FANDOM


As associações religiosas sem fins lucrativos constituídas pelas Testemunhas de Jeová, se compõem de 20 a 30 membros (maiores de 18 anos de idade), todos homens dedicados, de preferência anciãos ou servos ministeriais, que representam os interesses de uma ou mais congregações de determinada cidade ou região. Não devem ser usadas mulheres como membros.

Segundo a Lei, uma associação jurídica é uma entidade jurídica formada para representar um grupo de pessoas em certa localidade que têm interesses, objetivos ou ideais em comum. Ela se torna uma pessoa jurídica a partir do momento em que se faz o registo de sua ata de constituição e dos seus estatutos no Cartório de Registo Civil das Pessoas Jurídicas.

Cada associação tem uma diretoria de cinco membros (presidente, vice-presidente, secretário, tesoureiro e um diretor sem atribuições específicas), formada preferencialmente por anciãos. Dependendo das circunstâncias locais, podem ser usados servos ministeriais. Caso não seja possível usar apenas anciãos e servos ministeriais como membros gerais, esse privilégio pode ser concedido a Testemunhas maduras, que gozam de boa reputação na congregação.

Desde 1999, cada Escritório da Filial tem treinado e designado anciãos experientes que estão no Serviço de Tempo Integral a fim de agir como Servos de Associações Jurídicas (SAJs), com o objetivo de atender, orientar e apoiar diretamente as associações jurídicas em diversas regiões do país. Tais anciãos são auditores do Escritório da Filial para as associações jurídicas em sua região. É um arranjo similar ao superintendente de Circuito. Quando surgem assuntos de difícil solução, situações controversas, novas circunstâncias, ... os diretores da associação devem consultar o SAJ de sua região. Caso o SAJ não consiga resolver prontamente um assunto, ele solicitará auxílio ao Escritório da Filial.

O SAJ, de quarta a domingo, reserva oito horas diárias para responder a cartas e e-mails, visitar órgãos públicos, fazer viagens de verificação e treinamento, etc ... De tempos em tempos, geralmente uma vez no ano, o SAJ agendará com a diretoria da associação uma visita para efetuar uma verificação aos documentos e arquivos desta. Portanto, os diretores da associação devem deixar à disposição do SAJ os documentos solicitados. O resultado da visita às associações jurídicas é comunicado ao Escritório da Filial. Cabe às associações jurídicas (e consequentemente, suas congregações filiadas) ajudar financeiramente o Escritório do SAJ da sua região nas despesas mensais relacionadas com o seu normal funcionamento.

Após cada construção ou reforma (com dinheiro da Sociedade da Torre de Vigia) deve ser feita uma auditoria das contas. Pontualmente já aconteceu casos de desvio de dinheiro, sendo estes resolvidos internamente.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória