Wikia

Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

Comemoração da Morte de Cristo

Comentário1
439 pages em
Este wiki

Comemoração da Morte de Cristo, também chamada Refeição Noturna do Senhor ou a Ceia do Senhor, é uma celebração em memória da morte e ressurreição de Jesus Cristo, o Filho de Deus. Celebra o grande amor demonstrado tanto pelo Deus Jeová como pelo Seu Filho, Jesus Cristo. (João 3:16; Mateus 20:28) Não é um mero ritual. É sinónimo de Eucaristia, se bem que haja diferenças nas formas de celebração e nos seus simbolismos. (O Que a Bíblia Realmente Ensina?, 2005, pág, 206)

As Testemunhas de Jeová rejeitam a doutrina da transubstanciação - a transformação da substância do pão e do vinho no corpo e sangue literal de Cristo, e da consubstanciação - a presença do corpo e do sangue de Cristo no pão e vinho depois de consagrados na Eucaristia.

Comemoram uma vez por ano de acordo com o Calendário judaico, no dia 14 de Nisã (Março/Abril), após o pôr-do-Sol. Durante a celebração, os emblemas - que adquirem um simbolismo - são passados mão em mão. O pão ázimo [ não fermentado ] e uma taça de vinho sem aditivos, representando respetivamente o corpo perfeito e sangue derramado [ símbolo de sua vida humana perfeita ] do Cristo [ ou Messias ], o Filho de Deus. A passagem dos símbolos é acompanhada por breves explicações usando a Bíblia e orações de agradecimento. São cantados louvores no início e no encerramento da cerimónia.

Sua instituição

Após terem comido a refeição pascal Judas Iscariotes retira-se do sobrado deixando Jesus, acompanhado com os 11 apóstolos fiéis. Nesse momento, Jesus institui com eles uma nova celebração para todos os cristãos. Esta substituiria a Páscoa Judaica e seria a Páscoa Cristã.

O evangelista Lucas narra esse momento da seguinte forma: "Ao continuarem a comer, Jesus tomou um pão, e, depois de proferir uma bênção, partiu-o, e, dando-o aos discípulos, disse: Tomai, comei. Isto significa [ ou "Isto é", em grego estin ] meu corpo. Tomou também um copo, e, tendo dado graças, deu-lho, dizendo: Bebei dele, todos vós; pois isto significa meu sangue do pacto, que há de ser derramado em benefício de muitos, para o perdão de pecados. Eu vos digo, porém: Doravante, de modo algum beberei deste produto da videira, até o dia em que o beberei novo, convosco, no reino de meu Pai. Por fim, depois de cantarem louvores [ os Salmos Cap. 115 a 118 ], saíram para o Monte das Oliveiras." (Mateus 26:26-30; Marcos 14:22-25; Lucas 22:14-20)

O apóstolo Paulo repete as ideias acima aos cristãos em Coríntio ao dizer: "Pois eu recebi do Senhor o que também vos transmiti, que o Senhor Jesus, na noite em que ia ser entregue, tomou um pão, e, depois de ter dado graças, partiu-o e disse: Isto significa [ ou "Isto é", em grego estin ] meu corpo em vosso benefício. Persisti em fazer isso em memória de mim. Ele fez o mesmo também com respeito ao copo, depois de tomar a refeição noturna, dizendo: Este copo significa o Novo Pacto em virtude do meu sangue. Persisti em fazer isso, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Pois, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes este copo, estais proclamando a morte do Senhor, até que ele chegue." (I Coríntios 11:23-26)

Participação

A participação os que comem do pão ázimo e tomam do vinho é somente reservada as Testemunhas de Jeová alegadamente "Ungidas" com Espírito Santo - aqueles que fazem parte da "classe dos 144 mil". Estes cristãos têm a expetativa serem convocados para a vida celestial como co-herdeiros de Cristo no Reino de Deus no céu. Segundo o Relatório Mundial de 2007, 9 105 Testemunhas - homens e mulheres - participaram na celebração. As Testemunhas "não-Ungidas", que fazem parte da Grande Multidão), têm a expetativa de usufruir Vida Eterna numa Terra paradísiaca. Têm por isso prazer em ser apenas observadores desta celebração.

Saiba Mais

Para saber mais, veja o folheto "As Testemunhas de Jeová e a Comemoração da Morte de Cristo" - Mentes Bereanas.

Ligações Externas

Rede da Wikia

Wiki Aleatória