FANDOM


Na Igreja Cristã do I século, o celibato é uma decisão voluntária que exige maturidade psico-emocional. Pode ser um voto pessoal temporário ou perpétuo. É um modo de vida legítimo quando é vivido em autêntica castidade. Aos solteiros que não tenham autodomínio sobre sua vontade e que não sejam adolescentes [imaturos], o conselho apostólico é que estes se devem casar por causa da prevalência da fornicação. (I Coríntios 7:2, 9, 36-38)

Jesus Cristo chamou os celibatários de "eunucos por causa do Reino dos Céus". É um dom (carisma) concedido a alguns homens, não para todos homens. O celibato cristão não é uma imposição religiosa. (Mateus 19:12) Os apóstolos e os "irmãos de Jesus" foram casados. (Mateus 8:14; I Coríntios 9:5) Nas primitivas comunidades cristãs, os presbíteros e diáconos, poderiam ser casados e poderiam ter filhos. Isso seria para o seu ministério uma mais valia. (I Timóteo 3:2, 4-5; Tito 1:6; I Timóteo 3:8-10, 12-13)

Os ministros cristãos não-casados podem se envolver mais plenamente no serviço a Deus na Igreja, isto é, com uma atitude de total entrega e disponibilidade. Sendo casado, ele terá que manter o equilíbrio difícil entre as suas responsabilidades na Igreja e as responsabilidades familiares. Não poderá servir a Igreja com a mesma atitude de entrega e disponibilidade que um ministro celibatário. (I Coríntios 7:28, 33-34)

Clemente de Alexandria defendia que a abstinência sexual (castidade) só é virtuosa quando vivida por amor a Deus. Aos poucos, a castidade começou a ser considerada a união mística e perfeita de Cristo com a Igreja. Para Orígenes (que se castrou depois de ler Mateus 19:12) a virgindade supera o casamento. Novaciano comparou a virgindade com o estado angélico e Tertuliano levou ao extremo a sua exaltação. No ano 300 EC, o Concílio de Elvira, em Espanha, determinou a obrigatoriedade do celibato para os presbíteros (padres) e bispos da província. Com o tempo, a norma se estendeu a toda a Igreja Católica.

Saiba Mais Editar

Ligação Externa Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória