FANDOM

A narrativa das origens da Humanidade é apresentada numa linguagem popular e sem pretensões cronológicas. (Génesis 1 e 2) Génesis 1:1 afirma que o Universo teve um princípio e esse princípio foi Deus. Quanto à duração dos "dias criativos", nada afirma quanto a uma data para a formação da Terra ou sobre o aparecimento da Humanidade. A preparação da Terra para Vida Humana é explicada como tenho ocorrida em 6 fases. O escritor visa apenas transmitir ensinamentos religiosos. A linguagem empregue é simples e figurada. Para transmitir esses ensinos, seus autores teriam usado as narrações e mitos da cultura mesopotâmica e o uso de teofonias.

A sociedade humana antediluviana, para além agricultura e da pastorícia, é descrita como conhecedora da metalurgia de cobre e do ferro. Também faziam uso de instrumentos musicais. (4:19-22) Segundo o relato de Génesis 5:3-29 e 7:6,11, desde do início do Dilúvio até à criação do Adão, decorreu 1 656 anos. Este período é esquematizado na tabela que segue:

  • Desde a criação de Adão até o nascimento de Sete 130 anos
  • Daí até o nascimento de Enos 105 anos
  • Até o nascimento de Quenã 90 anos
  • Até o nascimento de Malalel 70 anos
  • Até o nascimento de Jarede 65 anos
  • Até o nascimento de Enoque]] 162 anos
  • Até o nascimento de Metusalém 65 anos
  • Até o nascimento de Lameque 187 anos
  • Até o nascimento de Noé 182 anos
  • Até o Dilúvio Bíblico 600 anos

Segundo o relato de Génesis 11:10 a 12:4, desde da entrada de Abraão em Canaã [ tinha 75 anos nessa ocasião ] até ao ínicio do Dilúvio, decorreram 427 anos.

Os dados apresentados acima para o período antediluviano são encontrados no Texto Massorético, em que se baseiam as modernas traduções dos Antigo Testamento. Mas estes dados diferem dos encontrados na Septuaginta Grega (LXX), mas a evidência de exatidão favorece claramente o Texto Massorético. (Comentário sobre as Escrituras Sagradas, Génesis, pág. 272 nota, traduzido do inglês e editado por P. Schaff, 1976) De acordo com as evidências arqueológicas, os historiadores e exegêtas bíblicos concordam que a longa longevidade anterior ao Dilúvio Bíblico citada no Génesis, não têm valor cronológico, mas apenas um valor simbólico.

As Testemunhas de Jeová entendem a narrativa cronológica antediluviana como literal. (Despertai! de 7/2007, pág. 30) A justificação para rebater os argumentos dos arqueólogos sobre aparecimento dos humanos há milhares de anos, resume-se no seguinte: os métodos de datação têm definitivamente limitações - originadas pelas mudanças climáticas e geológicas causadas por um Dilúvio global - e baseiam-se apenas em conjeturas ou teorias não-comprovadas. Veja Criacionismo e Adão e Eva.

Também no FANDOM

Wiki aleatória