FANDOM

Escola para os Superintendentes Viajantes Friday, May 16, 2008 – 12:24 pm

Nos últimos seis anos, 13 turmas cursaram a Escola para Superintendentes Viajantes no Centro Educacional da Torre de Vigia em Patterson, Nova Iorque, EUA. Mais de 600 superintendentes de Circuito e de Distrito do Canadá e dos Estados Unidos, incluindo o Alasca e o Hawai, fizeram o curso. Durante o Ano de Serviço de 2004, a escola também passou a ser realizada em 87 outras filiais da Sociedade Torre de Vigia (dos EUA). Em 23 dessas, as turmas incluíam alunos de outros países. Por exemplo, irmãos da Áustria, Israel, Macedónia, Suíça e Turquia foram convidados para cursar a escola na Alemanha. Irmãos de Luxemburgo e de várias ilhas tais como os Açores, Cabo Verde, Madeira e São Tomé e Príncipe fizeram o curso na filial de Portugal. A filial do Quénia recebeu viajantes da Etiópia, Ruanda, Tanzânia, Uganda e de outros países africanos.

O curso abrange cada aspeto do serviço dos superintendentes de Circuito e de Distrito. Seu objetivo é ajudar esses irmãos trabalhadores a se tornarem mais eficientes no cumprimento de suas muitas responsabilidades, incluindo ensinar nas congregações e nas assembleias e tomar a dianteira na obra de evangelização. O curso também os incentiva a manter sua própria espiritualidade e a saber usar as Escrituras com discernimento e perspicácia ao ajudar outras pessoas.

Visto que a maioria das turmas fazem o curso nas filiais, os superintendentes viajantes e suas esposas têm a oportunidade de ver como é a vida em Betel. Uma turma escreveu: “Tiramos muito proveito espiritual da rotina de Betel. Apreciamos muito o programa de adoração matinal, que inclui a leitura da Bíblia e do Anuário. Apesar de termos muita matéria para preparar, também assistimos ao Estudo de A Sentinela nas segundas-feiras à noite, junto com a família de Betel, e fomos beneficiados pela boa associação.”

Todo dia os alunos se revezam trabalhando no Departamento de Serviço do Escritório da Filial na primeira hora após o almoço. Ali eles aprendem como podem cooperar ainda mais plenamente com o Escritório da Filial, como aplicar melhor as instruções recebidas e como preparar os relatórios de maneira mais exata e com a devida clareza.

Toda sexta-feira os alunos assistem a uma preleção junto com suas esposas. Esse discurso inclui encorajamento espiritual especialmente elaborado para essas irmãs leais. Por exemplo, elas são incentivadas a continuar a ser bom exemplo de submissão aos maridos e recebem instruções sobre como apoiá-los por trabalhar junto com as irmãs nas congregações visitadas. Um superintendente viajante comparou esses discursos semanais a “uma deliciosa sobremesa espiritual”. Naturalmente, o curso dá muita ênfase à Bíblia — especialmente à Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referências.

Um aluno na Alemanha disse: “Pretendo usar a Bíblia com Referências no meu estudo pessoal e nas reuniões congregacionais. Só agora percebi o seu real valor.” Um superintendente viajante veterano na Grã-Bretanha concluiu que tanto sua espiritualidade como sua habilidade de ensino melhoraram por causa da ênfase dada à Palavra de Deus no curso. Ele escreveu: “Aprendi que usar uma boa ilustração num discurso é muito bom, mas ler e explicar os textos bíblicos é ainda mais importante.”

Muitos alunos escreveram mostrando seu apreço pelo curso. Um irmão nos Estados Unidos disse: “Nossos corações estão transbordando de gratidão a Jeová e à sua organização por nos encorajar e nos equipar para nossas designações. Que possamos servir com mais constância, maior apreço pelos caminhos de Jeová e maior amor pelas suas preciosas ovelhas.”

Um aluno na França escreveu: “O curso me alertou ainda mais sobre a necessidade de tratar nossos irmãos e irmãs com amor e de fazermos nosso melhor para que eles tenham alegria no serviço de Jeová.”

Resumindo os sentimentos de muitos, um superintendente viajante em Portugal disse: “O curso foi a experiência mais recompensadora de toda a minha carreira teocrática.”

Outro comentário vem de um instrutor. “É um privilégio e uma pesada responsabilidade”, disse ele, “ensinar homens que, por sua vez, darão instruções que afetarão a vida de milhares de irmãos. Confiamos que, com as bênçãos de Jeová, os benefícios deste curso serão duradouros”.

No final do Ano de Serviço de 2004, mais de 1 700 superintendentes viajantes já tinham feito o curso, que foi realizado em 14 línguas. O curso continuará a ser ministrado nas filiais maiores durante o Ano de Serviço de 2005.

Também no FANDOM

Wiki aleatória