FANDOM


Superintendente do Circuito é um ancião das Testemunhas de Jeová que serve como Superintendente Viajante. É o representante do Escritório da Filial no país no respetivo Circuito (ou secção do Circuito), constituído entre 18 a 22 congregações (e grupos isolados). Ele e sua esposa, se for casado, renunciam ao serviço secular para poderem servir por Tempo integral como membros da Ordem Religiosa de Servos Especiais de Servos de Tempo integral. Ele visita regularmente cada congregação 2 vezes por ano, e depois de 2 ou 3 anos no Circuito, é transferido para outro Circuito. Desta maneira, as congregações devem tirar proveito dos diferentes Superintendentes Viajantes.

Seus requisitos Editar

Devem ser recomendados "anciãos exemplares, não apenas para as Testemunhas de modo geral, mas especialmente exemplares para os outros anciãos." Se possível, anciãos que servem como Pioneiros Regulares e apoiam territórios pouco trabalhados, e cujos filhos estejam no Serviço de Pioneiro de Tempo integral ou no Serviço de Betel. Anciãos muito envolvidos com negócios seculares, com Ensino Superior, de personalidade muito forte, e aqueles que, tendo condições para isso, não servem como Pioneiros de Tempo integral, não devem ser recomendados. (Carta 27/2/2012, a todos Sup. de Distrito)

O perfil e conduta pessoal da esposa também é avaliado. No caso de ser casado, a esposa serve com seu marido no Serviço de Tempo integral sob sua direção. As mulheres nas congregações devem tirar proveito da associação, experiência e do exemplo pessoal da esposa do Superintendente viajante.

A partir de setembro de 2012, seu requisito mínimo de horas na obra de proselitismo passou a ser de 60 horas mensais. Antes eram 90 horas. O tempo extra é para ser usado na Obra de pastoral, especialmente com os publicadores irregulares [ na obra de proselitismo ] e os inativos [ a 6 meses ou mais ]. (Carta 27/2/2012, a todos Sup. de Distrito) Seu regime de férias é de 1 dia por cada mês de serviço. E por cada 2 anos completos de Serviço de Tempo integral, ganha 1 dia. [ O mesmo aplica-se aos Pioneiros Especiais, missionários e membros da Família de Betel, inclusive os membros do Corpo Governante. ]

Eles relatam sua atividade ministerial e as despesas tais como de deslocação, alimentação, alojamento e de saúde (que não sejam pagas pelas congregações e que não devem pagas com os fundos do Circuito) diretamente ao Escritório da Filial. Tem direito a uma pequena mesada mensal para as despesas pessoais, e um adicional, cada ano. Seu superior hierárquico imediato era o Superintendente do Distrito. Este arranjo, que foi criado em outubro de 1938, foi descontinuado em setembro de 2014. (Carta CCTJs de 20/4/2014, a todas as congregações)

Em setembro de 2013, em cada Circuito, o Corpo Governante aprovou a criação do Fundo para apoiar os Superintendentes viajantes. Tal como já acontece no fundo de ajuda para a construção de Salões, o Corpo de Anciãos de cada congregação têm de apresentar uma resolução anual para aprovação dos publicadores sugerindo uma quantia mínima - indicada pelo Escritório - por cada publicador regular para financiar este fundo. Podem enviar ao Escritório da Filial a quantia em parcelas mensais, trimestrais ou semestrais.

Para cuidar das Associações jurídicas regionais e apoiar as suas diretorias, existe auditores de contas - chamados de Servo de Associações jurídicas (SAJs), designados pelo Escritório. O Superintendente do Circuito já não é o responsável pela gestão das contas do Circuito, mas é ele quem aprova (ou não) todas as despesas a serem pagas com o Fundo do Circuito.

Seu treinamento Editar

Desde 1999, todos eles recebem treinamento na Escola para Superintendentes Viajantes. (Anuário TJs 2000, pág. 23) Antes, eram treinados na Escola do Ministério do Reino para Superintendentes Viajantes. Alguns cursaram a Escola Bíblica de Gileade da Torre de Vigia. Outros cursaram a Escola para Evangelizadores do Reino - que substituiu a Escola de Treinamento Ministerial (depois chamada de Escola Bíblica para Irmãos Solteiros) e a Escola Bíblica para Irmãos Casados. São alistados a servir como Oradores de Congresso e docentes nas diversas Escolas Teocráticas. Por ocasião da visita anual do Representante da Sede Mundial - antes chamado de Superintendente de Zona, sempre que isso seja possível e prático, existe uma reunião especial com todos os Superintendentes viajantes. Por ocasião dos congressos regionais, recebem

Seu serviço Editar

Durante a semana de visita a uma congregação, profere diversos discursos públicos, participa regularmente na obra de proselitismo com o maior número possível de publicadores, dando especial atenção às pessoas interessadas que já se associam regularmente com a congregação local. Reúne-se em sessões de treinamento e encorajamento com Anciãos e Servos ministeriais. Reúne-se com os Pioneiros de Tempo integral e com os Pioneiros Auxiliares. Verifica entre outras coisas, os relatórios de serviço da congregação, os números das assistências às reuniões congregacionais, os registos de serviço dos publicadores, a regularidade do trabalho de proselitismo que é realizado no território designado à congregação, a forma de gestão de pedidos de publicações e os registos contabilísticos da congregação.

Após examinar as recomendações do Corpo de Anciãos e de acordo com as instruções do Escritório da Filial, a partir de setembro de 2014, é o Superintendentes do Circuito quem decide as designações / remoções de Anciãos e de Servos ministeriais. Apenas o Coordenador do Corpo de Ancião é designado pelo Escritório, mas com a recomendação favorável do Superintendente do Circuito. (Carta CCTJs de 22/4/2014) Seu treinamento e experiência são usados para ajudar os Anciãos congregacionais a resolver assuntos judicativos, congregacionais e outros. Caso não consiga em tempo útil, envia um relatório pormenorizado ao Escritório da Filial que dará sequência ao seu trabalho. É sua competência designar os anciãos que podem servir numa Comissão de Apelação. No caso de existir numa congregação acusação de abuso de crianças, compete-lhe designar o ancião que servirá como presidente da Comissão Judicativa.

É o responsável pela preparativos e organização da Assembleia de Circuito, atualmente de 1 dia de duração. Conta com a colaboração do Superintendente do Salão de Assembleias do Circuito e seu Superintendente ajudante, nomeados pelo Escritório. Por ocasião da Assembleia de Circuito, é realizado anualmente uma reunião especial com todos os Pioneiros de Tempo integral do Circuito (ou secção do Circuito).

Em 2011, o arranjo do Dia de Assembleia de Especial foi descontinuado. (Carta de 17/2/2014) Também, o arranjo de Superintendente de Cidade foi descontinuado. (Carta de 16/9/2011) No caso dos Congressos Regionais, antes chamados de Congressos de Distrito, ele colabora com a Comissão do Congresso, nomeada pelo Escritório.

É o responsável pela organização em seu Circuito da Escola do Serviço de Pioneiro, Escola para Evangelizadores do Reino, Escola do Ministério do Reino para Anciãos e para Servos ministeriais e a Escola para Anciãos Congregacionais.

A partir de setembro de 2014, além das reuniões ao domingo, a congregação terá só uma reunião durante a semana da visita. A reunião é agendada na terça feira à noite. Contará apenas com a Escola do Ministério Teocrático, a Reunião de Serviço e o discurso do Superintendente do Circuito. (Carta de 9/5/2014, a todas as congregações) Em janeiro de 2009, o Estudo Bíblico de Congregação passou a ser realizado juntamente com a Escola do Ministério Teocrático e a Reunião de Serviço. (Anuário TJs 2009, pág. 4; Nosso Ministério do Reino de 10/2008, pág. 1, 7) Em janeiro de 2016, um novo modelo com a reunião Nossa Vida Cristã e Ministério substituiu a Escola do Ministério Teocrático, Reunião do Serviço e Estudo Bíblico de Congregação. (Carta )

Reorganização e reajustes Editar

A partir de setembro de 2012, o Corpo Governante decidiu reduzir o número de Superintendentes viajantes. Alguns deles foram designados Pioneiros Regulares ou Pioneiros Especiais temporários. Outros foram chamados para servir em Betel. Foi ainda feita ainda uma reorganização geográfica na maioria dos Circuitos e um novo itinerário de visitas. Foi renovado grande parte dos seus quadros. Parte das responsabilidades dos superintendentes de Distrito são agora cuidados por superintendentes de Circuito experientes, enquanto outros deveres, por anciãos do Betel por ocasião dos congressos regionais - chamados de Representante do Betel. (Carta CCTJs de 20/4/2014, a todas as congregações)

Estes anciãos, sempre que seja possível, são designados para coordenadores do Corpo de Anciãos das congregações a que vierem a pertencer. Continuarão como Oradores de Congresso. Se necessário, o Escritório pode designá-los como Superintendentes do Circuito substitutos. (Carta 27/2/2012, a todos Sup. de Distrito)

Instruções organizacionais Editar

Saiba MaisEditar

Interferência de bloqueador de anúncios detectada!


A Wikia é um site grátis que ganha dinheiro com publicidade. Nós temos uma experiência modificada para leitores usando bloqueadores de anúncios

A Wikia não é acessível se você fez outras modificações. Remova o bloqueador de anúncios personalizado para que a página carregue como esperado.