FANDOM


"Em épocas mais recentes, a experiência das Testemunhas de Jeová confirma a visão de que repetidos fracassos proféticos podem ser superados, desde que a estratégia certa seja seguida. Fundada em 1870 por Charles Russell, a seita das Testemunhas de Jeová acreditava que a Segunda Vinda já ocorrera e que a reunião dos 144 mil eleitos, como descrito na Revelação 7:4, já estava a caminho. O santo vivo de Deus, Russell previa, iriam todos assumir a forma espiritual em 1878, depois em 1914, depois em 1918, depois em 1925 e depois em 1975. O padrão é bastante familiar. Entretanto o que era especial a respeito das Testemunhas de Jeová era sua habilidade de continuar a reagir — e até mesmo de se expandir, apesar de um histórico profético tão desastroso."

"O crucial em sua repetida recuperação era a maneira engenhosa com que o aparente fracasso era reinterpretado retroativamente como sucesso parcial. Após a confusão e a decepção que se seguiam a cada profecia não realizada, os líderes chegavam à conclusão de que Deus estava na verdade trabalhando de acordo com um tipo invisível de plano a prestações. Embora nada parecesse ter acontecido em 1878, argumentaram, esse foi na realidade o ano em que Deus retirara sua generosidade de todas as outras igrejas cristãs. Embora 1881 parecesse ter sido um ano sem nenhuma ocorrência especial, foi o ano depois do qual todos os cristãos Ungidos que morreram seriam imediatamente transformados em seres espirituais."

"A beleza era que tais argumentos eram impossíveis de comprovar ou refutar. Mas para aqueles que preferiam ao menos a aparência de prova empírica, foi uma feliz coincidência que a próxima data profética tenha coincidido com a explosão da Primeira Guerra Mundial. Embora a Segunda Vinda ainda não tivesse acontecido, não podia haver dúvidas que 1914 era uma data significativa na História Mundial. Tudo isso fazia parte, segundo as Testemunhas de Jeová, do grande plano em prestações de Deus: 1914 agora era visto como o ano em que Deus retirou sua benevolência das nações cristãs. Dessa vez, não havia falta de provas."

"E assim continuou ... 1925 e 1975 passaram e ainda assim o mundo teimosamente recusava-se a parar. Finalmente, após mais de cem anos de sua formação, as Testemunhas de Jeová concluíram que, afinal, seria melhor não definir a data. E verdade, o fim do mundo fora adiado, mais podia acontecer a qualquer momento e as Testemunhas de Jeová tinham que se preparar para esse glorioso dia. Consequentemente, o movimento continuou a florescer, na expetativa de um futuro que parecia estar sempre próximo, mas não estava."

(Citações do livro A História do Futuro de David A. Wilson, Rio de Janeiro, Ediouro, 2002, pág. 249-250) David Wilson é professor de História e Estudos Celtas da Universidade de Toronto, Canadá.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória