FANDOM

A Sociedade Torre de Vigia ensina que a duração do Reino de Judá foi de 390 anos. "E no que se refere a ti, deita-te sobre o teu lado esquerdo, e tens de deitar sobre ele o erro da casa de Israel. Pelo número dos dias que ficares deitado sobre ele levarás o erro deles. E eu é que tenho de dar-te os anos de seu erro no número de trezentos e noventa dias, e tens de levar o erro da casa de Israel. E tens de completá-los." (Ezequiel 4:4-6a NM)

Cálculados 390 anos a partir de 607 AEC, temos o início do reinado de Roboão, filho de Salomão, em 997 AEC. A invasão de Sheshonk I foi no 5.º ano de Roboão, supostamente em 993 AEC. [ O cálculo do ano 607 AEC se baseia em conjeturas sem apoio histórico. ] Somando a duração dos anos de reinado dos reis de Judá e sincronizando com a duração dos reinados dos reis de Israel, apresentam dificuldades. Tentando fazer sincronismo com a cronologia assíria, egípcia e neo-babilónica, apresentam mais dificuldades.

  • Saul, 40 anos. (Atos 13:21; )
  • David, 40 anos. (I Crónicas 29:27)
  • Salomão, 40 anos. (II Crónicas 9:30)
  • Roboão, 17 anos. (II Crónicas 12:13)
  • Abijão (Abias), 3 anos. (II Crónicas 13:2)
  • Asa, 41 anos. (II Crónicas 14:13; I Reis 15:10)
  • Jeosafat, 25 anos. (II Crónicas 20:31)
  • Jeorão, 8 anos. (II Crónicas 21:5)
  • Azarias, 1 year. (II Crónicas 22:2)
  • Atalia, 6 anos. (II Crónicas 22:12)
  • Joás, 40 anos. Tornou-se rei no 7.º ano de Jeú. (II Crónicas 24:1)
  • Amazias, 29 anos. (II Crónicas 25:1)
  • II Reis 14:1, 23, 17 - No 2.º ano de Jeoás, filho de Jeoacaz, Rei de Israel, começou a reinar Amazias, filho de Jeoás, Rei de Judá. No 15.º ano de Amazias, começou a reinar Jeroboão II, filho de Jeoás, e reinou 41 anos. Amazias viveu 15 anos depois da morte de Jeoás, Rei de Israel.
  • Azarias (Uzias), 52 anos. (II Crónicas 26:3)
  • I Reis 15:1 - No 27.º ano de Jeroboão I, Rei de Israel, começou a reinar Azarias, filho de Amazias, rei de Judá.
  • II Reis 15:27 - No 52.º ano de Azarias, começou a reinar Peca, e reinou sobre Israel por 20 anos.
  • II Reis 15:8 - No 38.º ano de Azarias (Uzias), Rei de Judá, Zacarias, filho de Jeroboão I, reinou por seis meses.
  • II Reis 15:10, 13 - No 39.º ano de Uzias, Salum matou Pecaías e reinou em seu lugar durante um mês. II Reis 15:14, 17, 19-20 - Menaém executa Salum e começou a reinar sobre Israel por 10 anos. Pul, Rei da Assíria, invade o Reino de Israel e Menaém pagau-lhe tributo ("mil talentos de prata") para assegurar o seu reino.
  • I Crónicas 5:26 AL Rev. Atualiz. - "Pelo que o Deus de Israel suscitou o espírito de Pul, Rei da Assíria, e o espírito de Tiglate-Pileser, Rei da Assíria, que os levou cativos, a saber: os rubenitas, os gaditas e a meia tribo de Manassés, e os trouxe para Hala, Habor e Hara e para o rio Gozã, onde permanecem até ao dia de hoje."
  • II Reis 15:23 - No 50.º ano de Azarias, Rei de Judá, começou a reinar Pecaías, filho de Menaém; e reinou sobre Israel por 2 anos.
  • II Crónicas 26:21 - Ficou leproso o Rei Azarias até ao dia da sua morte; e morou leproso numa casa separada. Jotão, seu filho, tinha a seu cargo a casa do rei, julgando o povo da terra.
  • Jotão, 16 anos. (II Crónicas 27:1)
  • II Reis 15:32 - No 2.º ano de Peca, Rei de Israel, começou a reinar Jotão, filho de Uzias, rei de Judá.
  • II Reis 15:30 - Oséias conspirou contra Peca, e o matou, e reinou em seu lugar, no 20.º ano de Jotão, filho de Azarias (Uzias).
  • Acaz, 16 anos. (II Crónicas 28:1)
  • II Reis 16:1 - No 17.º ano de Peca, começou a reinar Acaz, filho de Jotão, como Rei de Judá.
  • Ezequias 29 anos. (II Crónicas 29:1)
  • II Reis 17:4 - O Rei da Assíria achou Oséias em conspiração, porque enviara mensageiros a Sô, Rei do Egito, e não pagava tributo ao rei da Assíria, como dantes fazia de ano em ano.
  • II Reis 18:1, 9-10, 13 - No 3.º ano de Oséias, Rei de Israel, começou a reinar Ezequias, filho de Acaz, Rei de Judá. No 4.º ano de Ezequias, que era o 7.º de Oséias, subiu Salmaneser V, Rei da Assíria, contra Samaria e a cercou. Ao cabo de três anos, foi tomada; no 6.º ano de Ezequias, que era o 9.º de Oséias, Samaria foi tomada. No 14.º ano de Ezequias, subiu Senaqueribe, Rei da Assíria, contra Judá.
  • II Reis 20:12 - Nesse tempo, Merodaque-Baladã, filho de Baladã, Rei da Babilónia, enviou cartas e um presente a Ezequias, porque soube que estivera doente.
  • Isaías 37:9; II Reis 19:9 - Tiraca, Rei da Etiópia, comtemporâneo do Rei Ezequias.
  • Manassés, 55 anos. (II Crónicas 32:1)
  • Amom, 2 anos. (II Crónicas 32:21)
  • Josias, 31 anos. (II Crónicas 34:1)
  • Jeoiaquim, 11 anos. (II Cónicas 36:5)
  • Zedequias, 11 anos. (II Crónicas 36:11)

Total tribos de Israel 513 anos sob reis.

Também no FANDOM

Wiki aleatória