FANDOM


O termo geração costuma referir-se a todas as pessoas nascidas mais ou menos no mesmo período. Associa-se com isso o sentido de "contemporâneos" (Génesis 6:9) Quando usada com referência a parentescos, geração pode referir-se a filhos e filhas, ou netos e netas. Geração pode significar uma classe de pessoas, isto é, as caraterizadas por certas qualidades ou condições.

Uma palavra hebraica para geração é dohr, que deriva da raiz verbal que significa "empilhar num círculo" ou "andar em volta". A palavra equivalente grega é geneá, derivada duma raiz que significa “nascer”. Outra palavra hebraica, tohledhóhth, é traduzida por "gerações" ou "genealogia", também "descendentes" ou "famílias" e "história" ou "origens". (Génesis 2:4; 5:1; 6:9)

(Estudo Perspicaz das Escrituras, Vol. 2, 1988, pág. 206-7)

Duração.

Quando o termo geração é usado com referência a pessoas que vivem em determinada época, não se pode especificar a duração exata dela, exceto que o prazo dela estaria dentro de limites razoáveis. Estes limites seriam determinados pela duração da vida das pessoas da respetiva época ou população. A vida das dez gerações de Adão a Noé tinha em média a duração de mais de 850 anos cada uma. (Génesis 5:5-31; 9:29) Mas, depois de Noé, a duração da vida do homem diminuiu abruptamente. Por exemplo, Abraão viveu apenas 175 anos. (Génesis 25:7)

Atualmente, bem similar ao que ocorria no tempo de Moisés, as pessoas que vivem em condições favoráveis talvez atinjam a idade de 70 ou 80 anos. Moisés escreveu: "Os dias dos nossos anos são em si mesmos setenta anos; e se por motivo de potência especial são oitenta anos, mesmo assim a sua insistência é em desgraça e em coisas prejudiciais; pois tem de passar depressa, e lá saímos voando." (Salmos 90:10) Uns poucos talvez vivam mais tempo, mas Moisés declarou a regra geral. O próprio Moisés, que viveu 120 anos, era exceção, assim como eram seu irmão Arão (123 anos), Josué (110 anos) e alguns outros, cuja força e vitalidade eram incomuns. (Deuternómino 34:7; Números 33:39; Josué 24:29)

"Esta Geração" das profecias de Cristo.

Quando a profecia bíblica fala sobre "esta geração", é necessário tomar em consideração o contexto para determinar o que se quer dizer com geração. Jesus Cristo, ao denunciar os líderes religiosos judeus, concluiu por dizer: "Deveras, eu vos digo: Todas essas coisas virão sobre esta geração." A história relata que, cerca de 37 anos depois (em 70 EC), aquela geração contemporânea presenciou pessoalmente a destruição de Jerusalém, conforme predita. (Mateus 23:36)

Mais tarde, naquele mesmo dia, Jesus usou de novo praticamente as mesmas palavras, dizendo: "Deveras, eu vos digo que esta geração de modo algum passará até que todas estas coisas ocorram." (Mateus 24:34) Neste caso, Jesus estava respondendo a uma pergunta a respeito da desolação de Jerusalém e do seu templo, bem como a respeito do sinal da sua presença e da terminação do sistema de coisas. Antes da sua referência a "esta geração", porém, fixara suas observações especificamente em ele "vir nas nuvens do céu, com poder e grande glória", e na iminência do Reino de Deus. Logo a seguir, ele continuou com referências à sua "presença" [ em gr. paurosia ]. (Mateus 24:30, 37, 39; Lucas 21:27, 31) Jesus usou a palavra "geração" com respeito aos humanos, cuja vida de algum modo estaria associada com os eventos preditos. (Mateus 24)

As pessoas desta geração do Século 20, que vivem desde 1914, passaram por estes muitos eventos aterrorizantes ocorridos no mesmo tempo e em medida concentrada — guerras internacionais, grandes terremotos, terríveis pestilências, ampla fome, perseguição de cristãos e outras condições que Jesus delineou em Mateus capítulo 24, Marcos capítulo 13, e Lucas capítulo 21.

(Estudo Perspicaz das Escrituras, Vol. 2, 1988, pág. 2006-7)

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória