FANDOM

Flávio Josefo menciona um eclipse lunar no dia em que um líder de uma revolta contra Rei Herodes I, chamado Matias, era queimado vivo. (Antiguidades Judaicas, Livro 17, cap. 6 §4; Guerra dos Judaicas, Livro 1, cap. 33 §2-4) Este eclipse, o único mencionado por Flávio Josefo, não é mencionado nos Evangelhos. Esse eclipse tem sido identificado pelos historiadores como tendo ocorrido a 13 de março de 4 AEC.

Na opinião da grande maioria dos historiadores, Herodes morreu entre 13 de março (o dia do eclipse lunar) e 11 de abril (o dia de Páscoa) do ano 4 AEC (antes da Era Cristã). Mas esta identificação do eclipse tem sido questionada. Atualmente, alguns investigadores que argumentam que o Rei Herodes poderá ter morrido no ano 1 AEC. Era tradição dos Padres da Igreja que Jesus nasceu no ano 3 AEC ou 2 AEC.

Segundo a lista do governo dos cônsules romanos, o Senado Romano nomeou Herodes como Rei da Judeia em 40/39 AEC. Com a conquista de Jerusalém e a execução de Antigonos II Matatias, filho de Aristobulo II, o último rei dos Asmoneus (140-37 AEC), Herodes tornou-se de facto no Rei da Judeia.

Josefo situa a conquista de Jerusalém por Herodes, 27 anos depois da conquista de Jerusalém por Cneu Pompeu, que ocorreu em 63 AEC. Isto nos dá com exatidão o ano de 36 AEC [ 63 – 27 anos = 36 ]. (Antiguidades Judaicas, vol. 14, pág. 487-8) Também diz-nos que Herodes faleceu 37 anos depois de ter sido designado rei [ 39 – 37 = 2 AEC ] e 34 anos depois de conquistar Jerusalém [ 36 - 34 anos = 2 AEC ]. (Antiguidades Judaicas, vol. 17, pág. 190-1) Isto coloca a morte de Herodes no ano 2 AEC.

Josefo diz-nos que ele tinha cerca de 70 anos quando morreu, e que a sua nomeação como governador da Galileia, se deu quando tinha 25 anos de idade. (Antiguidades Judaicas, vol. 17, pág. 148 § 1; vol. 14, pág. 158 § 2. Josefo escreveu de facto "15 anos", mas isso é um erro evidente. Certamente, Josefo queria dizer 25 anos.)

Sabemos que Herodes morreu pouco depois dum eclipse lunar e antes da festividade da Páscoa [ 14 de nisã, mês que corresponde a março/abril ]. Segundo a tradição judaica, ele morreu no dia 2 de sebate [ mês que corresponde a janeiro/fevereiro ]. (Antiguidades Judaicas, vol. 17, pág. 167 § 4 e pág. 213 § 3) Ocorreu um eclipse lunar total em 8 de janeiro de 1 AEC, uns 3 meses antes da Páscoa e 18 dias antes do dia tradicional da morte de Herodes. Registou-se ainda um outro eclipse lunar parcial, a 27 de dezembro de 2 AEC.

Também no FANDOM

Wiki aleatória