FANDOM


Seita religiosa é um grupo de dissidentes de uma anterior religião, que adere a uma doutrina distintiva - escolha diferente do que é aceite, heresia - e/ou seguidora de um líder carismático, advogando que só eles possuem a verdadeira Fé. Este termo é muitas vezes usado de uma forma depreciativa.

Os psicologos reconhecem existir perigos em alguns movimentos religiosos, vulgarmente chamadas de "seitas". Existindo uma forte aderência aos seus líderes e aos seus ensinos e concepções que têm do mundo, há perigo dos seus crentes tornarem-se dependentes - emocional, social e espiritual - em resultado de uma programação mental. O perigo pode aumentar quando a pessoa, desde a infância, foi educada num ambiente assim. Existe perigo se os crentes são mantidos isolados ou voluntáriamente se isolam do resto da sociedade.

O termo seita foi aplicado às frações principais e rivais do Judaísmo do I Século EC, os fariseus e saduceus. (Atos 5:17; 15:5; 26:5) Os não-cristãos encaravam o Cristianismo do I Século EC como uma seita derivada do Judaísmo - a "seita dos nazarenos". (Atos 24:5, 14; 28:22)

O fundador do Cristianismo, Jesus Cristo, deixou claro que deveria existir união doutrinal entre os cristãos. (João 17:21) Aos apóstolos cabia-lhes a preservação a unidade da Igreja Cristã. Os cristãos foram diversas vezes advertidos contra os promotores de seitas [ ou frações internas ] ou de serem desviados por falsos instrutores. Tais pessoas são identificadas como parte do Anticristo, alguém que está contra Cristo. (Atos 20:28; II Timóteo 2:17-18; II Pedro 2:1) Os promotores de seitas e os falsos instrutores, depois de ter sido fortemente admoestado, era expulso das comunidades cristãs. (Tito 3:10) Eles não herdarão o Reino de Deus. (Gálatas 5:19-21)

São as Testemunhas de Jeová uma seita ou um culto? RS responde: As Testemunhas de Jeová não são uma ramificação de alguma igreja, mas entre elas há pessoas procedentes de todas as rodas da vida e de muitas formações religiosas. Não consideram nenhum humano como seu líder, mas unicamente Jesus Cristo. As Testemunhas de Jeová aderem estritamente à Bíblia. Sua adoração é um modo de vida, não uma devoção ritualística. Não seguem um humano nem se isolam do resto da sociedade. Vivem e trabalham no meio de outras pessoas.

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória