FANDOM


Para servir no cargo Coordenador do Corpo de Anciãos, é designado um Ancião de Congregação bastante experiente e que serve lealmente por muitos anos. É designado pelo Escritório da Filial com a recomendação favorável do Superintendente do CircuitoNão deve ter mais de 80 anos. (Pastoreiem o Rebanho de Deus, 2 §11; CCTJ 1/6/2014) Se um ex-superintendente viajante for designado a servir na congregaçãoele têm preferência para servir como Coordenador. (CCTJ 27/2/2012 aos Sup. Distrito)

Ele preside as reuniões do Corpo de Anciãos e da Comissão de Serviço da Congregação, excepto na visita do Superintendente do Circuito. Embora não tenha mais autoridade do que os demais Anciãos, ele é o representante local do Escritório da Filial. É responsável por organizar e supervisionar os arranjos na semana da visita o Superintendente do Circuito. É o administrador principal do domínio local do JW ORG. (CCTJ 12/7/2014 e 31/3/2015)

Na sua falta ou impedimento, o Corpo de Anciãos pode indicar um Ancião habilitado que o substitua. Mas, se for preciso substituir o Coordenador entre as visitas do Superintendente do Circuito, o Corpo de Anciãos pode aprovar um ajuste temporário. Têm de notificar de imediato o Escritório da Filial e o Superintendente do Circuito. [ O mesmo sucede no caso de alterações no endereço e no contacto telefónico. ] A designação definitiva só decidida na visita regular do Superintendente do Circuito. (Pastoreiem o Rebanho de Deus, 2 § 13-14; CCTJ 13/7/2014 § 8; Orientações para os Sup. Circuito, 2015, 20 § 18-21)

Suas responsabilidades Editar

São deveres do Coordenador do Corpo de Anciãos:

  • Convocar o Corpo de Anciãos. Preside as reuniões do Corpo de Anciãos, excepto durante a visita do Superintendente de Circuito.
  • Certificar-se de que as decisões do Corpo de Anciãos, do Superintendente do Circuito e do Escritório da Filial, sejam corretamente executadas.
  • Deve determinar que assuntos podem ser tratados por Anciãos, em base individual, e os que necessitam de atenção do inteiro Corpo de Anciãos, a fim de evitar reuniões desnecessárias.
  • É o principal Administrador local de domínio na intranet JW ORG.
  • Receber a correspondência do Escritório da Filial enviada à congregação e encaminha-la ao Secretário da Congregação, para que este a faça circular entre os Anciãos, e depois, seja arquivada no Arquivo da congregação. Assina a maior parte da correspondência enviada ao Escritório da Filial.
  • Organizar e supervisionar os arranjos em preparação para a visita do Superintendente de Circuito.
  • Fazer a programação dos Discursos Públicos a realizar, providenciar bons oradores para os proferir, verificar a aderência do orador ao esboço impresso, e se necessário, providenciar substituições.
  • Providenciar bons participantes no programa da reunião Nossa Vida e Ministério Cristão, conjuntamente com o presidente da reunião.
  • Aprovar todos os anúncios a serem feitos à congregação, em especial, os de natureza judicativa.
  • Cuidar do quadro de anúncios.
  • Convocar o Corpo de Anciãos quando surgem assuntos judicativos.
  • Providenciar que dois anciãos se reúnam com o estudante que deseja ser Publicador de congregação [ associado aprovado, habilitado a participar na pregação pública ]. Um dos anciãos deve ser membro da Comissão de Serviço da Congregação, o outro o ancião que melhor conhece o estudante ou seu instrutor, como o Superintendente de Grupo de Serviço de campo.
  • Fazer arranjos para que Anciãos façam as perguntas de exame aos publicadores candidatos ao batismo.
  • Providenciar que dois Anciãos se reúnam com todo o publicador que completar 1 ano de batismo, visando o seu contínuo progresso espiritual. (Carta de 2/9/1995 n.° 26)
  • Providenciar que dois Anciãos anualmente visitem os desassociados e dissociados dispostos a ser readmitidos. Ver A Sentinela 15/4/1991 pág. 21-23 e de 15/8 pág. 28.
  • Autorizar o pagamento de todas as despesas correntes da congregação. Fazer auditoria trimestral às contas da congregação.

Evolução do arranjo Editar

Em 1919, Rutherford tomou medidas para ter controlo sobre as congregações dos Estudantes da Bíblia. Foi designado pela Torre de Vigia um Diretor de Serviço local em cada congregação. Ele não estava sujeito a eleição local. Ele era o representante local da Torre de Vigia e tomava a liderança na pregação pública.

Em 1926, Rutherford modificou o Serviço dos Peregrinos. Eles tornaram-se Superintendentes viajantes e promotores da pregação pública nas congregações. Entre 1926 e 1938, eram chamados de Servos regionais. (Proclamadores do Reino de Deus, pág. 564) Os Anciãos eleitos que recusavam fazer pregação pública, eram demitidos.

Em outubro de 1932os Anciãos eleitos foram substituídos por uma Comissão de Serviço eleita pela congregação, para auxiliar o Diretor de Serviço local. (A Torre de Vigia, na edição de 1 de setembro e de 15 de outubro de 1932, em inglês (novembro-dezembro de 1932, em português) Em 1936, foi chamado de Servo de Companhia (Informante de 7/1936), e em 1952, de Servo de Congregação. (Informante de 5/1953, em inglês)

A partir de 1937batizados não Ungidos habilitados podem servir na Comissão de Serviço. Podem vir a ser Superintendente de Congregaçãose não houver Ungidos habilitados. (Proclamadores do Reino de Deus, pág. 216; A Sentinela de 1/5/1937 e 1/8/1937, em inglês) Desde outubro de 1938, todos os servos na congregação são designados pela Torre de Vigia. (A Torre de Vigia, edição de junho-julho de 1938, em inglês)

Em 1971 (1972 em português), o Corpo Governante explicou na revista A Sentinela que nenhuma congregação deve ter supervisionada apenas um Superintendente da Congregação.

Assim, em outubro de 1972, são designados Anciãos [ o mesmo que Presbíteros ] em cada congregaçãoA supervisão da congregação foi entregue ao Corpo de Anciãos [ ou Presbitério ]. Um dos Anciãos, é designado Superintendente presidente [ antes chamado de Superintendente da Congregação ]. Até 1983, existiu um rodízio anual na presidência do Corpo de Anciãos. Depois, o Superintendente presidente passou a servir por tempo indefinido. (Proclamadores do Reino de Deus, pág. 106) Em janeiro de 2009, é chamado de Coordenador do Corpo de Anciãos. (CCTJ 2/9/2008; Nosso Ministério do Reino 11/2008 pág. 3)

Saiba Mais Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória