FANDOM

A única autoridade reconhecida pelas Testemunhas de Jeová em termos teológicos é a Bíblia, mais especificamente, a Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (NM), embora usem diversas traduções da bíblias em suas pesquisas. A interpretação que fazem dos textos bíblicos é feita segundo o entendimento aprovado pelo Corpo Governante das Testemunhas de Jeová e publicado pela Sociedade Torre de Vigia de Bíblias e Tratados (dos EUA). Confiam plenamente no seu Corpo Governante como porta-voz do Deus Jeová, para fornecer ensino e entendimento religioso no tempo apropriado. Veja também Escravo Fiel e Discreto.

Trindade Editar

As Testemunhas de Jeová rejeitam o dogma da Santíssima Trindade, argumentando a únicidade da pessoa de Deus - que há apenas Um só Deus. "Jeová, nosso Deus, é um só Jeová." (Deuteronómio 6:4 NM). A adoração religiosa dirige-se apenas a Jeová Deus, mediante Seu Filho, Jesus Cristo.

Divulgação Doutrinária Editar

As Testemunhas de Jeová procuram empenhar-se na divulgação mundial das suas crenças através de vários meios e, em especial, através da página impressa. Nas suas convenções anuais, são apresentados à comunidade novos livros, brochuras e outros artigos para divulgação doutrinária. Actualmente, não possuem quaisquer programas na TV ou Rádio. Fizeram vasto uso de emissoras de rádio no passado - a WBBR, principalmente na década de 30 e 40 do Século XX, quando chegaram a montar as maiores redes de rádio da época. A sua doutrina é apresentada ao público, principalmente, através de 2 revistas:

Jesus Cristo, Filho de Deus Editar

Jesus Cristo é visto como um Ser Divino (segundo João 1:1 NM "era [um] Deus"; em Isaías 9:6, é chamado de "Deus Poderoso"), Filho unigénito de Jeová, o Deus Todo-poderoso, e o Seu porta-voz. Teve um papel importante na Criação, mas não foi Co-criador. Na sua existência pré-humana, crêem que seja o Arcanjo Miguel. O Espírito Santo é a força activa de Deus, e não uma Pessoa Divina. Ele sacrificou voluntáriamente sua vida humana perfeita em resgate da humanidade condenada à morte, devido ao Pecado adâmico. (João 3:16) O pecado original foi a rebelião contra a Autoridade Divina. Crêem que a expressão "o Alfa e o Ômega" se aplica a Jeová Deus, e não a Jesus.

Imagens e festividades religiosas Editar

A utilização de símbolos religiosos na adoração, como cruzes, crucifixos, relíquias e outras imagens, é totalmente rejeitada. Consideram que a utilização de imagens religiosas como ajudas na adoração a Deus, é idolatria. O fato de as igrejas cristãs dominantes terem, ao longo do tempo, cristianizado costumes e rituais pagãos (ex.: como a comemoração do Natal) é condenado, que a origem de tais festividades são consideradas contrárias a Fé Cristã. As festas de aniversário são também consideradas uma forma subtil de idolatria. Os filhos de Testemunhas de Jeová evitam estas celebrações ou pedem para ser dispensados das mesmas, mas respeitam o direito dos outros de participarem.

Alma, Espírito e Morte Editar

A morte da alma [ em hebr. néfesh, em gr. psykhé ] humana é consequência do pecado adâmico. Ocorre quando cessa no corpo, o "espírito" [ em hebr. rúahh; em gr. pneúma ] ou força de vida. Não é uma passagem para um estado espiritual, mas o fim da existência da pessoa. (Eclesiastes 9:5,10; Salmos 146:4) A imortalidade da alma é rejeitada, assim como todas as doutrinas assentes na mesma. As Testemunhas de Jeová defendem que qualquer manifestação espírita de pessoas que já faleceram ou tem como origem a charlatanice ou devem-se à ação dos demónios, anjos criados por Deus que se tornaram iníquos.

Ressurreição Editar

Crêem na ressurreição da alma - em vez da ressurreição do corpo, é a esperança para mortos. (Atos 24:15) O inferno de fogo como lugar literal de tortura dos iníquos é, totalmente rejeitado. Na Bíblia, os termos normalmente traduzidos por "inferno", "Hades" [ em gr. ] e "Seol" [ em hebr. ], tem mais o significado de "sepultura" ou "lugar dos mortos"; ou com a ideia de destruição e aniquilação, no caso de Geena [ em gr. ]. De acordo com Atos 2:27, Jesus foi ressuscitado do Hades - o mesmo que Seol. As Testemunhas de Jeová não acreditam na predestinação pessoal. Cada pessoa tem livre arbítrio dado por Deus, sendo responsável perante Ele por todos os atos que cometa.

Salvação Editar

A Salvação é possível apenas pela graça Divina e não por qualquer métito pessoal. É necessário exercer Verdadeira que Jesus é o Cristo e no valor do Resgate. A Salvação corresponde a sobrevivência a um Armagedom purificador e obter a Vida Eterna num Paraíso na Terra. Não era essa a perspetiva original. Esta noção só apareceu a partir de 1932, quando o número de Testemunhas de Jeová começar a ultrapassar em muito aqueles que eram referidos como da classe dos "Ungidos". Atualmente, já não mais existe um ano limite para alegar ser cristão Ungido por Espírito Santo. Para obter a Salvação, é necessário pertencer e praticar a religião verdadeira. Segundo o seu entendimento religioso, isso significa se tornar numa Testemunha de Jeová ativa.

Esperança Celestial Editar

Um "pequeno rebanho" de entre dos verdadeiros cristãos, limitado ao número literal de 144 mil pessoas, que irá para o céu. (Lucas 12:32; Apocalipse 14:1,3) A partir de 33 d.C, começaram a ser escolhidos e Ungidos com Espírito Santo por Jeová Deus para membros do Reino Messiânico. Eles "nascem de novo" como Filhos de Deus adotados, com perspectiva de se tornarem seres espirituais imortais. (João 3:3; I Pedro 1:3,4) Todos os outros cristãos têm a perspectiva de Vida Eterna num paraíso na Terra, sob o governo do Reino Messiânico de Cristo. (Apocalipse 5:9,10; 20:6) Cabe a uma "grande multidão" multi nacional de Apocalipse 7:13,14 cumprir o propósito original de Deus ao criar o homem na Terra. (Génesis 1:27,28)

Também no FANDOM

Wiki aleatória