FANDOM

Os Tempos dos Gentios Reconsiderados, Atlanta: Commentary Press, 1998, 3.ª edição, de Carl Olof Jonsson, pág. 72-88. Capítulo 2 - Cronologia Bíblica e Secular http://corior.blogspot.com/2006/02/captulo-2-cronologia-bblica-e-secular.html#t8 http://biblos.com/ Direitos reservados: os textos podem ser reproduzidos, desde que citados o autor e a obra. (Art. 184 do Código Penal Brasileiro; Lei 9610/98, Art. 5, VII e Norma Técnica NBR 6023 da ABNT)

De acordo com o Crônica de Nabonido (ano 17), uma das Crónicas da Babilónia, Gobrias (Gaubaruva no persa antigo) era sátrapa de Guti, (zona ao leste do Rio Tigre) foi o primeiro persa a entrar na cidade conquistada da Babilónia, onde prendeu o último rei babilónio Nabonido e nomeado a diversas posições. Se tornou o primeiro sátrapa da Babilónia. Morreu poucas semanas mais tarde, em 4 de março de 538 AEC. Seu sucessor foi Nabu-achche-bullit, provavelmente um babilônio. Gobrias é mais conhecido pelo número de canais que fez, que foram cavados ou reparados. Vários textos cuneiformes referem-se a esta atividade, e mais de seis séculos mais tarde, o autor romano Plínio o Velho sabia de um prefeito Gobares que tinha cortado um canal para proteger a Babilônia das inundações do Eufrates. Teve um filho chamado Nabûgu.

Gobrias (também Gobares) é a forma helenizada do nome persa Gaubaruva conhecido também por outras formas acadias Ugbaru e Gubaru e elamita Kambarma.

Crónica de Nabonido "[ Décimo sétimo ano: ] No mês de tasritu [ tisri (setembro-outubro) ], quando Ciro atacou o exército de Acade, em Ópis sobre o Rio Tigre, os habitantes de Acade se revoltaram, mas ele (Rei Nabonido) massacrou os habitantes confusos. No 14.° dia, Sipar foi capturada sem batalha. Nabonido fugiu. No 16.° dia, Gobrias (Ugbaru), governador de Gutium, e o exército de Ciro entraram em Babilónia sem batalha. Depois, Nabonido foi preso em Babilónia ao voltar (para lá). No mês de arahshamnu [ marchesvã (outubro-novembro) ], no 3.° dia [28 de outubro, Juliano], Ciro entrou em Babilónia, raminhos verdes foram espalhados diante dele — impôs-se à cidade o estado de Paz (sulmu). Ciro enviou saudações a toda Babilónia [ teritório do antigo reino ]. Gobrias, seu governador, instalou (sub-)governadores em Babilónia."

Também no FANDOM

Wiki aleatória