Wikia

Enciclopédia das Testemunhas de Jeová

O Que a Bíblia Realmente Ensina?

Comentário1
437 pages em
Este wiki

Lançado nos congressos de distrito das Testemunhas de Jeová "Obediência a Deus" realizados em 2005, o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina?, foi publicado pela Sociedade Torre de Vigia (dos EUA) como manual - com algumas doutrinas revistas e atualizadas - para as Testemunhas dirigirem seus estudos bíblicos domiliciares com as pessoas interessadas. (A Sentinela de 15/1/2007, pág. 25)

Objetivo

Seu objetivo é mencionado pelos editores na pág. 7 nas seguintes palavras: "O fato de estar lendo este livro mostra que Você quer saber o que a Bíblia ensina. O livro vai ajudá-lo. Note que, ao pé da página, há perguntas relacionadas aos parágrafos. Milhões de pessoas que estudam a Bíblia com as Testemunhas de Jeová gostam do método de perguntas e respostas. Esperamos que Você também goste, e que receba as bênçãos de Deus à medida que sentir a emoção e a alegria de aprender o que a Bíblia realmente ensina!"

Desde 1946, as Testemunhas de Jeová usavam o livro Seja Deus Verdadeiro, publicado pela Sociedade Torre de Vigia, como manual para ser usados nos seus cursos bíblicos, tendo sido publicados uns 19 250 000 exemplares em 54 idiomas. Foi substituído em 1968 pelo livro A Verdade Que Conduz à Vida Eterna. Esta publicação alcançou uma tiragem de mais de 107 milhões de exemplares em 117 idiomas. Em 1982 [ em português em 1983 ], é publicado o livro Poderá Viver Para Sempre no Paraíso na Terra, sendo posteriormente substituído pelo livro Conhecimento que Conduz à Vida Eterna, em 1995. (A Sentinela de 15/1/2007, pág. 25)

Seu conteúdo

O manual foi concebido num formato de livro de bolso e com capa flexível. Ao longo de 193 páginas, o livro aborda num estilo simples e muito direto diversos assuntos religiosos nos quais se apresentam as doutrinas básicas defendidas pelas Testemunhas de Jeová. São analisados centenas de versículos bíblicos, incluindo várias ilustrações, tanto escritas como em forma de gravuras ou fotografias. Os parágrafos em cada capítulo estão numerados e para cada um deles existe uma ou mais perguntas, em rodapé, cujas respostas podem ser encontradas no texto. Estas perguntas são usadas por quem dirige ou conduz o estudo bíblico, permitindo a resposta do estudante. São ainda usadas perguntas tanto no início dos capítulos como em caixas de recapitulação no final de cada um. Os 19 capítulos abordam os seguintes assuntos:

  1. Qual é a verdade sobre Deus?
  2. A Bíblia - um livro de Deus
  3. Qual é o propósito de Deus para a Terra?
  4. Quem é Jesus Cristo?
  5. O resgate - a maior dádiva de Deus
  6. Onde estão os mortos?
  7. Esperança segura para seus entes queridos falecidos
  8. O que é o Reino de Deus?
  9. Estamos vivendo nos "últimos dias"?
  10. Criaturas espirituais - como nos afetam?
  11. Por que Deus permite o sofrimento?
  12. Como viver de um modo que agrade a Deus
  13. O conceito de Deus sobre a vida
  14. Como ter uma vida familiar feliz
  15. A adoração que Deus aprova
  16. Tome sua posição em favor da adoração verdadeira
  17. Achegue-se a Deus em oração
  18. O batismo e a relação da pessoa com Deus
  19. Permaneça no amor de Deus

Após o corpo principal do livro, existem ainda cerca de trinta páginas contendo um apêndice que possibilita considerar com detalhe 14 outros assuntos, caso o estudante requeira informações adicionais. Esses temas são os seguintes:

Tiragem

Em julho de 2006, ou seja, cerca de um ano após o seu lançamento, o livro O Que a Bíblia Realmente Ensina? já havia alcançado uma tiragem de 47 milhões de exemplares em 155 idiomas, sem contar as 10 edições em braille. (Anuário das Testemunhas de Jeová de 2007, pág. 13) Segundo os últimos dados disponíveis, foram já distribuídos 55 milhões de exemplares em 157 idiomas. (A Sentinela de 15/5/2007, pág. 23) Esta tiragem coloca este livro na lista dos livros religiosos mais distribuídos do mundo. O livro é oferecido gratuitamente a todos os interessados tanto na obra de educação bíblica das Testemunhas de Jeová, como pode ser obtido nos balcões de literatura nos seus Salões do Reino [ centros de culto ].

Saiba Mais

Ligações Externas

Rede da Wikia

Wiki Aleatória