Wikia

Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

Escola do Ministério Teocrático

Comentários0
439 pages em
Este wiki

Todo publicador de congregação é incentivado a matricular-se na escola, para receber um treinamento contínuo de elevada qualidade em oratória e arte de ensino. Se ainda não for associado aprovado da congregação, o ancião que serve como Superintendente da Escola do Ministério Teocrático deverá analisar com a pessoa os requisitos que precisa satisfazer para poder ser matriculado, devendo fazer isso de preferência na presença do dirigente do seu estudo bíblico. No caso de menores de idade, isso será feito na presença do pai ou da mãe e de seu instrutor(a), caso estes sejam Testemunhas.

Os requisitos são os mesmos para quem deseja se tornar publicador não batizado [ ou seja, um associado aprovado ]. Devem assistir às reuniões com regularidade, concordar com os ensinos da Bíblia conforme os ensinamentos da religião e viver em harmonia com as normas de moral da Bíblia. Espera-se que todos os matriculados se vistam de modo modesto e asseado. Não há um requisito de idade. Há crianças de 4 ou 5 anos, desde de que saibam ler, foram matriculados e cumprem suas designações regularmente. Também as pessoas mais idosas são matriculadas como estudantes. (Beneficiando-se da Escola do Ministério Teocrático, 2003, pág. 282; Organizados para Fazer a Vontade de Jeová, 2005, pág. 68)

Diversos manuais foram preparados para serem usados no que hoje é a Escola do Ministério Teocrático. A primeira publicação usada foi Equipado Para Toda Boa Obra, de 1946. Outro livro que ainda hoje usado é Toda a Escritura É Inspirada por Deus e Proveitosa, publicado originalmente em 1963. Foi revisado em 1990.

Em 1971, foi editado o Manual da Escola do Ministério Teocrático (rev. 1992). Este fornecia orientações sobre o funcionamento da Escola, alistava as caraterísticas de oratória que os estudantes devem aprimorar e sobre as quais recebem conselho. Em 2001, foi publicado o atual Manual da Escola, Beneficie-se da Escola do Ministério Teocrático. Além de uma parte introdutória sobre as vantagens do estudo metódico e da boa preparação, o livro inclui um exame detalhado de 53 caraterísticas oratórias que qualquer bom instrutor e orador público deve aplicar. Em 2003, os cursos da Escola do Ministério Teocrático passou a ser realizados em todas as congregações das Testemunhas de Jeová nos moldes delineados neste manual.

Funcionamento básico Editar

Para facilitar o comparecimento, as sesões da Escola, de 45 minutos, são quase sempre realizadas numa noite no meio da semana. Depois de breves comentários de boas-vindas do Superintendente da Escola (ou de quem o substituí), o primeiro participante, um orador experiente, faz uma palestra de cinco minutos sobre uma das caraterísticas de oratória. Seguidamente, é proferido um discurso de dez minutos sobre um livro da Bíblia ou um tema baseado nela. A seguir, um instrutor qualificado destaca pontos de interesse no trecho da Bíblia designado para ser lido em casa naquela semana por toda a classe, em geral dois a quatro capítulos. Concedem-se cinco minutos para essa apresentação e outros cinco minutos são abertos à assistência para que os que o pretenderem possam apresentar os pontos que consideraram mais importante na sua leitura pessoal. Os estudantes que seguem essa tabela de leitura semanal terão lido a Bíblia inteira dentro de um certo período. Estas primeiras três participações são entregues a Anciãos ou Servos ministeriais habilitados.

Seguem-se três apresentações de estudante. Uma delas é a leitura de um pequeno trecho da Bíblia, retirado de uma seção da leitura da semana, durante um período de quatro minutos. As outras duas apresentações se baseiam em publicações da STV que todos os estudantes são incentivados a ler em preparação para a aula. Algumas destas apresentações possuem apenas um tema pré-definido e se espera que os estudantes façam a sua própria pesquisa e um esboço. Depois de cada apresentação de estudante, o Superintendente da Escola fará uma breve apreciação, após a conclusão da Escola e em particular, dará sugestões e conselhos adicionais que se mostrarem necessários.

Conforme o número de matriculados e das condições do Salão do Reino, poderá operar ao mesmo tempo mais uma ou duas Salas adicionais ("Segunda Sala") onde as três últimas apresentações são também realizadas perante um instrutor e os membros da congregação que pretendam assistir. Após a conclusão, todos os estudantes regressam ao Auditório principal. (Organizados para Fazer a Vontade de Jeová, 2005, pág. 67-9, 106)

Biblioteca do Salão do Reino Editar

Conforme as circunstâncias, cada Salão do Reino usualmente possui uma biblioteca das publicações da Sociedade Torre de Vigia (dos EUA) e uma variedade de traduções da Bíblia. Está disponível a todos os membros da congregação. Também costuma existir um bom dicionário e algumas obras seculares de referência. Visto que o objetivo da Escola é o estudo da Bíblia e na apresentação da sua mensagem a terceiros. Para auxiliar a pesquisa de informação, são incluídos os Índices das Publicações da Torre de Vigia e, onde for possível, um computador com a Biblioteca da Torre de Vigia CD-ROM (Watchtower Library CD-ROM) instalado.

Cursos de alfabetização Editar

Visto que um dos requisitos para participar na Escola do Ministério Teocrático é que os matriculados saibam ler, isto constituía um problema onde a maioria das pessoas são analfabetas. Desde o seu início, a Escola incluía um curso adicional de Alfabetização e/ou Aprimoramento da Leitura e da Escrita - nos locais onde isso era necessário. É usado como manual a brochura Aplique-se à Leitura e à Escrita, disponível em 29 idiomas. Anteriormente, era usado o folheto Aprenda a Ler e a Escrever, disponível em 6 idiomas.

Desde 1946, quando se começou a guardar registos no México, até ao fim do século XX, mais de 143 mil pessoas aprenderam a ler e a escrever em turmas criadas para esse fim. Na Nigéria, aulas de alfabetização são realizadas pelas Testemunhas de Jeová desde 1949. Por volta de 1961, milhares de nigerianos já haviam aprendido a ler. Entre 1962 e 1994, 26 mil adultos foram ensinados a ler e a escrever nessas aulas. Mais de 90% das Testemunhas na Nigéria são alfabetizadas.

No Burundi, depois de se avaliar os bons resultados desse programa, o Escritório Nacional de Alfabetização de Adultos concedeu a quatro instrutores das Testemunhas de Jeová um prémio no Dia Internacional de Alfabetização, em 8 de setembro de 1999. No início do século XXI, aulas de alfabetização eram realizadas em cerca de 850 congregações das Testemunhas em Moçambique.

Saiba Mais discurso n 3 2014 Editar

89.0.250.249 15h01min de 6 de Janeiro de 2014 (UTC)Editar

Ligação Externa Editar

Rede da Wikia

Wiki Aleatória