FANDOM

Visto que a Cronologia bíblica se baseia em datações relativas, a fixação temporal dos acontecimentos pode ser discutível. A tarefa do historiador moderno é confrontar os dados da Bíblia com os factos da História geral. (Bíblia de Jerusalém, Introdução ao Pentateuco, Paulus, pág. 27) Grande parte dos livros do Antigo Testamento foi escrito em forma de História por profetas historiadores. Ainda assim, nós podemos ter um quadro historicamente seguro.

A cronologia tem por finalidade determinar com precisão as datas e ordenar os acontecimentos históricos numa sequência temporal. Com uma data basilar, nós podemos datar e ordenar a sucessão dos acontecimentos a partir dela. As datações absolutas são feitas com ajuda dos registos das tabuinhas astronómicas e pela datação por rádiocarbono. Isto permite datar com precisão, por exemplo, o ano da batalha de Carquemish (605 AEC), a conquista de Babilónia por Ciro II (539 AEC) ou a destruição do Templo de Jerusalém por Nabucodonosor II (587 AEC). Podemos sincronizar com as cronologias dos povos contemporâneos - sumérios, acádicos, egípcios, sírios, assírios, neo-babilónicos, persas, gregos e romanos.

Cronologia da STV Editar

A Sociedade Torre de Vigia (dos EUA) têm um historial de datas falhadas, suposições fantasiosas, expetativas equivocadas e doutrinas abandonadas. Se a liderança das Testemunhas de Jeová erra, a regra é nunca deixar claro que errarou e quem errou. Para a sua sobrevivência, publicam informação tendenciosa a fim de convencer que seus ensinos têm uma base bíblica e que têm permanecido consistentes ao longo dos anos. Contestam a credibilidade das evidencias históricas, distorcem as citações dos eruditos, questionam a sua credibilidade e usam imprecisões nas fontes de referência quando as citam - isto para encobrir as fragilidades que suportam a sua escatologia e a doutrinação tendenciosa.

Suas publicações mais antigas - impossíveis de obter ou consultar através da STV, se revelam incriminatórias após um exame cuidadoso. O raciocínio do Corpo Governante é o mesmo do adventista George Storrs. Ele escreveu: "não temos nada que ver com a cronologia profana ou a cronologia dos historiadores. A Bíblia é que deve resolver a questão. E se a cronologia profana não está de acordo com ela, temos o direito de concluir que tal cronologia é falsa e indigna de confiança." (Bible Examiner de 4/1863, pág. 120, Brooklyn, Nova Iorque, em inglês)

Também no FANDOM

Wiki aleatória