FANDOM

Para as Testemunhas de Jeová, o nascimento de Jesus ocorreu em outubro de 2 AEC. Não confundir com o ano do aparecimento do Messias (Cristo).

O nascimento de Jesus deu-se cerca de 2 anos antes da morte do rei Herodes, denominado "o Grande". Segundo a Bíblia, Herodes mandou matar os meninos de Belém até aos 2 anos, de acordo com o tempo que apareceu a "estrela [ ou luzeiro, gr. astor ]" aos magos [ gr. magoi ]. (Mateus 2:1, 16-19) Se considerar que este morreu em 4 AEC, como é geralmente aceite pelos historiadores, Jesus terá nascido no ano 6 AEC.

Antes do nascimento de Jesus, César Augusto decretou que os habitantes do império tinham de se recensear, cada um à sua cidade natal. Isso obrigou José, e sua esposa, Maria, a viajarem de Nazaré (Galileia) até Belém (Judeia), a fim de se registar. Não seria por isso um recenseamento para fins tributários. [ O titulo "Augusto" foi conferido a Caio Otáviano pelo Senado romano em 16 de janeiro de 27 AEC. ]

"Este primeiro recenseamento" fora ordenado quando o cônsul Públio Sulplício Quiríno "era governador [ gr. hegemoneuo ] da Síria [ província imperial ]." (Lucas 2:1-3) O termo gr. hegemoneuo vertido por "governador", significa "estar liderando" ou "a cargo de". Pode se referir a um "governador territorial", "governador de província" ou "governador militar". [ Nessa ocasião, Quiríno pode ter sido um "legado imperial" na província da Síria, sob as ordens do imperador. Não é de excluir um lapso entre Públio Sulplício Quiríno com Quintilio Varo. ]

Os governadores da província da Síria durante a parte final do governo do rei Herodes foram Sentio Saturnino (entre 9/6 AEC), e o seu sucessor, foi Quintilio Varo. Quirínio só foi governador da Província da Síria em 6 EC. O único recenseamento relacionado a Quirínio, documentado fora dos Evangelhos, é o referido pelo historiador judeu Flávio Josefo como tendo ocorrido no início do seu governo. (Flávio Josefo, Antiguidades Judaicas, vol. 18, cap. 26) Obviamente, este recenseamento não era o "primeiro recenseamento".

O Evangelho de Lucas informa que João, filho do sacerdote Zacarias, apareceu para fazer batismos no "15.° ano de Tibério César". (Lucas 3:1-3) Jesus com "cerca de 30 anos", foi batizado pelo profeta João, seu primo. (Lucas 3:31-32) João era mais velho 6 meses do que Jesus. Otávio César Augusto faleceu em 19 de agosto de 14 EC, 44 anos após a batalha de Áccio e apenas a um mês do seu 76.º aniversário. Tibério foi indigitado pelo Senado romano como imperador, a 15 de setembro. Como os romanos não usavam "ano de Ascensão", o 15.° ano de Tibério César seria em setembro de 28 EC e agosto de 29 EC.

Flávio Josefo menciona um Eeclipse lunar no dia em que um líder de uma revolta contra Herodes, chamado Matias, foi queimado vivo. (Antiguidades Judaicas, Livro 17, cap. 6 § 4; Guerra dos Judaicas, Livro 1, cap. 33 § 2-4) Este eclipse, o único mencionado por Josefo, não é mencionado nos Evangelhos. Tem sido identificado pelos historiadores como tendo ocorrido a 13 de março de 4 AEC.

A grande maioria dos historiadores crêem que o Rei Herodes morreu entre 13 de março (o dia do eclipse lunar) e 11 de abril (o dia de Páscoa) do ano 4 AEC. Mas esta identificação do eclipse pode ser questionada. Era tradição dos Padres da Igreja que nasceu no ano 3 AEC ou 2 AEC. Alguns argumentam que o rei Herodes poderá ter morrido no ano 1 AEC.

Flávio Josefo nos diz que Herodes tinha cerca de 70 anos quando morreu, e que a sua nomeação como governador da Galileia, deu-se quando tinha 25 anos de idade. (Antiguidades Judaicas, vol. 17, pág. 148 § 1; vol. 14, pág. 158 § 2) [ Josefo escreveu "15 anos", mas isso é um erro evidente. Estaria a quer dizer 25 anos. ]

Sabemos que Herodes morreu no dia 2 de sebate (que corresponde a janeiro/fevereiro). E isso foi pouco depois dum Eclipse lunar e antes da festividade da Páscoa - 14 de nisã (que corresponde a março/abril). (Antiguidades Judaicas, vol. 17, pág. 167 § 4 e pág. 213 § 3) Ocorreu um Eclipse lunar total em 8 de janeiro de 1 AEC, uns 3 meses antes da Páscoa e 18 dias antes do dia tradicional da morte do rei Herodes. Registou-se ainda um outro Eclipse lunar parcial, a 27 de dezembro de 2 AEC.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória