FANDOM


Batismo Cristão é um símbolo externo de consagração [ dedicação incondicional ] do discípulo de Cristo a Deus para lhe servir. "Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome [ pela autoridade ] do Pai, do Filho e do Espírito Santo". (Mateus 28:19,20 NM) O termo batismo é a transliteração do grego baptisma para o latim, o qual deriva do verbo grego baptízein, que significa "mergulhar", "imergir", "cobrir". (Atos 8:38 - "E mandou parar o carro. Ambos desceram à água e Filipe batizou [ em gr. baptizo ] o eunuco".)

Ritual que assinala a admissão na religião cristã como seu membro efetivo. O imergir na água simboliza o seu sepultamento na morte de Cristo, da qual é figurativamente ressuscitado como "nova criatura" para servir a Deus, ao emergir. (Romanos 6:3-4; Colossenses 2:12)

O Batismo Cristão era superior ao Batismo de João. Não é feito apenas com água, mas com o Espírito Santo. (Atos 2:38 - "Pedro lhes respondeu: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para remissão dos vossos pecados, e recebereis o dom do Espírito Santo."; Marcos 16:16 - "Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado.") O Batismo de Jesus e sua Unção com Espírito Santo, constituiu a sua investidura como o prometido Messias [ ou Cristo ]. (Mateus 3:11; Lucas 3:21)

A prática de batizar crianças é uma tradição atestada desde o II Século. Foi Orígines quem defendeu a ideia que a Igreja Católica recebeu dos apóstolos a tradição de batizar também as criancinhas. (Administração Romana, VI, 6) O Concílio de Trento (1545-1563) confirmou ser "ex traditione Apostolorum" o batismo de crianças recém-nascidas. (Documento sobre o Pecado Original, 4)

Nas Testemunhas de Jeová, o batismo é feito por imersão completa em água. Consideram ser errado o batismo onde a água é borrifada (aspersão) ou derramamada (efusão) sobre o que é batizado. Deve ser um ato voluntário, o qual deve ser ministrado somente às pessoas que tenham consciência da sua seriedade e da responsabilidade que assumiram perante Deus. Consideram que no Batismo em si mesmo não salva ninguém. Consideram ser errado [ não-cristão ] a prática do Batismo de crianças e Batismo dos mortos. (I Coríntios 15:29)

---

Perguntas aos batizandos Editar

Um dos "pontos altos" de assembleias e congressos é o Batismo de novos adeptos. "Quão apropriado é, então, que o assunto do batismo seja considerado em todas as congregações cristãs das Testemunhas de Jeová, em toda a terra. Quão apropriado é também que nos congressos das Testemunhas cristãs de Jeová, nas suas assembleias de Circuito, assembleias de Distrito, nos congressos nacionais e internacionais, se faça provisão para os novos discípulos simbolizarem sua dedicação pela cerimónia de imersão em água, ordenada por Deus!" (A Sentinela de 15/11/1970, pág. 693, § 24)

Diretamente relacionadas ao Batismo, são as perguntas dirigidas aos batizandos no discurso público que antecede o momento do Batismo, cuja resposta é o solene "Sim!" ouvido por todos na assistência.

A primeira pergunta é:

  • ( 1 ) - À base do sacrifício de Jesus Cristo, arrependeu-se dos seus pecados e dedicou-se a Jeová para fazer a vontade Dele? (A Sentinela de 1/6/1985, pág. 31)

A segunda pergunta é:

  • ( 2 ) - Compreende que a sua dedicação e o seu batismo o identificam como uma das Testemunhas de Jeová, em associação com a Organização de Deus, dirigida pelo espírito Dele?" (A Sentinela de 1/6/1985, pág. 31)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória