FANDOM

Segundo o Relatório Mundial do Ano de Serviço de 2005 - de Setembro de 2004 a Agosto de 2005, as Testemunhas de Jeová tiveram um auge de 6 513 132 publicadores ativos por todo o mundo, registando um aumento de 2,0% sobre o ano 2003. (A Sentinela de 1/2/2005, pág. 19-22) Este número refere-se apenas ao número de divulgadores que participam regularmente na divulgação da crença - que inclui publicadores batizados e não-batizados, não sendo por isso comparável com as estatísticas apresentadas por outros grupos religiosos. Somente os membros batizados são corretamente chamados de Testemunhas de de Jeová. Excluindo-se aqueles que são publicadores inativos, até se pode aventar que estas estatísticas são bastante conservadoras.

Desde o final da década de 1990, vinha ocorrendo uma desaceleração do crescimento dos publicadores, causado basicamente pela desilusão do ensino de que "Geração de 1914 não passará". Até 2001, nos EUA, Canadá, Europa, Japão e Austrália, houve estagnação e até decréscimo. O número de países com crescimento negativo ou zero aumentou de 7 em 2003 para 22 em 2004 ( Austrália, Áustria, Bélgica, Grã-Bretanha, Canadá, República Checa, Dinamarca, Finlândia, Grécia, Hong Kong, Hungria, Itália, Japão, Países Baixos, Noruega, Portugal, Porto Rico, Roménia, Eslováquia, Suécia, Suíça, EUA ). O crescimento de publicadores tinha sido de 4,4% em 1997 e caiu para 1,7% em 2001. Depois se registou 2,8%, em 2002, e 2,2%, em 2003 e 2,0% em 2004.

Segundo o Relatório Mundial do Ano de Serviço de 2006 - de Setembro de 2005 a Agosto de 2006, tiveram um auge de 6 741 444 publicadores ao redor da Terra distribuídos por 99 770 congregações locais. Este número representa um aumento de 1,6% sobre o total de publicadores no Ano de Serviço de 2005. Este percentual mantém-se um dos mais baixos dos últimos 10 anos, apesar de ser superior em três décimas em relação ao ano transato. (A Sentinela de 1/2/2007, pág. 27-30)

Segundo o Relatório Mundial do Ano de Serviço de 2007 - de Setembro de 2006 a Agosto de 2007, tiveram um auge de 6 957 854 publicadores ao redor da Terra ( e uma média de 6 691 790 publicadores ) distribuídos por 101 376 congregações locais. Este número representa um aumento de 3,1% sobre o total de publicadores no Ano de Serviço de 2006. (Nosso Ministério do Reino de 2/2008)

Verifica-se em contrapartida um contínuo crescimento de publicadores na maioria dos países africanos, sul-americanos, asiáticos não-islâmicos e da ex-União Soviética. Em 2005, foi relatado um crescimento de 115,1% em relação a 2006, em 30 países não-identificados devido à proscrição oficial das suas atividades religiosas. Estes aumentos contibuiram para elevar o percentual de crescimento de novos publicadores.

Assistência à Comemoração da Morte de Cristo Editar

O Relatório Mundial do Ano de Serviço de 2007 informa que 16 675 113 pessoas assistiram no total a Comemoração da Morte de Cristo. (Nosso Ministério do Reino de 2/2008) Este "número inflacionado" contabiliza o número total de publicadores de congregação - batizados e não-batizados, de estudantes da Bíblia não-publicadores e demais pessoas convidadas. A crianças pequenas são também contabilizadas desde que tenham alguma capacidade de atenção e compreensão da importância da celebração. No caso da presença de eventuais desassociados, estes não são contados. Segundo o Relatório Mundial de 2005, alegadamente existiam 8 524 cristãos Ungidos, isto é, Testemunhas de Jeová de ambos sexos que tomavam dos emblemas. No ano seguinte, passaram para 8 758, e em 2008, estão em 9 105. O percentual de aumento dos alegados "cristãos Ungidos" ultrapassou o percentual de aumento da "Grande Multidão". E em termos absolutos já aumentou pelo quarto ano consecutivo. Em 1988, eram 8 685 cristãos Ungidos. No ano seguinte, começou o aumento dos números. Já eram 8 734 cristãos Ungidos.

Ex-membros e Inativos sem números Editar

Os números anuais de desassociados, dissociados, dos readmitidos e dos publicadores inativos, não são revelados pela liderança da religião. São por vezes mencionadas estatísticas esporádicas do número dos desassociados ou dissociados, em algumas das suas publicações e nas suas convenções, mas sempre de um modo vago. As publicações da Sociedade Torre de Vigia tinha tendência a culpar o materialismo, o nacionalismo e vários fatores pelo grande decréscimo de publicadores registado em 1977. Veja o Anuário das Testemunhas de Jeová de 1978, pág. 8-13, 32.

Um exemplo recente, na edição destinada ao Brasil do folheto Nosso Ministério do Reino de 5/2004, informou que no Ano de Serviço de 2003 - de Setembro de 2002 a Agosto de 2003, houve 7 230 desassociações por motivo de imoralidade sexual [ sem obviamente especificar a natureza das transgressões ], referindo apenas que esse número representou 83% de todos as Testemunhas de Jeová desassociadas naquele país. Não se informam os motivos da desassociação dos restantes 17%. Informou ainda que foram 4 343 pessoas readmitidas como membros. Não informam o número dos dissociados. Também não informou o número de publicadores inativos [ que não evangelizam a mais de 6 meses ].

Um Relatório de Contas Editar

Apenas no ano de 2001, a receita anual foi de USD $951 milhões. (Fonte: George Couch, Vice-presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova Iorque, em http://www.newsday.com/) O Anuário das Testemunhas de Jeová de 2002, informa apenas que nesse ano se gastou cerca de de $70,9 milhões de USD para cuidar de pioneiros especiais, missionários, superintendentes viajantes nas suas designações de serviço. O Anuário das Testemunhas de Jeová de 2008 informa apenas que em 2007 se gastou cerca de de $121 milhões.

Também no FANDOM

Wiki aleatória