FANDOM

É norma que cada Testemunha de Jeová, desde que seja um membro batizado, adulto ou menor amadurecido, traga sempre consigo um documento de identificação onde está exposta a recusa em receber sangue total ou qualquer um dos seus quatro componentes principais, bem como a sua recusa em usar procedimentos clínicos que incluam o armazenamento de sangue para posterior infusão.

Este documento, Declaração/Procuração sobre Cuidados de Saúde inclui também a decisão pessoal, segundo opções tomadas em consciência, sobre três áreas distintas:

  • A aceitação ou recusa, total ou parcial, dos hemoderivados ou fracções menores do sangue, dos quatro componentes principais
  • A aceitação ou recusa, total ou parcial, dos meios de tratamento que impliquem o manuseio do sangue, em circuito extra corpóreo ininterrupto.
  • Decisões quanto ao que fazer caso o portador do documento se venha a encontrar num estado clínico de Morte Cerebral declarada, estando a vida dependente de máquinas, esclarecendo se estas devem ser desligadas ou não.

Este documento, com valor legal, é assinado perante duas testemunhas e incluem os contactos de doisprocuradores a quem o documento entrega poderes de decisão sobre os cuidados de saúde caso o portador se encontre incapacitado de falar, bem como a acederem ao relatório clínico do paciente ou a defendê-lo em Tribunal, se isso for requerido. Este documento isenta a equipa médica e a administração hospitalar de quaisquer responsabilidades legaisresultantes de sua decisão.

Em casos de cirurgias programadas ou em casos onde a própria pessoa pode expressar-se e assinar documentos, é habitual entregarem uma Declaração de Isenção de Responsabilidade mencionando directamente a instituição hospitalar onde se procederá à intervenção ou então preencherem os documentos do próprio hospital, rasurando ou acrescentando frases que melhor expressem a Sua vontade pessoal.

== A Verdade é ... ==

Quem unicamente tem o direito de "entender" ou "deixar de entender" o que é religiosamente aceitavel é Corpo Governante das Testemunhas de Jeová. As Testemunhas individualmente apenas aceitam passivamente o que Eles "entendem". É falso e enganador o argumento de que se trata de uma verdadeira decisão de consciência. Como o entendimento religioso do Corpo Governante na doutrina do sangue têm mudado junto com os progressos da Medicina, e se tornado tão complexo, é preciso substituir a Bíblia por um bom livro de Medicina para poder entender as explicações dadas nas publicações da Sociedade Torre de Vigia (dos EUA).

Analise as instruções que constam Nosso Ministério do Reino de 1/1999, na pág. 2, ed. Portugal, para a distribuição e prencimento do dito cartão em uma das suas reuniões congregacionais.

REUNIÕES DE SERVIÇO PARA JANEIRO

Semana de 4 de Janeiro

[...] 20 min: Preenchimento de documentação legal sobre tratamento médico sem sangue. (Atos 15:28, 29) Discurso a cargo de um ancião qualificado, resumindo os pontos chaves da carta [internas] de 15 de Outubro de 1991; inclui a informação nas cartas [internas] de 16 de Outubro de 1997 e de 4 de Dezembro de 1997, que abordam o uso da declaração actualizada "Isenção de responsabilidade". Cartão Declaração Médica Antecipada/Isenção: Explique novamente que o novo modelo deste cartão pede também a menção do número, data de emissão e entidade emitente do bilhete de identidade do titular e das duas testemunhas. Estes dados, junto com as assinaturas que correspondem àquelas nos respectivos bilhetes de identidade, conferem a este cartão um acrescentado valor jurídico.

Após esta reunião, as Testemunhas baptizadas receberão o novo cartão, e os que têm filhos menores não-baptizados receberão um Cartão de Identificação para cada filho. Os cartões não devem ser preenchidos esta noite. Devem ser preenchidos com cuidado, em casa, mas NÃO devem ser assinados. Todos os cartões serão assinados e datados depois do próximo Estudo de Livro de Congregação, na frente das testemunhas, sob a supervisão do dirigente de estudo de livro. Antes de assinar, verifique se todos os dados dos cartões foram preenchidos. As Testemunhas devem realmente ver o dono do cartão assinar o documento. Adaptando os dizeres do cartão às suas próprias circunstâncias e convições, os publicadores não-batizados podem preparar a sua própria declaração, para si e para os seus filhos. Declaração "Isenção de responsabilidade": Ela existe em duas modalidades, para adultos e para menores sem capacidade de entender o que está envolvido. É um documento mais específico sobre tratamento médico para ser usado em casos de internamento hospitalar, provendo protecção legal básica.

Muitos médicos têm reagido de forma muito favorável a este documento. Os publicadores baptizados [nota: parece que a palavra "batizados" não consta das instruções dadas na edição americana] que ainda não possuírem este documento podem obter do secretário uma minuta da declaração. Os dirigentes do Estudo de Livro devem fazer uma lista para se assegurar de que todos os membros do seu grupo recebam a ajuda que necessitarem para preencher o cartão Declaração Médica Antecipada/Isenção."

Também no FANDOM

Wiki aleatória