FANDOM

Max M. Larson (Montana, 29 de abril de 1915 - 24 de setembro de 2011) foi o último presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias & Tratados de Nova Iorque, Inc., entidade jurídica que supervisiona as atividades das Testemunhas de Jeová nos EUA (excepto no Hawaí, cujo estado possui um Escritório de Filial).

Max Larson era de ascendência dinamarquesa. Sua mãe emigrou para os EUA em 1910, com 18 anos. Fixando-se no estado do Dakota do Sul, onde conheceu o homem com quem iria se casar em 20 de setembro de 1911. Em busca de melhores condições de vida, no início de 1913, o pai tentou a sua sorte viajando para Montana construindo ali uma casa. No verão, a esposa junto com Norman, o filho do casal com apenas alguns meses de idade, pode reunir-se com o marido. Dois anos depois, em 29 de abril de 1915 nasceu Max e três anos mais tarde nasceu Jean, no mesmo local. No ano seguinte, a família mudou-se para o leste de Montana, onde o seu pai arrendou uma fazenda. Em 1921 nasceu Laverna, sendo que os quatro foram criados nas planícies de Montana. Tendo pais luteranos, a cada domingo os seis frequentavam a igreja local. No entanto, uma vizinha, que era uma Estudante da Bíblia [ como então se chamavam as Testemunhas de Jeová ], passou a visitar a mãe e a estudar a Bíblia com ela. Depois de dois anos, em 1925, ela foi batizada numa tina de água para cavalos. Nem o marido nem os filhos aceitaram a nova religião, mas todos deixaram de assistir aos ofícios religiosos na igreja luterana.

Visto que a família dependia da agricultura, um período prolongado de seca nos primeiros anos da década de 1930, no século XX, resultou na mudança para o Estado de Washington, onde montaram uma fazenda de gado leiteiro. Cerca de um ano mais tarde, Max Larson passou a trabalhar por conta própria, dirigindo ou conduzindo veículos de transporte de madeira. Passou também seis meses no Alasca como maquinista de navio. Em 1938, quando Max e a sua irmã Jean tinham emprego em Seattle, a sua mãe, que morava a cerca de 80 Km de distância, veio assistir ao congresso anual das Testemunhas de Jeová naquela cidade. Ela aceitou o convite de hospedagem dos filhos e eles, por sua vez, concordaram em assistir ao congresso.

Durante o congresso, na noite de sábado, Joseph Rutherford, na época o presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias & Tratados (dos EUA), discursou sobre o tema "Amantes da Justiça". O seu discurso era sobre o Serviço de Pioneiro por tempo integral. Motivado pelo que ouviu e apesar de nem sequer ser batizado, Max Larson decidiu enveredar pelo serviço de tempo integral realizado pelas Testemunhas. Nesse mesmo dia preencheu a sua petição para o serviço e no dia seguinte, em 5 de junho de 1938, foi batizado como Testemunha de Jeová.

Três semanas depois recebeu a sua primeira designação como pioneiro, em Raymond, Washington. Pouco depois, as suas irmãs e o seu irmão, Norman junto com a esposa, também entraram no ministério de tempo integral. A filha de Norman, Joan, e o seu marido, Maurice O’Callaghan, vieram mais tarde a participar por décadas no trabalho de visitar congregações no serviço de circuito. A sua irmã mais nova, Laverna, cursou a 12.ª turma da Escola Bíblica de Gileade, em 1949, e foi designada para a Itália. A oposição que sentiu devido à sua obra missionária, resultou na deportação para a Suíça, onde passou a viver com o marido.

Depois de servir dois meses como Pioneiro Regular, Max Larson foi designado para o serviço como Pioneiro Especial. Foram seus colegas de serviço, Bill Griffith e Warren Henschel, irmão mais velho de Milton Henschel. No primeiro mês nesta modalidade de serviço voluntário, Max conversou com um superintendente viajante sobre a Casa da Bíblia, agora chamado Betel de Brooklyn, na sede mundial das Testemunhas de Jeová. Escreveu uma carta pedindo uma petição para o Serviço de Betel e três meses depois, ingressou no Serviço de Betel em Brooklyn, a 14 de janeiro de 1939.

Foi recebido pelo Superintendente de Betel, Grant Suiter, que o encaminhou para a gráfica, apresentando-o a Nathan Knorr, o Superintendente da Gráfica. A sua primeira designação foi amarrar caixas de livros no Departamento de Expedição. Na segunda semana, recebeu tarefas relacionadas com a operação das rotativas, permanecendo nesse serviço por cerca de um ano e meio. Foi convidado por Knorr a servir como seu ajudante no escritório e, quando Rutherford faleceu, em 8 de janeiro de 1942, Nathan Knorr tornou-se o terceiro presidente da STV (dos EUA).

A Máfia controlava todos os trabalhos de construção de área e empresa de construção civil em Nova Iorque. Foi a única organização que poderia usar os seus próprios trabalhadores, voluntários, para fazer todo o trabalho de construção, sem interferência, que STV continua a fazer até hoje.

Max trabalhou em estreita colaboração com o Departamento de Engenharia. Ele foi o que arranjou para Ron Maxwell, um jovem que trabalha na fábrica, que estava fazendo algumas elaboração de projetos de pequena fábrica, ir para a universidade paga pela STV para se tornar um engenheiro. Ron então terminou como superintendente do que cresceu para ser um departamento de engenharia muito grande na década de 1980.

Foi Max Larson que cuidava o projeto de construção de Patterson. Max estava com irado com Ron sobre uma decisão que ele fez sobre o projeto Patterson. Em 1989, Ron perdeu sua posição como superintendente do departamento e foi removido da equipa do departamento. A partir de então, Ron trabalhou como engenheiro ao lado de Don Underwood, superintendente do programa de construção em todo o mundo.

A superintendência da gráfica foi confiada a Max Larson, que na época tinha apenas 26 anos e somente 3 anos no Serviço de Betel. Por mais de 35 anos - até à morte de Knorr em 1977, trabalhou lado a lado em assuntos administrativos ligados às atividades editoriais e em projetos de construção da STV. Esteve envolvido na maioria dos processos de aquisição dos imóveis que passaram a compor o vasto complexo de edifícios interligados em Brooklyn. Depois de Knorr morreu, Max terá sentido algum ressentimento contra alguns membros do Corpo Governante pelo papel que desempenharam na derrubada Knorr, Franz, e Grant Suiter de suas posições de topo na STV, mas permaneceu fiel. Seu trabalho era extremamente importante, e provavelmente o Corpo Governante achava que ele era insubstituível. Não foi escolhido para ser membro do Corpo Governante. Nos últimos anos, ele se considerava um cristão Ungido.

Max e sua esposa, Helen, e Nathan Knorr e sua esposa, Audrey, muitas vezes fui dança de salão nos finais de semana no famoso Rainbow Room, em Nova Iorque, todos vestidos em seus melhores ternos vestidos.

Casou-se com Helen Lapashanski em 7 de abril de 1956, quando tinha 40 anos e ela tinha 25 anos, que ingressara no serviço de Betel em 1951. Pouco depois do casamento, Helen contraiu esclerose múltipla, e, nos anos posteriores, a doença se agravou, exigindo a ajuda de um andador e de uma cadeira de rodas eléctrica para se locomover. Ainda assim, ela participava diariamente no serviço no escritório do Lar de Betel. A sua irmã Jean, foi convidada para o serviço de Betel em 1943. Em 1952, Jean casou-se com Russell Mock, passando ambos a servir como membros da família de Betel.

Larson por diversas vezes serviu como Superintendente de Zona. Em 1 de janeiro de 1977, foi eleito vice-presidente da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias & Tratados de Nova Iorque, e seu presidente, em 7 de outubro de 2000.

Saiba Mais Editar

  • Richard Wheelock, foi superintendente da Gráfica assistante (aquele que suicidou por saltar das torres de construção em 1990)

Bibliografia Editar

Ligações Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória