FANDOM

Cada filial da Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA) e suas congéneres, são dirigidas por uma comissão administrativa de 3 a 7 anciãos séniores chamada de Comissão de Filial, escolhidos diretamente pelos Corpo Governante das Testemunhas de Jeová, mediante a sua Comissão do Serviço. Cada Escritório de Filial (em 2006, eram 114) é organizado em diferentes departamentos, consoante as suas necessidades. O trabalho da Comissão de Filial é supervisionado pelo Coordenador da Comissão de Filial, escolhido dentre os seus pares e servindo nessa função por tempo indeterminado. Existe ainda um rodízio anual na presidência das reuniões da Comissão de Filial, que ocorre a 1 de Janeiro de cada ano.

O livro Procedimentos Organizacionais (1977, rev. Fevereiro de 2003), é o manual que contém as normas e regras que governam todas as filiais e congéneres da Sociedade Torre de Vigia e seus complexos gráficos. Outras orientações adicionais são recebidas nas publicações, em sessões de treinamento periódico ou em cartas internas confidênciais. A partir de Dezembro de 1977, tem ínicio a Escola para Membros de Comissão de Filial.

Antes de 1 de Fevereiro de 1976, a sua supervisão era confiada a um "ancião de Betel", designado como Superintendente de Filial. Este dispunha de um Superintendente-ajudante. As filiais e congéneres da Sociedade são agrupadas em conjuntos, chamadas de Zonas Internacionais. Anualmente, cada zona recebe a visita de um Superintendente de Zona designado pela Comissão do Serviço do Corpo Governante. Até 1955 inclusive, essa supervisão era feita apenas pelo Presidente da Sociedade Torre de Vigia (dos EUA). (Organizados para Efectuar o Nosso Ministério, pág. 53; Procedimentos Organizacionais, Cap. 27; Testemunhas de Jeová - Proclamadores do Reino de Deus, pág. 101)

Circuitos e Distritos Editar

As congregações sob jurisdição de um Escritório de Filial, são agrupadas em conjuntos de 20 congregações, incluindo grupos isolados, chamado de Circuito. Semestralmente, cada congregação recebe a visita de um Superintendente de Circuito. Realizam-se anualmente assembleias, reunindo um Circuito inteiro ou parte do mesmo, chamadas de Assembleia de Circuito e a Assembleia Especial. Estes anciãos são recomendados pela Comissão de Filial e nomeados pela Comissão de Serviço do Corpo Governante, dentre os anciãos experientes que estão no serviço religioso de Tempo Integral.

Um Distrito é formado por 10 circuitos. Cada Circuito recebe semestralmente a visita de um Superintendente de Distrito. É recomendado pela Comissão de Filial e nomeado pela Comissão de Serviço do Corpo Governante, dentre os superintendentes de Circuito mais experientes. Anualmente, realiza-se reuniões de grandes dimensões chamadas de Congresso de Distrito, reunindo um Distrito inteiro ou parte do mesmo. Estas são realizadas em Salões de Assembleias das Testemunhas de Jeová ou em locais locados para o efeito, tal como recintos desportivos.

Todos os superintendentes de Circuito e de Distrito recebem treinamento na Escola para Superintendentes Viajantes (desde 1999). Anteriormente, eles recebiam treinamento em seções específicas na Escola do Ministério do Reino. Muitos deles, já haviam antes cursado a Escola Bíblica de Gileade ou a Escola de Treinamento Ministerial.

Nas cidades com 2 ou mais congregações, um ancião congregacional experiente poderá ser designado pela Comissão de Filial como Superintendente de Cidade, para cooperar com os diversos superintendentes viajantes.

Também no FANDOM

Wiki aleatória