FANDOM


George D. Gangas (17 de fevereiro de 1897 - 28 de julho de 1994) foi membro do Corpo Governante das Testemunhas de Jeová e da Comissão de Tradução do Novo Mundo da Bíblia. Nasceu na Turquia, em Koushadasi (que significa "Nova Éfeso"), situada a aproximadamente 13 Km da antiga Éfeso.

Por volta dos seis anos de idade ficou órfão de pai, tendo sido criado pela sua mãe, que era uma mulher devota e temente a Deus. Durante a infância assistiu aos cultos da Igreja Ortodoxa e fazia parte do coro, cantando hinos. Com onze anos partiu para a Ilha de Quíos, onde por três anos cursou uma escola comercial. Após o início da Primeira Guerra Mundial, com dezoito anos, se mudou para Atenas, onde passou fome devido ao bloqueio a que a Grécia havia sido submetida. Partiu então para Paris e, após a guerra, mudou-se para Marselha. Dali, embarcou para os EUA onde chegou em 1920. Veio a trabalhar ao balcão numa loja de Marietta, Ohio, onde ouviu pela primeira vez os ensinos dos Estudantes da Bíblia (mais tarde chamados de Testemunhas de Jeová), através de um homem que falou com os presentes no estabelecimento.

Na sequência do interesse que manifestou, alguns dias mais tarde aquele pregador voltou para lhe entregar um exemplar da Bíblia bem como o primeiro volume da série Estudos das Escrituras, intitulado O Plano Divino das Eras. Este livro, publicado pela Sociedade Torre de Vigia (STV), havia sido escrito por Charles Taze Russell em 1886. Motivado pelo que leu, procurou encontrar-se com outros Estudantes da Bíblia e, para isso, se mudou para Wheeling, West Virgínia, onde se empregou como lavador de pratos num restaurante. Naquela cidade existia uma congregação dos Estudantes da Bíblia, que falavam grego, com quem passou a se reunir assiduamente. Esta associação, levou o irmão mais velho de George Gangas a pensar que ele estaria louco e a tentar persuadi-lo a abandonar as suas novas crenças. Ainda assim, Gangas estava determinado a defender a sua nova fé e em 15 de julho de 1921 foi batizado. Junto com alguns membros da congregação mudou-se para Beech Bottom, onde formaram uma nova congregação. Com o tempo veio a falar fluentemente o inglês.

Em Março de 1928, ingressou no Serviço de Pioneiro. Naquele mesmo ano, recebeu o convite proveniente da STV para que se mudar para o Betel de Brooklyn, Nova Iorque, com o objetivo de servir como tradutor. Em 31 de outubro de 1928, ingressou no Serviço de Betel. Em 1942, foi dos primeiros a participar na recém-inaugurada Escola do Ministério Teocrático, proferindo um pequeno discurso de seis minutos. Visto que várias pessoas no território em que pregava, nos arredores de Brooklyn, falavam espanhol, se esforçou por aprender aquele idioma. Foi um dos membros da Comissão de Tradução do Novo Mundo da Bíblia. Foi designado membro do Corpo Governante a 15 de outubro de 1971. Em 1985, esteve presente como orador no Congresso Internacional realizado na Grécia.

Na manhã de quinta-feira, 28 de julho de 1994, George Gangas faleceu com a idade de 98 anos, completando 66 anos no ministério por tempo integral das Testemunhas de Jeová. Os que conheciam George Gangas referem o seu amor à justiça e seu ódio à iniquidade e do seu gosto em fazer perguntas sobre assuntos bíblicos.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória