FANDOM

Em Portugal, o divórcio pode ser obtido por mútuo consentimento ou por via litigiosa.

A primeira modalidade pressupõe o acordo de ambos os membros do casal relativamente à dissolução do vínculo matrimonial bem como sobre a prestação de alimentos ao cônjuge que deles careça, o exercício do poder paternal relativamente aos filhos menores, o destino da casa de morada da família e o regime que vigorará, no período da pendência do processo, quanto à mencionada prestação alimentar, ao referenciado exercício do poder paternal e à utilização da aludida casa.

O divórcio litigioso é requerido, no Tribunal, por um dos cônjuges contra o outro, e pressupõe que possa ser invocada a violação culposa dos deveres conjugais em termos tais que, face à sua gravidade ou reiteração, comprometam a possibilidade da vida em comum. Na apreciação da gravidade dos fatos invocados, deve o Tribunal tomar em conta, nomeadamente, a culpa que possa ser imputada ao requerente e o grau de educação e sensibilidade moral dos elementos do casal.

Quais os motivos para o divórcio legal?

Na ação de divórcio por mútuo consentimento, os cônjuges não têm de revelar a causa da pretensão que formulam.

O divórcio litigioso pode ser requerido por um dos cônjuges se o outro violar, nos termos referidos na resposta anterior, os deveres conjugais de respeito (através de palavras ou atos que atinjam a honra do outro cônjuge, a sua reputação, a sua consideração social, o seu brio, o seu amor próprio, a sua sensibilidade ou a sua susceptibilidade pessoal), fidelidade (praticar adultério, incumprindo, pois, a obrigação de dedicação exclusiva e sincera ao outro), coabitação (abandonando o domicílio conjugal), cooperação (omitindo o cumprimento da obrigação de socorro e auxílio e de assumir as responsabilidades inerentes à vida da família) e assistência (não cumprindo a obrigação de prestar alimentos e de contribuir para o custeio dos encargos inerentes ao quotidiano familiar).

Porém, o cônjuge não pode obter o divórcio:

Se tiver instigado o outro a praticar o fato invocado como fundamento do pedido ou tiver intencionalmente criado condições propícias à sua verificação; Se houver revelado pelo seu comportamento posterior, designadamente por perdão, expresso ou tácito, não considerar o acto praticado como impeditivo da vida em comum. São ainda fundamento do divórcio litigioso:

A separação de fato por três anos consecutivos; A separação de fato por um ano, se o divórcio for requerido por um dos cônjuges sem oposição do outro; A alteração das faculdades mentais do outro cônjuge, quando dure há mais de três anos e que, pela sua gravidade, comprometa a possibilidade de vida em comum; A ausência, sem que do ausente haja notícias, por tempo não inferior a dois anos. Entende-se que há separação de facto, para os referidos efeitos, quando não exista comunhão de vida entre os membros do casal e haja, da parte de ambos ou de um deles, o propósito de não a restabelecer.

O divórcio dissolve o casamento e tem juridicamente os mesmos efeitos da dissolução por morte, salvas as excepções consagradas na lei.

O que significa, na prática, a separação judicial de pessoas e bens? A separação judicial de pessoas e bens não dissolve o vínculo conjugal, mas extingue os deveres de coabitação e assistência, sem prejuízo do direito a alimentos.

Relativamente aos bens, a separação produz os efeitos que produziria a dissolução do casamento. A separação judicial de pessoas e bens termina pela reconciliação dos cônjuges ou pela dissolução do casamento.

Os cônjuges podem, a todo o tempo, restabelecer a vida em comum e o exercício pleno dos direitos e deveres conjugais. A reconciliação pode fazer-se por termo no processo de separação (texto escrito lançado nos autos por funcionário judicial, mediante manifestação de vontade das partes) ou por escritura pública, e está sujeita a homologação judicial, devendo a sentença ser registada por iniciativa do tribunal. Quando tenha corrido os seus termos na conservatória do registo civil, a reconciliação faz-se por termo no processo de separação e está sujeita a homologação do conservador respectivo, devendo a decisão ser registada por iniciativa do serviço. Os efeitos da reconciliação produzem-se a partir da homologação desta.

Decorridos dois anos sobre o trânsito em julgado da sentença que tiver decretado a separação judicial de pessoas e bens, litigiosa ou por mútuo consentimento, sem que os cônjuges se tenham reconciliado, qualquer deles pode requerer que a separação seja convertida em divórcio. Se a conversão for requerida por ambos os cônjuges, não é necessário o decurso do prazo referido. A conversão pode ser requerida por qualquer dos cônjuges, independentemente do apontado prazo, se o outro cometer adultério depois da separação. A sentença que converta a separação em divórcio não pode alterar o que tiver sido decidido sobre a culpa dos cônjuges no processo de separação.

É aplicável à separação judicial de pessoas e bens, com as necessárias adaptações, o disposto quanto ao divórcio.

5. Quais os motivos para a separação judicial de pessoas e bens? Os motivos para a separação judicial de pessoas e bens são os mesmos do divórcio litigioso.

6. Quais os efeitos jurídicos da separação judicial de pessoas e bens? Poderá ela ser convertida em divórcio? Tal separação constitui condição necessária para obter o divórcio? Conforme se disse na resposta à questão anterior, a separação judicial de pessoas e bens extingue os deveres de coabitação e assistência, sem prejuízo do direito a alimentos, produzindo, relativamente aos bens, os efeitos que produziria a dissolução do casamento. Cada um dos cônjuges conserva os apelidos do outro que tenha adoptado.

A separação judicial de pessoas e bens poderá ser convertida em divórcio, embora não seja uma condição ou fase num processo de divórcio. Termina pela reconciliação dos cônjuges ou pela dissolução do casamento.

Também no FANDOM

Wiki aleatória