FANDOM


A Escola de Gileade da Torre de Vigia, vulgo Escola de Gileade, é o nome dado a escola de treinamento de missionários das Testemunhas de Jeová. Foi fundada em South Lansing, Nova Iorque, a 1 de fevereiro de 1943 pela Sociedade Torre de Vigia (dos EUA). Tem por objetivo treinar evangelizadores experientes e enviá-los a países onde à mais necessidade. Os missionários da Torre de Vigia deram forte impulso à expansão mundial das Testemunhas de Jeová. Até 2011, cerca de 9 mil estudantes foram treinados e enviados para territórios onde havia necessidade de evangelizadores experientes.

A Secretaria de Educação dos EUA registrou a Escola de Gileade como "escola com ensino equivalente as escolas profissionalizantes e instituições de ensino." Desde 1953, faz parte da lista dos cônsules dos EUA em todo o mundo como uma instituição de ensino aprovada. Entre 1943-1960, a Escola de Gileade funcionou em South Lansing. Entre 1961-1988, funcionou no Betel de Brooklyn. Em 1988, passou a funcionar no Betel de Wallkill. Atualmente, situa-se no Centro Educacional da Torre de Vigia em Patterson. (Testemunhas de Jeová - proclamadores do Reino de Deus, 1992, pág. 538)

Requisitos para admissão Editar

De modo geral, os requisitos eram que os peticionários - homens ou mulheres - tivesem entre 21 e 40 anos de idade, que não tenham dependentes ou outras obrigações que os impeção de servir em qualquer parte da Terra. Um dos requisitos vitais é ter um bom conhecimento de inglês. Podem ser solteiros ou casados pelo menos por 2 anos, e devem ter boa saúde. Devem ter sido batizados à pelo menos já por 3 anos, tendo servido até o momento pelo menos por 2 anos sem interrupção no Serviço de Pioneiro por tempo integral. Todos os peticionários precisam de evidenciar já o espírito missionário. Não devem ser motivados por um espírito aventureiro, mas para fazer o trabalho que lhes for designado. Devem ser motivados pelo profundo amor a Jeová Deus e ao próximo. (Organizados para efetuar o nosso ninistério, 1983, pág. 113-14; Organização para pregar o Reino e fazer discípulos, 1972, pág. 144; A Sentinela de 1/3/1982, pág. 11)

Para 2012, a Escola de Gileade vai treinar apenas pioneiros especiais e superintendentes viajantes, e se casados, suas esposas, e todos aqueles que o Corpo Governante entenda serem merecedores. Basicamente, o ingresso deixa de ser por candidatura para ser unicamente frequentada por convite. Uma das razões é que os custos inerentes à formação de missionários da Torre de Vigia são muito elevados. Parece que alguns misssionários não aguentam nem três anos seguidos nas suas designações missionárias. Além disso, alguns também se tornaram dissidentes e críticos. (Carta da STV de 13/10/2011; Nosso ministério do Reino de 10/2011)

Seu currículo Editar

Todos os estudantes fazem um estudo intensivo da Tradução do Novo Mundo, apenas com a ajuda de outras publicações da Torre de Vigia, treinamento em oratória e arte de ensino, treinamento relacionado com a obra de evangelização e em assuntos congregacionais. No período da tarde, servem em Betel nos diversos departamentos como compensação pelos custos de alimentação e estadia.

Têm cinco cursos básicos: (1) as Escrituras Hebraicas, (2) as Escrituras Gregas Cristãs, (3) Organização Teocrática, (4) Fundamentos da História Bíblica e (5) Serviço Missionário.

Os cursos sobre as Escrituras Hebraicas e das Escrituras Gregas Cristãs fazem uma cobertura básica de cada livro da Bíblia. O curso Fundamentos da História Bíblica abrange a história oficial da religião e o fundo da história mundial que ajudam os estudantes a entender as profecias bíblicas, segundo o entendimento do Corpo Governante. O curso Organização Teocrática traça a história das Testemunhas de Jeová desde o início nos tempos antigos até agora, segundo o entendimento do Corpo Governante. O curso sobre Serviço Missionário trata dos problemas comuns que os missionários da Torre de Vigia enfrentam no cumprimento da sua designação.

Discurso de Inauguração Editar

No discurso para a 1.ª turma de Gileade a 1 de fevereiro de 1943, no primeiro dia da escola, Nathan Knorr, presidente da Sociedade Torre de Vigia (dos EUA), disse:

"Estão recebendo preparação adicional para um trabalho similar ao do apóstolo Paulo, Marcos, Timóteo e outros que viajaram em todas as partes do Império Romano proclamando a mensagem do Reino. Eles precisavam ser fortalecidos com a Palavra de Deus. Precisavam ter conhecimento claro de Seus propósitos. Em muitos lugares, tinham de enfrentar sozinhos os de alto nível e os poderosos deste mundo. O mesmo lhes poderá acontecer; e Deus será também a sua força. Há muitos lugares em que não se deu extensivamente um testemunho sobre o Reino. Os que vivem em tais lugares acham-se nas trevas e são escravizados pela religião. Em alguns desses países onde há poucas Testemunhas, observa-se que as pessoas de boa vontade escutam prontamente e se associariam com a organização do Senhor, se fossem adequadamente instruídas."

"Deve haver centenas de milhares mais que poderiam ser alcançadas se houvesse mais trabalhadores no campo. Com a graça do Senhor, haverá mais. Não é objetivo desta faculdade prepará-los para que sejam ministros ordenados. Vocês já o são e estão ativos no ministério por anos. ... A finalidade exclusiva do currículo da faculdade é prepará-los para serem ministros mais habilitados nos territórios para onde irão. ... Seu principal serviço é pregar o Evangelho do Reino de Deus de casa em casa como Jesus e os apóstolos fizeram ... Seu serviço real é ajudar as pessoas de boa vontade. Precisarão usar de iniciativa, buscando, porém, a orientação de Deus." (Testemunhas de Jeová - proclamadores do Reino de Deus, 1992, pág. 523-4)

Outras extensões da Escola Editar

Em 1980/1981, é realizada uma extensão da Escola de Gileade da Torre de Vigia no México, a Escola Cultural de Gileade no México, para treinar estudantes de língua espanhola para servirem na América Central e na América do Sul. Depois disso, em 1981/1982, 1984 e 1992, houve também uma extensão da Escola de Gileade na Alemanha. Houve uma extensão da Escola de Gileade na Índia em 1983. (Testemunhas de Jeová - proclamadores do Reino de Deus, 1992, pág. 544) A Escola de Treinamento Ministerial é uma extensão da Escola de Gileade.

Saiba Mais Editar


Ligações Externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória