FANDOM


Tanakh, abreviatura de Hamisha Humshei Torah, é sinónimo de Antigo Testamento, porém com outra divisão.

A Torá [ hebr. Torah, instrução, a lei ], também chamado shumash [ isto é "os cinco" ] se refere aos aos cinco primeiros livros do Tanakh. São conhecidos por Pentateuco, em grego.

Neviim [ "Profetas" ] - escritos dos profetas

Kethuvim [ "os Escritos" ]

Foram escritos em hebraico na sua grande maioria, com alguns textos em aramaicos no periodo do Império Persa. Estes 39 livros canónicos são chamados de "protocanónicos" [ "cânone antigo" ou o "primeiro cânone" ], para se distingir dos livros deuterocanónicos [ o "segundo cânone" ]. O Iº período histórico da formação do Antigo Testamento começou com a saida do Êxodo do Egito, sob liderança de Moisés, e terminou com a morte de Josué, 40 anos depois.

Antigo Testamento Editar

Antigo Testamento ou Escrituras Hebraicas-Aramaicas

Génesis Êxodo Levítico Números Deuteronómio Josué Juízes Rute I Samuel II Samuel I Reis II Reis I Crónicas II Crónicas Esdras Neemias Ester Salmos Provérbios Eclesiastes Cântico de Salomão Isaías Jeremias Lamentações Ezequiel Daniel Oséias Joel Amós Obadias Jonas Miquéias Naum Habacuque Sofonias Ageu Zacarias Malaquias

Novo Testamento Editar

Novo Testamento ou Escrituras Gregas Cristãs

Mateus Marcos Lucas João Atos Romanos I Coríntios II Coríntios Gálatas Efésios Filipenses Colossenses I Tessalonicenses II Tessalonicenses I Timóteo II Timóteo Tito Filemon Hebreus Tiago I Pedro II Pedro I João II João III João Judas Revelação (Apocalipse)

Escritos deuterocanónicos Editar

São chamados de "deuterocanónicos" [ "segundo cânone" ] por se tratar de livros que não se encontram no Cânone biblico palestinense - definido por um concílio judaico na Palestina em 90 EC. Foram incluidos no Cânone biblico alexandrino - dos judeus de Alexandria do Egito. A Igreja Católica - tanto romana como ortodoxa - usa os escritos deuterocanónicos também como fonte de fé. No caso da Igreja Ortodoxa Russa, esta é livre para aceitar os deuterocanónicos ou não. Foram aceites como "inspirados por Deus" pelos concílios em Hipona (393) e Cartago (397 e 418). Martinho Lutero, em 1534, colocou os referidos livros em apêndice da sua tradução biblica para o alemão, sob o título de Apócrifos [ "coisas cuidadosamente ocultas", não lidos em público ]. Eles os considerou "bons e de utilidade", mas não eram inspirados por Deus.

  • Tobias: 200 AEC (em hebraico ou aramaico)
  • Judite: 150 AEC (em hebraico ou aramaico)
  • I Macabeus: 100 AEC (em hebraico ou aramaico)
  • II Macabeus: 100 AEC (em grego)
  • Eclesiástico: 200 AEC (em hebraico) e 130 AEC (tradução grega)
  • Sabedoria: 100 AEC (em grego)
  • Baruque: 200 AEC (em grego, talvez tradução do hebraico)
  • acréscimo ao livro de Ester: 160 AEC (em grego)
  • acréscimo ao livro de Daniel: 100 AEC (em grego)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória