FANDOM


Milhões de pessoas a veneram a Santa Cruz (popularmente chamada de Vera Cruz ou Santo Lenho), acreditando que Jesus Cristo foi pregado numa Cruz. Tornou-se por isso simbolo do Cristianismo e amplamente usado pelas religiões cristãs. As Testemunhas de Jeová creem ser errado venerar [ cultuar ] o instrumento usado para torturar e matar Jesus Cristo. Isso é visto como idolatria. Além disso, defendem a ideia de que Cristo foi pregado numa estaca, e não numa cruz. (O Que a Bíblia Realmente Ensina?, 2005, pág. 204; Raciocínios à base das Escrituras, 1989, pág. 99-103)

Na Tradução do Novo Mundo - Edição com referências, nas pág.1517-8, mostra uma ilustração de um erudito católico Justo Lipsio em suposta defesa do seu ensino da estaca de tortura - a "crux simplex". Mas Justo Lipsio no seu livro não colocou uma única imagem, conforme a STV pretende induzir o incauto para aparentemente comprovar suas ideias pré-concebidas. É mais uma prova de que a STV éinteletualmente desonesta e tendenciosa.

Os relatos evangélicos de Mateus, Marcos, Lucas e João usam stauros quando se referem ao instrumento de execução em que Jesus morreu. (Mateus 27:40; Marcos 15:30; Lucas 23:26) Essa palavra significa "poste" ou "estaca". Em Atos 5:30, o apóstolo Pedro usou xylon, que significa "madeiro", como sinónimo de stauros.

Os antigos babilónios usavam cruzes como símbolos na adoração do deus da fertilidade, Tamuz. Seu uso se espalhou pelo Egito, pela Síria, pela Índia e pela China. (Ezequiel 8:13,14) Antes do nascimento de Jesus, a cruz já existia como um instrumento de martírio e execução.

A crucificação consistia em pregar o condenado numa cruz e colocada em local bem visível como exemplo para aqueles com pretendiam cometer delitos semelhantes. O condenado morria por insuficiência circulatória ou por sufocamento, por não poder fazer força suficiente nos pés e mãos para respirar. A maior crucificação de que se tem notícia ocorreu em 71 a.C., no tempo do General Ceneu Pompeu, em Roma. Dominada a revolta de 200 mil escravos sob o comando de Espártaco, as legiões romanas, num só dia, crucificaram cerca de 6 mil dos revoltosos vencidos.

Alguns desenhos antigos mostram o uso de um único poste de madeira nas execuções romanas, provávelmente quando não abundava árvores na região. Esta cruz era chamada de crux simplex.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória