FANDOM

A palavra grega apókrifos é usada no seu sentido original em três textos bíblicos como se referindo a coisas "cuidadosamente ocultas". (Marcos 4:22; Lucas 8:17; Colonossenses 2:3) Referia-se originalmente a escritos que não eram lidos em público. Mais tarde, assumiu o significado de escritos "não canónicos". É usado comumente para se referir aos escritos que a Igreja Católica Romana incluiu como parte do cânone hebraico. Os escritores católicos se referem a tais como Livros deuterocanônicos, que significa "segundo (ou posterior) cânone", para diferenciá-los dos chamados Livros protocanónicos, que significa "antigo (ou anterior) cânone".

Os livros deutrocanónicos e as adições aos livros protocanónicos de Daniel e Ester, são consideradas pelas Testemunhas de Jeová como escritos não canónicos. Por isso não constam na Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas. No Estudo Perspicaz das Escrituras Vol. I, a STV (dos EUA) reconhece o valor histórico ao livro de I Macabeus. São encontrados em muitas cópias primitivas da tradução Septuaginta Grega (LXX) do Antigo Testamento, tradução iniciada por volta de 280 AEC. Por volta de 90 EC, o concílio judaico de Jâmnia, excluiu todos esses escritos do cânone hebraico. Em 397 EC, o Concílio de Cartago, deliberou incluir esses escritos no cânone dos livros "inspirados por Deus". Em 1546 EC, no Concílio de Trento, reconfirma definitivamente a aceitação dessas adições. Esta ação foi necessária porque, mesmo dentro da Igreja, a opinião ainda estava fortemente dividida quanto a canônidade de tais escritos. As igrejas cristãs não católicas os consideram como sendo escritos não "inspirados por Deus".

Esses escritos são:

Saiba Mais Editar

Ligação Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória