FANDOM

A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Pensilvânia, sociedade jurídica de carácter religioso usada pelas Testemunhas de Jeová, foi constituída de acordo com a Lei das Associações Não-lucrativas da Comunidade de Pensilvânia, EUA. Assim, segundo a Lei, ela não pode ser uma empresa com fins lucrativos. Os estatutos da Sociedade Torre de Vigia declaram que "não visa pecúnio ou lucro, quer de forma incidental, quer de outra, a seus membros, directores ou dirigentes." O mesmo acontece nas suas 114 filiais e congéneres. Embora neguem que sejam uma sociedade comercial, as autoridades governamentais de diversos países vêm encarando as atividades da Sociedade como obra comercial, especialmente nas áreas de impressão e publicação. Ou seja, se as publicações de uma associação religiosa são produzidas para venda, logo realizam atividades comerciais. Os anciãos congregacionais, e seus ajudantes, os servos ministeriais, não são assalariados e ninguém é pago para ir de casa em casa.

Nova Gestão Financeira

Em resultado directo do desfecho desfavorável processo do Ministério Jimmy Swaggart vs. Direção de Impostos da Califórnia, junto do Supremo Tribunal dos EUA, em 17 de Janeiro de 1990, o Corpo Governante das Testemunhas de Jeová eliminou o donativo fixo de suas publicações. O seu valor base era irrisório e visava apenas cobrir os seus custos de impressão e expedição. Foi ainda extinto o arranjo das assinaturas das revistas A Sentinela - Anunciando o Reino de Jeová e Despertai!.

Em 1 de Março de 1990, a nova política entrou em vigor nos EUA, estendendo-se depois a outros países. Foi ainda anunciado que os custos de funcionamento do serviço de alimentação nas suas assembleias e congressos passavam a ser cobertos através de donativos voluntários não-solicitados, e este passaria a ser simplificado de modo a não sugerir uma operação de venda. Anteriormente, a Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA) imprimia as publicações nas suas gráficas e as enviava às congregações em consignação. As congregações encarregavam-se da distribuição e enviavam o dinheiro recebido referente ao valor das publicações distribuídas. Embora afirmem receberpelas suas publicações apenas donativos voluntários não-solicitados e que estes não visam fins lucrativos, existia uma operação de venda.

Com o novo sistema, a Sociedade Torre de Vigia (dos EUA) continua sendo a identidade jurídica responsável por produzir todas as publicações religiosas que as Testemunhas de Jeová distribuem. Mas agora o dinheiro recebido nas caixas de contribuições para Obra Mundial não é mais depositado em suas contas bancárias, não de maneira directa. Existem agora outras sociedades (ou associações) jurídicas sem fins lucrativos, responsáveis pelo recebimento do dinheiro. Estasalegam ter fins culturais, educacionais ou humanitários paramanter o estatuto de isenção fiscal (por exemplo, no Canadá e no famoso caso do México até bem pouco tempo). Mesmo se concordando que as contribuições recebidas são apenas para cobrir os custos das publicações (impressão, expedição, transporte, matéria-prima, etc ...), a Sociedade Torre de Vigia e suas congéneres têm sido consideradas por algumas autoridades governamentais (por exemplo, na França e Alemanha) como possíveis contribuintes em alguns tipos de impostos.

Apenas em 2001, a receita anual bruta foi de USD$ 951 milhões. (Fonte: George M. Couch, Vice-presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova Iorque, em http://www.newsday.com) Já o Anuário das Testemunhas de Jeová de 2002 somente informa que nesse ano gastaram cerca de USD$ 70,9 milhões para cuidar de pioneiros especiais, missionários, superintendentes viajantes nas suas designações de serviço. Em 2007, nesta despesa gastaram mais de USD$ 121 milhões. (Nosso Ministério do Reino de 2/2008; Anuário das Testemunhas de Jeová de 2007, pág. )

Também no FANDOM

Wiki aleatória