FANDOM

"Beth-Sarim" (em hebr. significa "casa dos príncipes") era uma mansão luxuosa construída pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA) para Joseph F. Rutherford, então Presidente da Sociedade. Em 1926, a Sociedade Torre de Vigia comprou dois lotes de terreno: os lotes 110 e 111, em Kensington Heights, Unidade n.º 2, no Condado de San Diego, Estado da Califórnia. A mansão foi construída em 1930 [talvez iniciada em 1929], durante a era da Grande Depressão, quando muitos americanos estavam desempregados e eram comuns enormes filas de gente na distribuição da sopa dos pobres.

Rutherford mandou construir a mansão luxuosa porque estava convencido que os profetas do Antigo Testamento seriam ressuscitados em breve e ele queria ter um lugar agradável para eles viverem. Ele até chegou a incluir os nomes de alguns deles na Escritura Pública da casa! Se tudo corresse conforme planeado, o próprio Rutherford viveria naquela casa com eles e usaria um dos novos cadillacs [automóveis de luxo] que também foram comprados. Até foram plantadas oliveiras e palmeiras no local, para simular a paisagem do Médio Oriente.

Os jornais locais conheciam muito bem a existência da mansão e até publicaram várias reportagens acerca das razões completamente absurdas por que a mansão foi construída. (Veja excertos do San Diego Sun de 15/3/1930; Time Magazine de 31/3/1930; San Diego Sun de 9/1/1931.) O livro O Novo Mundo publicado em 1942 na pág. 104 diz: "Nesta expectativa, a casa em San Diego, Califórnia, que tem sido muito publicitada com intenções maliciosas pelo inimigo religioso, foi construída em 1930 e chamada "Beth-Sarim", que significa "Casa dos Príncipes". Está agora confiada aos nossos cuidados [a expressão inglesa é "held in trust"] para que aqueles príncipes a ocupem quando regressarem. Os factos mais recentes mostram que os religiosos deste mundo condenado estão rangendo os seus dentes por causa do testemunho que aquela "Casa dos Príncipes" dá acerca do Novo Mundo."

Sobre Bete-Sarim, o livro Salvação, publicado em 1939, explica na pág. 311: "As palavras hebraicas Bete-Sarim significam Casa dos Príncipes; e o intento de adquirir essa propriedade e edificar a casa foi para que houvesse alguma prova tangível de que existem pessoas na Terra actualmente que acreditamplenamente em Deus e em Cristo Jesus e em seureino, crendoque os fiéis da antiguidade serão brevemente ressuscitados pelo Senhor, voltarão à terra e se encarregarão dos negócios visíveis da terra."

Alguns anos mais tarde, a Sociedade Torre de Vigia vendeu de forma quase secreta a propriedade, depois de se ter tornado evidente que os ditos "príncipes" não regressaram.

A Sentinela de 1/6/1940, ed. inglês, afirmou na pág. 162: "Algumas pessoas pouco credíveis são responsáveis pela circulação de um relato segundo o qual Beth-Sarim está a ser ampliado como um lugar de segurança e que isso está a ser construído pela Sociedade. Não existe absolutamente nenhuma ponta de verdade nesse relato. Aqueles que estão interessados na Teocracia fariam melhor em circular a mensagem do Reino em vez de estarem a circular falsas imaginações de outros."

Será que a publicação da Sociedade Torre de Vigia intitulada Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus (1993) nos diz qual foi a verdadeira razão porque "Beth-Sarim" foi vendida? Na pág. 76 desse livro, lemos: "O Irmão Rutherford contraiu uma pneumonia aguda depois de ser solto em 1919 de encarceramento injusto. Após isso, ele só tinha um pulmão sadio. Nos anos 20, sob tratamento médico, ele foi a San Diego, Califórnia, e o médico instou com ele para que passasse tanto tempo quanto possível ali. Desde 1929, o irmão Rutherford passava os invernos trabalhando numa residência em San Diego que ele chamara de Bete-Sarim. A construção de Bete-Sarim foi realizada com fundos contribuídos directamente para esse fim. A escritura, publicada na íntegra na revista Idade de Ouro de 19/3/1930, transferia essa propriedade a J. F. Rutherford, e depois, à Sociedade Torre de Vigia dos EUA." [ A casa foi registada em nome de Abraão, Isaque Jacó, David e outros personagens do Antigo Testamento - que era suposto ressuscitarem em 1925! Mais tarde, vendeu a mansão - coisa que tinham dito (na Escritura) que nunca fariam, porque era suposto a casa ser "uma testemunha por toda a eternidade." ] "Alguns anos após a morte do Irmão Rutherford (em 1941), a Directoria da Sociedade Torre de Vigia decidiu vender Bete-Sarim. Porquê? A Sentinela de 15 /12/1947, ed. inglês, explicava: "Havia cumprido plenamente seu objectivo e agora só servia como monumento bastante dispendioso de manter". (Anuário das Testemunhas de Jeová de 1976, pág. 194)

Beth-Shan (em hebr. "Casa de Refúgio") tinha uma casa ainda maior do que Beth-Sarim, construída na "propriedade de 100 acres" que a Sociedade possuía em San Diego. Foi construída em 1939, dez anos depois de Beth-Sarim. A residência de Beth-Shan era um local secreto que a Sociedade só mencionou uma vez na revista Consolação de 27/5/1942, ed. inglês, na pág. 9. Foi vendida em 1945, apenas seis anos depois de ter sido construída. Por que é que foi construída? Devido a crença da iminência do Armagedom e do que isso traria, a compra da propriedade Beth-Shan uma preparação prévia sob a forma de elaborados túneis subterrâneos e quartos, em antecipação a este tempo aflitivo.

Nas décadas de 1920 e 1930, a Sociedade Torre de Vigia publicava que "a próxima guerra" [seria a conclusão da Primeira Guerra Mundial] levaria ao Armagedom e resultaria no Reino de Deus na Terra. Eles acreditavam que essa seria uma guerra travada principalmente ou exclusivamente no ar, com gás tóxico e armas biológicas que acabariam com a maior parte da vida na Terra. Haveria ainda uma grande falta de alimentos. ( Idade de Ouro de 21/4/1926, pág. 455, Idade de Ouro de 2/6/1926, pág. 551; A Sentinela de 15/11/1941, pág. 343)

(Os Monumentos às Falsas Profecias das Testemunhas de Jeová, Edmond C. Gruss e Leonard Chretien, County Recorder; 1997)

Também no FANDOM

Wiki aleatória