FANDOM


Estudantes da Bíblia, em religião, se refere ao antigo nome das Testemunhas de Jeová. Também, se aplica aos vários grupos dissidentes da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA). Em 30 de junho de 1914, a STV dos EUA constituía a Associação Internacional de Estudantes da Bíblia (IBSA), em Londres, para dirigir a sua obra de proselitismo nos países da Comunidade Britânica.

Desde do início do movimento religioso até a década de 1950 do século XX, formaram-se mais de 30 grupos dissidentes - seitas (heresias) seguidoras de um líder ou grupos de Estudantes da Bíblia que rejeitaram ensinos da Sociedade Torre de Vigia, algumas delas ainda hoje existem.

Geralmente após da morte do líder carismático ocorrem vários cismas, isso agravado por uma certa forma de culto ao líder. Já outros, entenderam ter razões para divergir doutrinalmente do líder em vida e criaram um grupo independente de adeptos. Muitos deles ao perderam o seu líder carismático ou a sua sustentação doutrinal, fragmentaram-se até deixarem de existir como grupo.

As razões da separação e formação de grupos dissidentes podem deferir de caso para caso, e estas, devem ser contextualizadas no momento histórico que aconteceram e com o entendimento religioso de então. Segue abaixo uma breve referência a alguns deles:

  • Crentes do Novo Pacto (1909), Estudantes da Bíblia Associados (1917), Instituto Bíblico Bereano (1917), Sociedade do Anjo de Jeová de Bíblias e Tratados (1917), Instituto Bíblico Pastoral (1918), Movimento Missionário da Casa do Leigo (1918), Associação dos Estudantes da Bíblia Intransigentes (1918), Associação Cristã do Milénio (1928), Associação dos Estudantes da Bíblia da Aurora (1932), Associação dos Estudantes da Bíblia da Epifânia (1955) e entre outros.

Com a queda dos governos ditatoriais comunistas em 1989-1990, na Europa Oriental e países da ex-URSS, foram descobertos vários grupos de Estudantes da Bíblia.

Na Roménia, devido ao isolamento provocado pelo domínio Nazista, e depois, comunista da URSS, grupos de Estudantes da Bíblia que haviam adotado o nome "Testemunhas de Jeová" (1931), mas ainda continuavam a estudar os escritos de Charles Russell e rejeitam os atuais ensinos publicados nas publicações da Torre Vigia.

Alguns consideram Joseph Rutherford "o maior expositor bíblico do Mundo". Por exemplo, a Associação Verdadeira Fé das Testemunhas de Jeová da Roménia, não se identificam com as constantes mudanças doutrinais e na estrutura organizacional após a morte de Rutherford (janeiro de 1942).

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória