FANDOM


"Gravuras ― poderosas mensagens sem palavras. ... Gravuras transmitem uma mensagem clara para todas as pessoas. Sua cor, brilho e nitidez são meticulosamente examinados ... imagens gráficas são usadas para estimular o coração e a mente". — citação do vídeo Testemunhas de Jeová - A Organização Que Leva o Nome, 1992.

Desde o início da década de 1980, a Sociedade Torre de Vigia (dos EUA) vem recebendo perguntas sobre figuras misteriosas percebidas em várias de suas ilustrações. Algumas ilustrações parecem adquirir formas fantasmagóricas, relacionadas com o ocultismo. Isso gerou a convição de que seus ilustradores usavam figuras com mensagens subliminares. O perigo das mensagens subliminares ou arte subliminar, reside quando uma mente desprevenida fica exposta às sugestões e ideias do(s) autor(es).

A STV é bem conhecedora do uso de mensagens subliminares, a qual visa a introdução subtil de informação, seja por som e/ou por imagem. (A Sentinela de 1/5/1984, pág. 24, ed. espanhol; Despertai! de 22/9/1994, pág. 7-8) A sua resposta oficial veio no artigo "Deve espalhar um boato?", na edição em inglês da revista A Sentinela de 1/9/1984, nas pág. 20-1.

Na edição em português, foi publicada no Despertai! de 8/2/1989, pág. 15-8. "Até mesmo as publicações da STV têm sido objeto de boatos – por exemplo, que um dos ilustradores estivera introduzindo secretamente gravuras de demónios [ figuras ou simbolismos misteriosos, divindades mitológicas ] nas ilustrações, que ele foi posteriormente descoberto e desassociado! ... Participou em espalhar qualquer dessas histórias? Caso sim, Você esteve ― talvez sem o saber ― divulgando uma inverdade, visto que todas elas eram falsas. Por certo, o boato a respeito das publicações da Sociedade era prejudicial, bem como caluniava os zelosos cristãos que trabalham longas horas na produção das ilustrações que tornam as revistas, as brochuras e os livros tão atraentes. Isto era tão ridículo como seria dizer que Deus, ao criar os corpos celestes, fez deliberadamente aparecer o aspeto de um homem na Lua."

A STV não diz "quem lhe contou tal estória" a que chama de "boato" calunioso, e que este já dura por alguns anos! Não permite que os leitores analisem por si mesmos os fatos por omitir quais são as ilustrações problemáticas! Simplesmente conclui no lugar do leitor - o que já é habitual, que "não é plausível tal estória" e que não há mais discussão!

Temos de um lado o Corpo Governante que afirma que os rumores não passam de coincidências ou fértil imaginação. Do outro lado, os seus críticos, que sustentam que a frequência com que se têm encontrado tais figuras é demasiado alta para que se trate de um simples acaso ou liberdades indevidas de alguns ilustradores. Algumas figuras foram alteradas e novamente exibidas em outros idiomas ou em outras publicações. Cabe aos interessados fazerem uma investigação objetiva e imparcial dos fatos e tirarem as suas próprias conclusões.

"Cada artigo, tanto da A Sentinela como de Despertai!, e cada página inclusive as gravuras, são esquadrinhados por membros escolhidos pelo Corpo Governante antes de irem para a impressão. Além disso, os que ajudam a escrever artigos para A Sentinela são anciãos cristãos, que reconhecem a seriedade da sua designação. Gastam muitas horas em pesquisar a Bíblia e outras matérias de referência, para certificar-se de que o artigo escrito seja a verdade e que siga fielmente as Escrituras. Não é incomum que um só artigo de revista — que Você talvez leia em 15 minutos — leve de duas semanas a mais de um mês para preparar." (A Sentinela de 1/3/1987, pág. 15)

Estes exames são feitos no Departamento de Arte, e antes de ir para impressão na gráfica, são aprovados pela Comissão de Redação do Corpo Governante. Desde então, a STV dos EUA não mais se pronunciou sobre esta questão.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória