FANDOM

A redação é feita para ser lida não no papel, mas no ecrã ( "tela" ) do computador. Isso é chamado Webwriting, ou seja, "redação para Web [ Internet ]". Este tipo de redação tem diversas caraterísticas especiais em relação ao modo tradicional de escrever. Deve ter em mente que cerca de 80% dos cibernautas passam o olhar pelo ecrã, realizando um tipo de varredura instantânea em vez de ler palavra por palavra, para determinar o seu interesse ou não nos artigos.

A leitura no ecrã do computador é 30% mais lenta que a leitura em papel. Lembre-se também de que a luminosidade do ecrã cansa o cérebro mais rapidamente do que a leitura em papel. Ter um olhar fixo no ecrã por mais de 15 minutos é prejudicial para os olhos. Além disso, a enorme quantidade de informação disponível e diversas ações possíveis de realizadas simultaneamente, ajudam na dispersão da atenção do leitor.

Dicas do Bom Editor Editar

  • Vá direto ao que pretende comunicar, sem se perder em detalhes que geralmente prejudicam a compreensão do que é essencial transmitir. Para escrever bem é preciso pensar bem. Nunca escreva sobre assuntos que não conheçe. Primeiro, faça um esboço escrito apenas com as ideias principais, e depois, desenvolva cada ideia principal num parágrafo.
  • Seja sempre direto e sucinto. Prefira a objetividade, a clareza e a exatidão, para agarrar e manter a atenção do leitor. Procure não apenas escrever um texto, mas agregar valor a sua mensagem utilizando recursos tais como imagens, sons, vídeos, animações e hiperligações ("Ligações"), internas e externas.
  • Escreva parágrafos, regra geral, de no máximo seis linhas com ideias completas, frases simples e breves. Inicie com parágrafo que resuma o texto e entre nos detalhes pertinentes nos parágrafos seguintes. Escolha as palavras e expressões que melhor traduza o que deseja realmente comunicar. O texto deve ter uma argumentação lógica e coerente. Use títulos e subtítulos apropriados ao assunto a desenvolver. Elimine informações e detalhes desnecessários. Estruture seu texto em não mais do que quatro níveis.
  • A frase com um maior índice de compreensibilidade é aquela que o verbo se segue ao sujeito e os complementos seguem-se ao verbo. Mas se repetir vezes sem conta a mesma estrutura, a frase se torna monótona. Aposte na variedade. Evite repetir as mesmas palavras em frases próximas. Se necessário, recorra a um dicionário de sinónimos. Evite textos com muitos adjetivos ou rebuscados. Deverá ter cuidado com o uso de figuras de estilo, estas poderão não ser compreendidas.
  • Destaque apenas as ideias principais, e não frases inteiras. Poderá usar para isso listas, marcadores, negrito, itálico, sublinhado, ou ainda, por usar cor. Evite usar a cor azul. Além disso, inclua notas de rodapé para informações adicionais indispensáveis para melhor compreensão do assunto.
  • Escreva o texto de forma que esteja pronto a ser utilizado pelo leitor, sem que o obrigue a fazer grandes resumos. Não use vocabulário técnico sem necessidade. Procure usar termos a que todos estejam habituados. Se tiver de usar vocabulário técnico, poderá de ter que explicar seu significado.
  • Use as hiperligações ("Ligações") para aprofundar uma determinada ideia de cada parágrafo em outro artigo, abreviando assim o artigo. Use apenas somente quando a informação não estiver completa no artigo. Deve ser moderado em colocar hiperligações - internas e externas, uma vez que podem desviar a atenção do leitor do artigo. Quando inserir um hiperligação, o faça de modo a deixar claro o que o leitor encontrará ao clicar nele.
  • Para introduzir uma sigla num texto, primeiramente escreve-se por extenso a locução e, entre parênteses ou travessões, a sigla. A seguir, no mesmo texto, empregar-se-á apenas a sigla: "Grupo Técnico de Planejamento Estratégico (GTPE) ou "Grupo Técnico de Planejamento Estratégico - GTPE -". As siglas estão de tal modo incorporadas ao vocabulário do dia-a-dia que passam a sofrer flexões de número, com o acréscimo, ao final, de um “ s ” minúsculo. Nesse caso, não se deve usar o apóstrofo: CPI's. Escreve-se: "Comissões Parlamentares de Inquérito - CPIs."

Também no FANDOM

Wiki aleatória