habilitados para servir. (Proclamadores do Reino de Deus, 1993, pág. 216; edições de A Sentinela de 1/5/1937 e 1/8/1937, em inglês)

Anciãos são não Ungidos

Os Anciãos não são Ungidos pelo Espírito santo. Na prática, é o Escritório da Filial quem os designa. (A Sentinela de 1/8/1985 pág. 32 - De que modo coopera o Espírito santo com o moderno Corpo Governante na designação de Anciãos?; A Sentinela 15/9/1984 pág. 31 - Podem os Superintendentes (Anciãos) hoje serem chamados de Ungidos?; A Sentinela de 15/6/1996 pág. 31 - "Essencialmente, as Testemunhas não Ungidas recebem o Espírito santo na mesma medida que as Testemunhas Ungidas." A Sentinela de 15/12/2011 pág. 25 §14 - "ter o Espírito de Deus não é o mesmo que ser Ungido com o Espírito de Deus. A unção ... depende da escolha de Deus.")

Em anos recentes, houve um aumento de alegações de Testemunhas Serem Ungidas (número que deveria ser descrescente) e surgiram Anciãos que alegaram ser Ungidos com o Espírito Santo. "Alguns que se batizaram depois de 1935 receberam o Espírito santo, o testemunho de que têm a esperança celestial. Sendo assim, parece de modo que não podemos especificar uma data" para o fim dessa chamada. (A Sentinela de 1/5/2007 pág. 30-1) "... não temos como saber o número exato de Ungidos na Terra, nem precisamos saber." (A Sentinela de 15/8/2011 pág. 22) Os verdadeiros Ungidos não devem esperar ser tratados de modo especial e nem que sua participação nos emblemas os coloque acima dos Anciãos congregaçionais e da hieraquia organizacional. (A Sentinela de 15/6/1996 pág. 31; A Sentinela de 15/6/2009 pág. 23 §15)

Referências

Saiba mais

Ligações externas

Rede da Wikia

Wiki Aleatória