FANDOM

A religião Testemunhas de Jeová afirma usar amplamente o Serviço Voluntário ou Voluntariado. Todos os seus membros se consideram voluntários [ isto é, legalmente não são funcionários ] e que realizam um trabalho filantrópico [ sem fins lucrativos; suas atividades são não-comerciais ], usando para isso as suas habilidades, tempo, esforço e recursos financeiros em projetos promovidos e dirigidos pela liderança da religião. Entendem que seu voluntariado é uma forma de manifestarem o seu amor a Jeová Deus, e amor pelo próximo [ filantropia ]. Isso é considerado por elas como um dos sinais identificadores do verdadeiro Cristianismo.

O que é Voluntariado? É definido por um "conjunto de ações de interesse social e comunitário, realizadas de forma desinteressada por pessoas, no âmbito de projetos, programas e outras formas de intervenção ao serviço dos indivíduos, das famílias e da comunidade, desenvolvidos sem fins lucrativos por entidades públicas ou privadas. Não são abrangidas pela presente Lei as atuações que, embora desinteressadas, tenham um caráter isolado e esporádico ou sejam determinadas por razões familiares, de amizade e de boa vizinhança." ( Art.º 2 da Lei n.º 71/98, de 3 de Novembro)

A Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA) e seu Corpo Governante, busca ativamente este estatuto legal para se afirmar junto da Opinião Pública e das autoridades governamentais, bem como obter os decorrentes benefícios fiscais. Isso explica a parceria Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados de Nova Iorque, Inc. manteve "secretamente" por nove anos com a ONU como uma orgranização não-governamental (ONG).

Seu voluntariado religioso Editar

Encaram todos os aspetos de sua obra educativa religiosa mundial como voluntariado ao serviço de todas as pessoas, das famílias e da comunidade. Destaca-se em particular, seu pioneirismo no uso de tratamentos sem recurso ao sangue [ total ou seus componentes princípais ], seus projetos regionais e internacionais de construção de locais de reunião, bem como seus projetos de ajuda humanitária no caso de catástrofes naturais e outras calamidades.

Durante décadas, as congregações locais das Testemunhas de Jeová têm organizado cursos de alfabetização / aprimoramento da leitura. São realizadas sempre que isso seja necessário para ajudar os publicadores e as pessoas interessadas na sua doutrina que tiveram pouca ou nenhuma oportunidade de aprender a ler e/ou escrever, bem como a aprimorar a leitura e escrita. Veja Escola do Ministério Teocrático. Também realizam um trabalho direcionado para evangelização e uma melhor integração dos deficientes auditivos e visuais na comunidade e nas suas família.

Outra forma de serviço voluntário prestado é a Ajuda humanitária. A sua forma de prestar ajuda humanitária é considerada prática. O seu objetivo não é tentar elevar o nível de vida dos afetados, mas ajudá-los a ter o essêncial para a vida e a ultrapassar a sua situação aflitiva. Nessas ocasiões, obviamente, as Testemunhas não restringem a ajuda humanitária a apenas seus concrentes. Funcionários do Alto Comissariado das ONU para os Refugiados (ACNUR) expressaram públicamente seu reconhecimento e apoio pelos seus excelentes resultados obtidos.

Procedimentos numa Emergência Editar

De vez em quando surgem situações de Emergência em todo em todo o mundo. Quando catástrofes naturais e outras calamidades atingem as suas congregações, são tomadas medidas imediatas para prestar a ajuda necessária. Nas pág. 25-6 do manual Prestai Atenção a Vós Mesmos e a Todo o Rebanho orienta os anciãos congregacionais sobre os passos a tomar:

"Em caso dum desastre natural, providencie consolo espiritual e ajude os irmãos em sentido físico e material. Verifique se algum irmão ficou ferido ou se perdeu a vida e que cuidados estão sendo fornecidos. Procure saber que ajuda governamental talvez esteja disponível. Devem-se tomar providências para que os irmãos sejam alimentados espiritualmente em base regular. Depois dum desastre natural, os irmãos podem aproveitar bem as oportunidades para consolar outros em sentido espiritual e, na medida do possível, ajudar de modo prático segundo a necessidade. ... os anciãos responsáveis devem contatar imediatamente o Escritório de Filial por telefone. A Filial dará orientações relacionadas com a formação duma Comissão de Assistência, se necessário."

"Os passos que a Comissão de Assistência deve dar incluem os seguintes: Dar prosseguimento às medidas de Emergência inicialmente tomadas pelos anciãos locais. Avaliar imediatamente os danos a propriedades e as necessidades dos publicadores locais. Estabelecer um centro de operações, talvez usando um Salão do Reino. Recolher e distribuir os fundos, alimentos, suprimentos e materiais de construção necessários; coordenar a ajuda para aqueles que têm necessidades. Não solicite fundos escrevendo cartas ou verbalmente pedindo ajuda. Depois de se ter prestado socorro, envie à Sociedade um relatório escrito, pormenorizado, incluindo um registro alistando todas as receitas e despesas dos fundos de socorro." (Prestai Atenção a Vós Mesmos e a Todo o Rebanho, 1991, pág. 25-6)

Havendo necessidade de mais ajuda do que se pode providenciar localmente ou no respetivo Circuito, tomam-se outras medidas coordenadas pela Comissão da Filial do país. Em todos os casos, a Comissão Presidente do Corpo Governante é informada da situação com uma recomendação quanto ao que pode ser feito e o que já foi feito. Caso não seja possível a Comissão da Filial comunicar-se rapidamente com Comissão Presidente, ou haja a necessidade de se fazer algo imediatamente, a Comissão da Filial poderá gastar imediatamente até USD$ 5 000 do fundo de socorro para alívio temporário e assistência aos irmãos que estão envolvidos em grandes catástrofes. (Procedimentos do Escritório de Filial, 2003, Cap. 2 § 75)

Veja também Editar

Ligações Externas Editar