FANDOM

As Testemunhas de Jeová reprovam todas as formas de Espiritismo como um pecado muito grave, passível de desassociação (excomunhão). Em 1857, Allan Kardec (pseudónimo do professor francês Hippolyte Léon Denizard Rivail) usou o termo Espiritismo para definir a codificação da Doutrina dos Espíritos. Foi uma escrita psicografada e reunida na obra mundialmente conhecida por O Livro dos Espíritos.

O termo espiritismo vem do lat. spiritu, "espírito", com a partícula ismo, que designa ensino ou doutrina. No texto bíblico, o termo espírito traduz o hebr. rúahh. Neste caso, refere-se a um ser que respira, um ser vivente, uma entidade espiritual. (Dicionário Expositivo de Palavras do Antigo e do Novo Testamento, de Vine, 1981, vol. 4, pág. 51-52; Estudo perspicaz das Escrituras, vol. 1 pág. 31-32; Raciocínios à base das Escrituras, 1989, pág. 142)

A Comissão de Tradução do Novo Mundo da Bíblia usa espiritismo para todas as formas de comunicações entre um Ser humano e o Mundo dos Espíritos. (Estudo perspicaz das Escrituras, vol. 2 pág. 27-31; Raciocínios à base das Escrituras, 1989, pág. 137-142)

Allan Kardec definiu Espiritismo como uma doutrina que trata da "natureza, origem e destino dos Espíritos, bem como de suas relações com o mundo corporal e as consequências morais que dela emanam", e se fundamenta nas manifestações e nos ensinamentos dos Espíritos. Tem componentes científicos, filosófico e cristão voltado para o aperfeiçoamento moral do Homem, e na comunicação com os Espíritos através de médiuns espirituais.

Na Lei dada a Moisés, Deus proibiu todas as comunicações com o Mundo dos Espíritos. (Levítico 19:31; Deuteronómio 18:10-14) Inclui a mediunidade espírita, qualquer forma de adivinhação, medicina mediúnica, arte mediúnica e uso de artes mágicas. Adivinhar o futuro por consultar os Espíritos [ vulg. Espíritos dos mortos ] é chamado de necromancia, do gr. nekrós, "morte", e manteía, "adivinhação". A narrativa de Génesis 3:1-6, o diálogo entre Eva e "a serpente" encena uma sessão espírita. I Samuel 28:7-19 narra uma consulta do rei Saul a uma médium espírita de En-Dor. Ela pode visualizar (clarividência), ouvir (clariaudiência) e sentir a presença (clarisentência) do Espírito. Pela descrição que lhe foi fornecida, Saul identificou-o como sendo "o profeta Samuel".

As Testemunhas de Jeová creem que a proibição do Antigo Testamento foi mantida no Novo Testamento, nos Evangelhos e no livro dos Atos dos Apóstolos. Creem que os praticantes do espiritismo "não herdarão o Reino de Deus". Não podem ser batizados ou continuar como membros da religião. (Gálatas 5:20 - A Tradução do Novo Mundo traduziu o gr. farmakía por "espiritismo". Outras traduções usam "feitiçaria" ou "bruxaria". Tem o sentido estrito de "drogaria", local onde se vende ou faz-se consumo de drogas. Num sentido lato, alguém sob efeito de drogas psicotrópicas ou em estado similar, um estado alterado de consciência por indução.)

Doutrina dos Espíritos

Para os espiritistas, a feitiçaria [ gr. farmakía ] não tem nenhuma relação com a Doutrina Espírita codificada por Allan Kardec. Dizem ser comum encontrar referências erradas do termo Espiritismo para designar todas as doutrinas espiritualistas, seus cultos e práticas, motivadas por má-fé ou por ignorância. Garantem que a Bíblia não condena a prática mediúnica em si, pois esta é um fenómeno natural. A condenação Divina seria o uso da mediunidade para finalidades frívolas, fraudulentas ou com objetivos lucrativos. Diversas passagens bíblicas são citadas como exemplos do fenómeno mediúnico, como por exemplo, I Samuel 9:9; II Crónicas 16:7 e Mateus 17:1-8.

Na Doutrina Espírita, o Ser humano é um Espírito encarnado (com corpo material) que está cumprindo na Terra uma missão de aperfeiçoamento. Na morte, o Espírito descarna (se liberta do corpo material e retoma o corpo imaterial) e retorna ao Mundo dos Espíritos. Os chamados Espíritos "inferiores" estão presos a desejos e sentimentos errados ou à prática do mal. São personalidades perturbadas que vivem afastadas do Espírito Supremo (o Deus Todo-poderoso) e do exemplo prefeito de Cristo (Messias), o Filho de Deus. Estes procurando prejudicar a caminhada dos Espíritos encarnados (os humanos), às vezes, procurando causar-lhes dano. Os Espíritos "superiores" ou "mais evoluídos" se apresentam como seres esclarecidos, protetores, mensageiros de Deus, guias e conselheiros para os Espíritos encarnados (humanos).

Identidade dos Espíritos

As Testemunhas de Jeová creem que os Espíritos são anjos que foram persuadidos a se rebelar contra a autoridade do Deus Todo-poderoso, o Espírito Supremo. (Génesis 6:1-4) Estes aceitaram a liderança dum anjo rebelde, poderoso e proeminente na hierarquia angélica. Foi a ambição e orgulho que fez este anjo se rebelar. É chamado pelos nomes-títulos de Satanás [ "opositor", "adversário" ] e Diabo [ "caluniador" ]. No Novo Testamento, os anjos decaídos são chamados de espíritos impuros, espíritos malignos ou demónios [ ou "génios" do mal ]. Influenciados por conceitos religiosos e pela cultura popular, são chamados de almas dos defuntos (mortos), espetros ou fantasmas.

Os Espíritos revelam ter uma personalidade distinta dos demais, um corpo imaterial e poderes sobre-humanos. Por norma, sua presença não é percetível aos sentidos humanos. São uma forma de vida distinta da Humanidade (dos terrestres) com propósito bem definido no Propósito Divino. Eles possuem conhecimentos, discermimento e poderes muito superiores ao Homem. Podem facilmente exercer uma influência subtil sobre a mente humana. Embora impedidos de se materializar, podem conseguir incorporar e possuir o pleno controlo do corpo de um humano. Neste caso, se trata de possessão espírita, não um delírio de possessão. Também podem usar de animais e coisas inanimadas.

Saiba Mais

  • Por exemplo, em Portugal, a TVI apresentou programas televisivos sessões com médium espíritas reconhecidas, como Anne Germain, e mais recentemente, com Janet Parker. Sue Woods, completava o trabalho de Janet Parker, desenhando os rostos (psicopictografia) das entidades espirituais (clarividência) que comunicam com Parker.

Ligações externas

Também no FANDOM

Wiki aleatória