FANDOM


Superintendente de Distrito é um ancião das Testemunhas de Jeová designado pela Comissão de Serviço do Corpo Governante. Faz parte da Ordem de Servos Especiais de Tempo integral. É designado de entre os superintendentes de circuito mais experientes para cuidar de um conjunto de 20 a 22 circuitos - chamado de Distrito. Ele visita cada circuito que formam o seu Distrito de modo similar aos superintendentes de Circuito, como representante do Escritório da Filial.

Os superintendentes viajantes, e sua esposa, devem apreciar a hospitalidade da congregação. Precisam aprender a se ajustar às diversas situações na sua designação. O que puder ser providenciado em sentido de acomodação modesta e adequada, e de refeições sadias, deve ser aceito com genuíno apreço. (A Sentinela de 15/8/1979 pág. 22-3 par. 6) Os anciãos, especialmente os representantes viajantes da Torre de Vigia, precisam ter cuidado de não se tornarem culpados, intencional ou sem intenção, de simonia. (A Sentinela de 15/8/1986 pág. 15 par. 9)

As maiorias dos superintendentes viajantes são casados e acompanhados pela esposa. Embora sejam eles com quem devemos falar sobre problemas sérios, as mulheres na congregação podem tirar proveito especial da associação, experiência e do exemplo da esposa dos superintendentes viajantes. Ela trabalha sob a direção do marido e terá prazer em aceitar acompanhá-las nas diversas modalidades do ministério.

Em muitos países, os superintendentes viajantes viajam de carro ou usam o transporte público. O Escritório da Filial paga as despesas de viagem do superintendente viajante, e reembolsa também ele e sua esposa dos gastos com necessidades pessoais. Usualmente, os membros de cada congregação provêm acomodações e refeições ao superintendente viajante e à esposa dele. Também congregações provêm reembolso a alguns dos gastos. Os superintendentes viajantes relatam sua atividade diretamente ao Escritório da Filial.

Durante a semana da visita do Superintendente do Distrito, a congregação que o hospeda é organizada de forma idêntica a quando da visita do Superintendente do Circuito. Deve existir íntima cooperação entre os superintendentes de Circuito com o Superintendente do Distrito. Seu treinamento e a experiência adquirida é de grande ajuda para os superintendentes de Circuito. Caso não consiga resolver assuntos em tempo útil, enviará um relatório pormenorizado para o Departamento do Serviço do Escritório da Filial, e este dará sequência ao seu trabalho.

Preside o programa da Assembleia de Circuito e a Escola do Ministério Teocrático (EMT) modelar realizada na Assembleia. Considera as necessidades do Circuito ao proferir os seus discursos. Dão conselhos e encorajamento pessoal aos superintendentes de Circuito, e se forem casados, às suas esposas. No caso dos congressos de Distrito, colaboram de perto com a Comissão do Congresso, nomeada pelo Escritório da Filial - Departamento de Congressos.

Desde 1999, começaram a receber treinamento especializado na Escola para Superintendentes Viajantes (ESV). (Anuário das TJs de 2000, pág. 23) Desde 1961, recebiam treinamento na Escola do Ministério do Reino - no curso para Superintendentes Viajantes. Alguns cursaram a Escola de Gileade da Torre de Vigia (desde 1943) ou na Escola de Treinamento Ministerial (desde 1987; em outubro de 2010, passou a ser chamada de Escola Bíblica para Irmãos Solteiros). Podem servir como instrutores nas diversas escolas de treinamento especializado. Por ocasião da visita do representante da Sede Mundial [ antes chamado de Superintendente de Zona ], sempre que isso seja possível e prático, existe uma reunião especial com todos os Superintendentes viajantes.

O ancião que serve como Superintendente de Distrito pode ser designado como Superintendente de Circuito, e mais tarde, ser novamente designado Superintendente de Distrito. Em pequenas filiais e congéneres, o Coordenador da Comissão da Filial pode servir como Superintendente de Distrito, se isso não obrigar a ficar afastado do Escritório da Filial por muito tempo. Em alternativa, pode servir como Superintendente de Circuito uma ou duas semanas fora para mantê-lo em estreito contato com as congregações locais. Se esse for o caso, é nomeado como os demais superintendentes viajantes. ((Organizados para fazer a vontade de Jeová, 2005, pág 50-51; Organização de Filial, 2003, cap. 1 §58, em inglês)

Na carta a todas as congregações de 20 de março de 2014, anuncia que o arranjo dos superintendentes de Distrito será descontinuado. O arranjo terminará a 1 de setembro. Isto faz parte de um amplo processo de simplificação do funcionamento organizacional, de redução de custos operacionais e do pessoal excedentário. "Alguns aspetos do seu trabalho vão ser cuidados por superintendentes de Circuito experientes e representantes de Betel", lê-se na carta. Conclui por reconhecer "o papel que os superintendentes de Distrito tiveram na formação e no fortalecimento da Organização ao longo dos anos." Expressa a certeza de que estes anciãos "continuaram a ser usados por Jeová de maneira poderosa em suas novas atribuições."

Saiba Mais Editar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.

Também no FANDOM

Wiki aleatória