FANDOM


Nos casos de Custódia de Crianças, os direitos e responsabilidades dos pais Testemunhas são bem claras quando enfrenta uma disputa sobre a guarda de filhos num processo de separação ou divórcio. Não há nenhuma necessidade de contatar o Departamento Legal em relação a uma disputa de guarda de filhos se não houver nenhuma indicação que as crenças e as práticas das Testemunhas de Jeová estarão atacadas. Se os direitos dos pais Testemunhas forem desafiados com base nas nossas crenças cristãs ou na afirmação que nossa crença é prejudicial aos melhores interesses de uma criança, os anciãos congregacionais devem imediatamente escrever ao Departamento Legal. A acusação poderá usar no processo citações das publicações da Sociedade Torre de Vigia e/ou "testemunhas peritas" [ ex-membros ou "críticos" ]. Numa rara situação de Emergência, um telefonema poderá ser necessário. O Departamento Legal avaliará os fatos e determinará o grau de sua participação, se existir, e enviar um exemplar do manual Preparação para Casos Custódia de Crianças. O Departamento Legal poderá sugerir um advogado local que esteja preparado para empreender o litígio familiar em que envolvem Testemunhas de Jeová, se isso for requisitado. Os anciãos não têm nenhuma autoridade para tomar qualquer comprometimento sobre o pagamento de taxas legais por parte da Sociedade ou na direção de casos específicos. (Carta da Sociedade dos EUA aos anciãos de 2/12/1991, em inglês; Carta da Sociedade da Grã-Bertanha aos anciãos de 1/12/2000, em inglês)

Quando anciãos escreverem sobre um caso específico, devem fornecer as seguintes informações: 1. Os nomes dos pais e de seus advogados, se informado. 2. O número de crianças envolvidas e suas idades. 3. Uma descrição breve dos fatos, inclusive da presença de alguns apóstatas. 4. Uma breve avaliação da condição espiritual dos pais cristãos - É ele ou ela novo(a) na verdade? Ativo? Inativo? Equilibrado? 5. A situação do processo legal – a questão chegou no Tribunal? A data da audiência foi marcada? Caso positivo, quando?

O manual Preparando-se para Casos de Custódia de Crianças, publicado em 1991 pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA), foi escrito com o auxílio de profissionais psiquiátricos e advogados com um único objetivo: em casos de separação ou divórcio, conseguir que o cônjuge Testemunha de Jeová possua a guarda definitiva dos filhos. O que a liderança das Testemunhas de Jeová ganha com isso? Mais membros. O que realmente impressiona neste manual é como o Corpo Governante quer esconder a sua real intenção por manipular os fatos. Veja Guerra teocrática.

Este manual contém informações específicas de como os pais e os filhos devem se comportar frente ao juiz e aos arguidores. Há uma seção com o nome "Exemplo de perguntas diretas e respostas apropriadas de jovens Testemunhas", que visa instruir as crianças como responder às perguntas que lhes serão feitas. A pág. 43 aconselha: "Tenha cuidado para que eles não tenham a impressão de que estão numa Assembleia de Circuito, quando mostrariam que as primeiras coisas em sua vida são o serviço de pregação e a ida ao Salão do Reino. Mostre hobbies, atividade social, desportos, e especialmente planos para o futuro. Tome cuidado para que eles NÃO DIGAM que pretendem ser pioneiros [ isto é, evangelizadores por Tempo Integral ]. Os planos adequados podem ser mudar-se, casar-se e ter filhos, jornalismo, e vários outros interesses. Talvez possa mostrar o interesse deles em arte e teatro." Veja também o artigo sobre o acesso ao Ensino Superior.

Obviamente, as perguntas feitas às crianças e as respostas dadas são analisadas por psiquiatras, psicólogos e profissionais da saúde mental, no caso de custódia de crianças. O objetivo deste manual é evitar que estes profissionais afirmem que existe uma Programação Mental em crianças e em seus pais que são Testemunhas. Para isso, há uma lista completa de perguntas frequentes no caso de custódia de crianças, e de instruções bem claras de como estas devem ser respondidas.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória