FANDOM


O título tradicional Apocalipse de João designa frequentemente o último livro do Novo Testamento. Apocalipse, do gr. apokálypsis, significa lit. "revelar", ato de descobrir. Revelação como título, aparece em algumas traduções bíblicas. O escritor do livro afirma ser uma revelação do ressuscitado Jesus Cristo (Messias), que o Deus Todo-poderoso [ YHVH ] lhe deu, para mostrar aos cristãos as coisas que têm de ocorrer em breve. (Revelação 1:1-2)

Autor e tempo da escrita

O apóstolo João encontrava-se exilado na Ilha de Patmos quando escreveu este livro, por volta de 96 EC. Foi desterrado pelo Imperador Domiciano, que governou entre 14 de outubro de 81 EC e 18 de setembro de 96 EC. (Eusébio de Cesereira, História Eclesiastica Livro 3, cap. 18 § 5) Patmos, atualmente chamada Patino, é uma pequena ilha no mar Egeu oriental, a sudoeste da cidade de Éfeso, na costa da Ásia Menor. (1:9) Servia de ilha penal para condenados especiais. (Plínio, História Natural, Livro 4, cap. 12 § 23) Foi escrito numa época de perseguição aos cristãos e da multiplicação das heresias da Fé Cristã. Anuncia através de muitos simbolismos os propósitos de Deus a realizar no futuro. Planeava encorajar os cristãos perseguidos (mártires) dando certeza do triunfo final, se forem íntegros até ao fim.

Sua interpretação

A interpretação dos simbolismos do livro é verdadeiramente enigmática para a cultura ocidental. Contudo, enquadra-se na mentalidade semita e no contexto histórico religioso do fim do I século EC. A origem dos simbolismos se encontra nos escritos dos profetas do Antigo Testamento (Isaías, Jeremias, Daniel, Ezequiel, Zacarias, Joel, ...). Em 404 versículos, o livro encerra 518 citações implícitas do Antigo Testamento, das quais 88 são do livro de Daniel.

Há diferentes modos, por vezes contraditórios, de interpretar os simbolismos proféticos encontrados neste livro. É fundamental não ceder a tentação de forçar o texto com interpretações modernas ou em apoio de uma determinada teologia ou religião. Existem três categorias principais de interpretações:

  • Todos os acontecimentos descritos e profetizados cumpriram-se no I século EC.
  • Alguns acontecimentos descritos e profetizados se tenham cumprido no I século EC, os demais terão cumprimento pleno "no tempo do fim" ou "nos últimos dias".
  • Os acontecimentos descritos e profetizados representam o triunfo de Deus e da Igreja Cristã sobre Satanás, o Diabo, e todos os seus apoiadores.

Cristo (Messias) é descrito como líder das comunidades cristãs, o chefe dos exércitos celestiais de Deus, o Sumo-sacerdote, o governante régio, como juiz e executor dos adversários de Deus.

Armagedom ou Armagedão, do gr. Har-Magedon, só é mencionado uma vez na Bíblia, em Revelação 16:14, 16. Significa "Monte de Megido", ou seja, "Monte de Reunião de Tropas". Segundo a Bíblia, é "a guerra do grande dia de Deus, o Todo-poderoso". Simboliza um conflito decisivo com apenas um vencedor. É símbolo da vitória de Deus e do Seu reino sobre todas as forças adversárias, terrestres ou espirituais.

Existe três tipos de interpretações acerca do milénio do Reinado de Cristo. (Revelação 20:1-7)

  • São um periodo de mil anos literais, que terminará na segunda parousia de Cristo.
  • São um periodo de mil anos literais, que iniciará na segunda parousia de Cristo e terminará no Julgamento Final.
  • São simbólicos e representam o tempo entre a primeira e a segunda paurosia de Cristo.

Seu conteúdo

Quem ler e perceber seu significado é chamado de feliz. "Feliz é quem lê em voz alta, e os que ouvem as palavras desta profecia e observam as coisas escritas nela, pois o tempo designado está próximo." (Revelação 1:3) O começo do cumprimento das visões está relacionado com o "dia do Senhor [ gr. kyriaê ]". (1:10) É feita alusão à segunda vinda [ gr. parousia ] de Cristo. "Eis que ele vem com as nuvens e todo olho o verá, e aqueles que o trespassaram; e todas as tribos da terra baterão em si mesmas de pesar por causa dele." (1:7) Será uma vinda da mesma forma como ele ascendeu ao céu. Não será secreta. Será inesperada, triunfante e gloriosa. É inútil quaisquer tentativa de calcular uma data, fazer conjeturas ou criar expetativas equivocadas e fantasiosas. (Mateus 24:36-44; Marcos 13:24-37; Atos 1:11; I Tessalonicenses 4:13-18)

A preservação fiel das descrições das visões é de vital importância. "Estou dando testemunho a todo aquele que ouvir as palavras da profecia deste rolo: Se alguém fizer um acréscimo a essas coisas, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste rolo; e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do rolo desta profecia, Deus lhe tirará o seu quinhão das árvores da vida e da cidade santa [ isto é, a Jerusalém celestial ], coisas das quais se escreve neste rolo." (Revelação 22:18-19)

Saiba Mais

Ligações Externas

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória