FANDOM

Existe diferentes modalidades de serviço disponível para as Testemunhas de Jeová batizadas na congregação, sejam homens ou mulheres. Designam-se por Pioneiros, os publicadores de congregação que decidem tornar-se evangelizadores a Tempo integral, regra geral, tendo um emprego fixo a Tempo parcial.

Colportores Editar

Inicialmente, os Pioneiros de Tempo integral de eram chamados de Colportores, e o seu serviço, de Colportagem. Em setembro de 1881, a revista A Torre de Vigia de Sião convocou mil pregadores para distribuir publicações publicações da Torre de Vigia - por Tempo integral. Eles não precisavam ser “muito instruídos, muito talentosos ou ter ‘a língua de anjo’”. Em 1897,foram distribuídos quase um milhão de livros Aurora do Milénio, grande parte pelos colportores. A partir do congresso de 1893 em Chicago, a programação passou a ter sessões especiais sobre o Serviço de Colportor. Constava de animadas trocas de experiências, sugestões de técnicas de pregação e conselhos úteis.

Eram enviados a grandes cidades ou regiões onde pouco ou nenhum trabalho de evangelização era feito e lançaram a base para o futuro crescimento organizacional. Tais pessoas dedicam todo o seu tempo, recursos e energias à obra de evangelização e fazendo venda das publicações da Torre de Vigia. A maioria se sustentavam com o pequeno reembolso que recebiam de cada assinatura da A Torre de Vigia de Sião que angariavam ou de cada livro da Torre de Vigia que colocavam. Onde o dinheiro era escasso, eles trocavam livros por alimentos.

Podem ser chamados de missionário de sustentação própria. Muitos colportores foram designados Peregrinos - oradores viajantes da Torre de Vigia enviados às congregações. Depois de 1931, o termo Colportor foi mudado para Pioneiro. Em 1935, surge o arranjo de Colportores Especiais. Veja também Pioneiro Especial.

Pioneiro Auxiliar Editar

Todos os homens ou mulheres que, apesar do seu desejo, não possam ingressar no Serviço de Pioneiro por Tempo integral, por razões familiares, escolares ou profissionais, podem escolher servir como Pioneiros Auxiliares. Eles fazem um esforço para atingir o requisito de dedicar pelo menos 50 horas mensais (antes era 60 horas) na obra de evangelização pública, durante pelo menos 1 mês. Para serem reconhecidos como tal durante aquele mês, tem de ser publicadores batizados, terem exemplares na congregação e a sua petição deverá ser aprovada pela Comissão de Serviço da Congregação local.

Pioneiro Regular Editar

Os Pioneiros regulares, homens ou mulheres, são publicadores batizados exemplares que acordaram realizar pelo menos 840 horas (antes eram 1 000 horas) durante pelo menos 1 ano na obra de evangelização pública. Sua petição é aprovada pela Comissão de Serviço da Congregação local. Tal como acontece com os demais publicadores, seu ministério não é remunerado. Necessitam de cuidar do seu sustento pessoal ou familiar, normalmente mediante um trabalho a Tempo parcial. Consoante as habilitações e circunstâncias pessoais e familiares, poderá habilitar-se a outras modalidades de serviço de Tempo integral tais como entrar no Serviço de Betel, só alguns vão chegar a servir como Pioneiro(a) Especial ou missionário(a) da Torre de Vigia, ou ainda, só alguns destes vão chegar a servir como Superintendente de Circuito.

Findo o primeiro ano de serviço, regra geral, os Pioneiros Regulares são convidados a cursar a Escola do Serviço de Pioneiro (ESP), onde recebem um manual de estudo intitulado Brilhando como iluminadores do Mundo. Após o segundo ano, os Pioneiros Regulares que são anciãos ou servos ministeriais à 2 ou mais anos, podem ser convidados a cursar a Escola para Evangelizadores do Reino (EER). Podem ainda cursar pioneiras solteiras ou viúvas, desde que não atinjam os 65 anos. Devem ser auto-suficientes no sentido de suportar qualquer despesas médicas ou de transporte. Como são importantes na família e na congregação e grandes impulsionadoras na obra de Evangelização, parece ser uma forma de "animar" as mulheres dando-lhes um novo objetivo na vida.

Pioneiro Especial Editar

Dentre os Pioneiros Regulares experientes, o Escritório da Filial pode designar Pioneiros Especiais para territórios onde a obra das Testemunhas de Jeová é inexistente, onde existe um pequeno número de publicadores ou onde houve um enorme aumento de pessoas interessadas. Seus deveres são formar novas congregações, assumir a liderança nas congregações recém formadas e na obra de evangelização. Se for necessário, pode ser restabelecido o arranjo de Pioneiros Especiais temporários. Alguns são convidados a cursar a Escola Bíblica de Gileade da Torre de Vigia (desde 1943) e a servir como missionário da Torre de Vigia.

Atualmente os requisitos de serviço são 130 horas mensais e 50 revisitas. Antes, tinham de fazer 140 horas mensais. Desde 1935 e durante a década de 1940, eram 150 horas mensais. No ano de serviço de 2009, mais de 24 mil homens e mulheres em todo mundo serviram como Pioneiros Especiais. Fazem parte da Ordem Mundial dos Servos Especiais de Tempo integral das Testemunhas de Jeová.

Saiba Mais Editar

Ligações Externas Editar

Também no FANDOM

Wiki aleatória