Wikia

Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

Escola do Ministério Teocrático

Comentários0
437 pages em
Este wiki

Todo Publicador de congregação é matriculado na Escola do Ministério Teocrático (EMT), para receber um treinamento contínuo de excelente qualidade em Oratória e Arte de Ensino. Se ainda não for um associado aprovado na congregação, o ancião que serve como Superintendente da Escola do Ministério Teocrático, deve analisar com a pessoa os requisitos que precisará satisfazer para poder ser matriculado, devendo fazer isso de preferência na presença do instrutor(a) no seu estudo bíblico. No caso de menores de idade, deve feito com a presença do pai (ou da mãe), caso estes sejam Testemunhas.

Os requisitos são os mesmos para quem deseja ser Publicador não batizado [ um associado aprovado ]. Deve assistir às reuniões com regularidade, concordar com os ensinos básicos da Bíblia e os ensinamentos singulares da religião, deve já viver em harmonia com as normas de moral cristã. Espera-se que os matriculados se vistam de modo modesto, cuidado e asseado. Não há um requisito mínimo de idade. Crianças com 4 ou mais anos, desde que saibam ler, podem ser matriculadas. Também as pessoas mais idosas podem ser matriculadas. (Beneficiando-se da Escola do Ministério Teocrático, 2003, pág. 282; Organizados para fazer a vontade de Jeová, 2005, pág. 68)

Diversos manuais foram preparados para serem usados. A primeira publicação usada foi o livro Equipado para toda Boa Obra, publicado em 1946. Outro livro usado ainda é Toda a Escritura é inspirada por Deus e proveitosa, publicado originalmente em 1963, revisado em 1990. Em 1971, foi editado o Manual da Escola do Ministério Teocrático, revisado em 1992.

Em 2001, foi publicado o atual manual intitulado de Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático. Além de uma parte introdutória sobre as vantagens do estudo metódico e da boa preparação, o livro inclui um exame detalhado de 53 caraterísticas oratórias e técnicas que qualquer bom instrutor e orador público deve aplicar. Em 2003, a EMT passou a ser realizada nos moldes delineados neste novo manual.

Funcionamento básico Editar

Para facilitar o comparecimento, as sessões da Escola, de 45 minutos, são quase sempre realizadas numa noite no meio da semana. Depois de breves comentários de boas vindas do Superintendente da Escola (ou de quem o substituí), o primeiro participante, um orador experiente, faz uma palestra de 5 minutos sobre uma das caraterísticas de oratória. Seguidamente, é proferido um discurso de 10 minutos sobre um livro da Bíblia ou um tema baseado nela. A seguir, um instrutor qualificado destaca pontos de interesse no trecho da Bíblia designado para ser lido em casa naquela semana por toda a congregação, em geral dois a quatro capítulos. Concedem-se 5 minutos para essa apresentação e outros 5 minutos são abertos à assistência para que os que o pretenderem possam apresentar os pontos que consideraram mais importante na sua leitura pessoal. As primeiras participações de instrução são entregues a Anciãos e Servos ministeriais habilitados.

Seguem-se três apresentações de estudante. Uma delas é a leitura de um pequeno trecho da Bíblia, retirado de uma seção da leitura da semana, durante um período de 4 minutos. As outras apresentações se baseiam em publicações da Torre de Vigia que todos os estudantes são incentivados a ler em casa em preparação para a aula. Algumas possuem um tema pré-definido e espera-se que os estudantes façam a sua própria pesquisa e um esboço da informação a apresentar. Depois de cada apresentação de estudante, o Superintendente da Escola faz uma breve apreciação, e após a conclusão da Escola e em particular, dará sugestões e conselhos adicionais que se mostrarem necessários.

Conforme o número de matriculados e as condições do Salão do Reino, pode operar ao mesmo tempo uma ou mais salas, onde as três últimas apresentações são realizadas perante um instrutor designado e os Publicadores que pretendam assistir. Após a sua conclusão, os estudantes regressam ao auditório principal. (Organizados para fazer a vontade de Jeová, 2005, pág. 67-9, 106)

Biblioteca do Salão do Reino Editar

Conforme as circunstâncias, cada Salão do Reino possui uma biblioteca com as publicações da Torre de Vigia, e se possível, uma variedade de traduções da Bíblia. Está disponível a todos os Publicadores da congregação. Também costuma existir um bom dicionário e algumas obras seculares de referência. Visto que o objetivo da Escola é o estudo da Bíblia - usando a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas - e na apresentação a terceiros dos seus ensinos religiosos. Para auxiliar na pesquisa, existe ajudas como os Índices das Publicações da Torre de Vigia e, onde for possível, um computador com a Biblioteca da Torre de Vigia CD-ROM instalada.

Cursos de alfabetização Editar

Visto que um dos requisitos para participar na EMT é que os matriculados saibam ler, isto constituía um problema onde a maioria das pessoas são analfabetas. Desde o seu início, a EMT incluía um curso adicional de Alfabetização e/ou Aprimoramento da Leitura e da Escrita - nos locais onde isso era necessário. É usado como manual a brochura Aplique-se à Leitura e à Escrita, já disponível em 29 idiomas. Anteriormente, foi usado o folheto Aprenda a Ler e a Escrever, disponível em 6 idiomas.

Desde 1946 até ao fim do século XX, mais de 143 mil pessoas aprenderam a ler e a escrever no México, em turmas criadas para esse fim. Na Nigéria, aulas de alfabetização são realizadas desde 1949. Entre 1962 e 1994, 26 mil adultos foram ensinados a ler e a escrever nessas aulas. Mais de 90% das Testemunhas na Nigéria são alfabetizadas.

No Burundi, depois de se avaliar os bons resultados desse curso, o Escritório Nacional de Alfabetização de Adultos concedeu a 4 instrutores da EMT das Testemunhas de Jeová um prémio no Dia Internacional de Alfabetização, em 8 de setembro de 1999. No início do século XXI, aulas de alfabetização eram realizadas em cerca de 850 congregações das Testemunhas em Moçambique.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Rede da Wikia

Wiki Aleatória