FANDOM

Cada congregação (assembleia ou igreja, em gr. ekklesía) local, é composta de publicadores de congregação, ou seja, homens e mulheres, jovens e idosos, que são divulgadores regulares da mensagem que as Testemunhas chamam "boas novas do Reino", cumprindo assim o que entendem ter sido a ordem dada por Jesus Cristo para os seus seguidores. (Mateus 24:14; 28:19,20) A maioria destes publicadores são batizados.

Para a liderança da congregação e de todas as suas atividades, são designados entre os homens batizados, experientes e exemplares, os que servirão como anciãos (ou presbíteros; em gr. presbýteroi) ou superintendentes (em gr. epískopoi), e servos ministeriais (ou diáconos; em gr. diákonos) como seus ajudantes. Os termos "servo ministerial" e "ancião" não são usados como títulos religiosos. Desde 1935, o local onde se reúne a congregação local designa-se por "Salão do Reino". Conforme os locais, cada congregação pode possuir de poucas dezenas até bem mais de uma centena de publicadores. Em 2007, os 6 957 854 publicadores ativos das Testemunhas de Jeová estão organizados e distribuído por 101 376 por congregações em todo o mundo. Todas essas congregações são supervisionadas por uma estrutura organizacional, sob a liderança do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová.

Anciãos e Servos Ministeriais Editar

As responsabilidades de todos os anciãos envolvem presidir as reuniões congregacionais e ensinar na congregação, tomar a dianteira no trabalho de evangelização, fazer periodicamente visitas de pastoreio a membros da congregação, visando aconselhar ou encorajar publicadores individuais ou as suas famílias, e julgarem assuntos relacionados com transgressões de leis ou princípios bíblicos, por parte de algum membro batizado. Na execução destas tarefas, os homens mais maduros ou anciãos são também conhecidos por superintendentes, visto que exercem uma função de supervisão e instrução.

Publicadores batizados exemplares poderão vir a ser designados servos ministeriais. Os servos ministeriais exercem funções não relacionadas com o ensino ou o pastoreio, tais como as tarefas mecânicas relacionadas com a distribuição de literatura pelos publicadores, cuidar da distribuição de território para pregação a cada publicador, supervisionar a limpeza e manutenção do Salão do Reino, entre outras. Alguns servos ministeriais com maior potencial são treinados pelos anciãos para receberem maiores responsabilidades. Alguns deles poderão proferir discursos à congregação, acompanhar anciãos em visitas de pastoreio ou mesmo cuidar de um grupo de Estudo de Livro de Congregação, caso não existam anciãos suficientes. Por sua vez, novos anciãos são escolhidos entre estes servos ministeriais que demonstram capacidade de ensino e potencial de realizar as tarefas esperadas de um ancião.

Os anciãos congregacionais recebem treinamento periódico na Escola do Ministério do Reino, desde 1959. Cada ancião recebe um exemplar do manual intitulado Prestai Atenção a Vós Mesmos e a Todo o Rebanho (revisado em 1991), para usarem ao cuidar de suas responsabilidades. O uso do manual é reservado somente aos anciãos designados, solicitando-se a sua devolução caso deixem de servir nessa qualidade. É ainda desaconselhado que tenham partes do manual armazenados num computador pessoal. Este manual é um resumo condensado de instruções encontradas em dezenas de Cartas da Sociedade, de Nosso Ministério do Reino e de artigos de A Sentinela. Desde 1984, a Escola do Ministério do Reino passou a incluir os Servos Ministeriais, provendo-lhes treinamento prático. Anciãos e Servos ministeriais solteiros que completem dois anos de Serviço de Tempo Integral, poderão ser convidados a cursar a Escola de Treinamento Ministerial, desde 1987, que visa habilitá-los a cuidar de forma mais eficiente das suas responsabilidades.

A designação como Ancião ou Servo Ministerial é altamente prezada pelos que a possuem, sendo que o cargo é encarado como um serviço voluntário prestado aos restantes membros da congregação. Nenhum destes homens é remunerado ou recebe qualquer compensação monetária ou material, pelas muitas horas dedicadas à execução das suas tarefas. Os restantes membros da congregação usualmente mostram respeito pelos que tomam a dianteira.

Recomendação, designação e remoção Editar

Duas vezes por ano em cada congregação, cada Corpo de Anciãos juntamente com o Superintendente do Circuito, reúne-se para considerar a recomendação de Testemunhas exemplares habilitadas para serem designadas como servos ministeriais ou como anciãos (superintendentes) na congregação. A consideração é iniciada e concluída com uma oração. Durante a reunião, eles analisam se cada candidato em consideração preenche satisfatoriamente as qualificações estabelecidas na Bíblia. (I Timóteo 3:2-7, 8-13; Tito 1:5-9; I Pedro 5:2-4)

Caso concordem que a pessoa satisfaz as qualificações num grau razoável, sua recomendação é enviada ao Departamento do Serviço do Escritório da Filial. Nenhum dos homens visados tem conhecimento prévio de que foi recomendado, sendo que todo processo é mantido confidencial para toda a congregação. Mais tarde, a Comissão de Serviço da Congregação será informada por escrito se a pessoa recomendada foi designada e só nesta altura o visado será informado da designação, que entrará em vigor caso ele concorde em assumir a designação. Em caso positivo, será feito um breve anúncio à congregação.

A pessoa designada servirá nessa qualidade enquanto estiver à altura dos requisitos, não tendo necessidade de resignar por motivo de doença prolongada ou limitações físicas devido a idade avançada. Se divergir das orientações oficiais do Corpo Governante ou transgredir leis Divinas, conforme delineadas na Bíblia, ele deverá pedir a resignação de seus cargos congregacionais. Como qualquer outro membro da congregação, será removido de suas designações de serviço se ficar bem estabelecido que cometeu grave negligência no cumprimento dos seus deveres. Em caso de violação de leis bíblicas, poderão ser desassociados, caso não demonstrem genuíno arrependimento. Usualmente, aqueles que perderam os seus privilégios especiais de serviço, mesmo após terem recuperado a sua boa reputação, poderão ter de aguardar vários anos antes de voltarem a ser designados, isto se forem.

Corpo de Anciãos Editar

Cada congregação é governada por uma comissão de anciãos congregacionais (ou presbitério, em gr. presbytérion), habitualmente chamado de Corpo de Anciãos, com uma função deliberativa. Todos têm a mesma autoridade, apesar de nem todos possuírem a mesma experiência. Normalmente, reúnem-se em cada visita semestral do Superintendente de Circuito e em outras ocasiões que sejam consideradas necessárias para cuidar de assuntos relacionados com a congregação a que servem. Regra geral, o ancião congregacional mais experiente é designado como de Coordenador do Corpo de Anciãos [ antes designado por Superintendente Presidente ], presidindo as reuniões do Corpo de Anciãos. No entanto, não lhe é atribuída mais autoridade do que a qualquer outro ancião.

Comissão de Serviço da Congregação Editar

A Comissão de Serviço da Congregação exerce uma função executiva, sendo formada pelos anciãos que ocupam os cargos de Coordenador do Corpo de Anciãos [ antes designado por Superintendente Presidente ], Secretário da Congregação e de Superintendente do Serviço. Visto que uma congregação pode possuir diversos anciãos, estes delegam na Comissão de Serviço da Congregação, para execução de tarefas rotineiras ou que exigem uma atenção imediata. No entanto, toda a sua atuação é subordinada à autoridade do Corpo de Anciãos da congregação e das orientações recebidas do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, através da respetiva Comissão de Filial.

Posição e papel da mulher na Congregação Editar

No entendimento das Testemunhas de Jeová, a Bíblia estabelece que os cargos de serviço nas congregações sejam exercidos apenas por cristãos batizados habilitados. (I Timóteo 2:12, 13) Impede-se assim que mulheres exerçam autoridade religiosa sobre cristãos batizados do sexo masculino da congregação. Tampouco, devem questionar publicamente, desafiar ou tentar usurpar a sua posição de autoridade. Ainda assim, o trabalho das mulheres é altamente valorizado na obra de evangelização pública, visto que elas também são consideradas como ministras ordenadas após o seu batismo. As mulheres podem participar nas reuniões com comentários e em demonstrações práticas de como efectuar a obra de evangelização. Se as suas circunstâncias pessoais e familiares permitirem, podem ingressar em várias modalidades do serviço de Tempo Integral, tal como no Serviço de Pioneiro ou Serviço Missionário.

Orar ou ensinar na congregação normalmente é uma responsabilidade atribuída ao homem. Portanto, quando uma mulher cristã cuida de assuntos pertinentes à adoração, que normalmente seriam cuidados pelo marido ou por um homem batizado, ela deve usar uma cobertura sobre a cabeça (como um lenço, por exemplo) segundo o entendimento das Testemunhas das instruções contidas em I Coríntios 11:3-10. Se numa congregação recém-formada não houver cristãos habilitados disponíveis, uma cristã batizada capaz pode presidir a reuniões congregacionais, ser leitora pública ou fazer oração, mas fará isso sentada e usando uma cobertura na cabeça. De igual modo, pode ser designada não oficialmente a cuidar de algumas tarefas congregacionais. Se servir como tradutora, durante uma reunião ou de uma oração, não é necessário que cubra a cabeça.

Na família, ao orar em voz alta para si mesma ou para os filhos, ou quando dirige um estudo bíblico aos filhos, caso esteja na presença do marido que não é Testemunha, a mulher deverá cobrir a cabeça. Se o marido não estiver presente, a esposa não precisa cobrir a cabeça, pois entende-se que está divinamente autorizada a ensinar os filhos. Na obra de evangelização pública, não precisa usar uma cobertura na cabeça como sinal externo de sujeição ao arranjo de Deus, visto que a responsabilidade como ministros públicos cabe a ambos os sexos. No entanto, caso uma mulher tenha de dirigir um estudo bíblico na presença de um homem batizado, talvez por este se encontrar incapacitado de falar, ela deverá cobrir a cabeça.